Prorrogado prazo de validade da Carteira de Estudante 2011

 

A carteira de estudante de 2011 dos alunos matriculados na rede de Educação Infantil; nos ensinos Fundamental, Médio, Profissionalizante e Pré-Vestibular de toda a Região Metropolitana do Recife terá validade até o dia 30 de junho de 2012. O prazo de validade, que deveria expirar no dia 31 de março, foi prorrogado por três meses pelo Grande Recife Consórcio de Transporte.

A medida foi tomada para atender ao aumento do número de escolas cadastradas e alunos aptos a solicitar o documento, um universo de aproximadamente 400 mil alunos. Com a expectativa de um incremento no número de solicitações devido à implantação do sistema Carteira Fácil, o número de documentos confeccionados pode chegar a 600 mil.

Até o momento, quase nove mil carteiras foram entregues às escolas. Um total de 26 mil documentos estão prontos aguardando o resgate e outras 77 mil em fase de confecção. De acordo com o consórcio, no mesmo período em 2011, apenas 32 mil carteiras estavam em fase de confecção e 1.700 documentos haviam sido entregues na segunda quinzena de março de 2011.

O prazo para a entrega da carteira de estudante 2012 também diminuiu. Agora, a partir do pagamento do boleto pelos estudantes, a carteira fica pronta em 30 dias seguidos, quando antes era confeccionada em um prazo de 50 dias úteis, quase três meses de espera.

O Grande Recife alerta, no entanto, que algumas instituições de ensino ainda têm demorado a se cadastrar e abastecer o banco de dados do sistema Carteira Fácil, o que impossibilita o processo de solicitação do documento por parte do aluno. Diante disso, os estudantes e familiares devem manter a cobrança às escolas.