Taxistas cobram espaço

 

Um dia depois de protestarem contra a medida da CTTU que proíbe a entrada de táxis não credenciados no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre, os taxistas do Recife se reuniram ontem com vereadores da cidade para traçarem ações conjuntas para melhorar a mobilidade da capital. Foi a primeira das seis audiências públicas que a Câmara Municipal do Recife vai promover até abril. Em maio, os políticos vão entregar um plano de mobilidade urbana à gestão municipal.

Um dos principais pontos discutido na reunião foi o possível aumento da frota. Atualmente, são 6.125 veículos. O número é considerado suficiente pelos taxistas. E pequeno para a população, que vem reclamando bastante do tempo de espera. “Na realidade, o que existe é um falso sentimento de falta de táxis, mas a carência se deve a um simples e único motivo: o trânsito”, pontuou o diretor do Sindicato dos Taxistas, Severino Ramos. Outro argumento da categoria para a manutenção do número de carros é que o Recife é uma das poucas capitais do país que obedece a norma de um táxi para cada 300 habitantes. Hoje, existe um veículo para 251 recifenses.

O diretor de Transportes da CTTU, Carlos Augusto Elias, confirmou a possibilidade de unir as frotas de Olinda, Recife e Jaboatão nos horários de pico. Os táxis das cidades vizinhas seriam autorizados a embarcar passageiros. “É um novo modelo de pensar a mobilidade em relação aos táxis, mas este projeto ainda está em análise”, disse. Os cerca de 150 taxistas presentes foram contra a possibilidade de juntar as frotas. Entre os pedidos durante a reunião, o mais frisado foi a questão da segurança. Este ano, três taxistas foram assassinados.“Pedimos que sejam implantados GPSs e que haja um dispositivo para acionar a SDS”, disse o presidente do Sindicato dos Taxistas do estado, Everaldo Menezes.

Os taxistas pediram ainda a adoção do “taxi-way”, um sistema de chamada via internet, melhor tratamento por parte dos agentes da CTTU, implantação de novos pontos e direito de circular pelos corredores exclusivos de ônibus. “Vamos avaliar todos os pontos levantados por eles”, informou o  presidente da Comissão Especial da mobilidade urbana do Recife, Geraldo Alves.

Do Diario de Pernambuco