Audiência pública sobre transporte fluvial no Recife


A comissão de Mobilidade e Acessibilidade da Câmara Municipal do Recife promove nesta sexta-feira uma audiência pública, às 9h, com o tema transporte fluvial. A audiência faz parte de uma série de encontros sobre os diversos modais de mobilidade.Também estão previstos outros encontros para discutir a questão das motos, carca e descargae ciclovias.
A audiência faz parte de uma série de encontros em que são abordados vários  tipos de  transporte.  No próximo dia 27, serão discutidas  as questões referentes ao transporte coletivo  e em 03 de maio   será a vez das  ciclovias.  Já foram tratados temas com a questão dos táxis da cidade e acessibilidade.

Os encontros irão resultar em um relatório sobre o Plano de Mobilidade  do Recife  –  Projeto de Lei do Executivo número 012/2011 – que  chegou à Casa no  dia  01 de julho do ano passado.  O Plano foi lido em plenário no dia 04, poucos dias antes do recesso legislativo e nos primeiros dias de  retorno aos trabalhos, em 08 de agosto, foi instalada a comissão. Dentre os trabalhos realizados pelo grupo estão  encontros com representantes do governo estadual e municipal.

A  comissão de Mobilidade da Câmara é formada por Gilberto Alves (PTN), Josenildo Sinésio (PT), Romildo Gomes (PSD),  Augusto Carreras (PV), Carlos Gueiros (PTB), Múcio Magalhães (PT) e Erivaldo da Silva (PTC).

 

Fonte: Câmara do Recife

2 Replies to “Audiência pública sobre transporte fluvial no Recife”

  1. Tânia,
    Bom dia,

    Você que é especialista no assunto, poderia, por favor, nos explicar o porquê de ser tão difícil de implementar hidrovias para transporte de passageiros na nossa cidade? Tenho 32 anos e lembro que desde criança que se discute a possibilidade de implementar transporte fluvial em Recife. Já estive em Paris e lá temos esse modal disponível. O que não consigo entender é o porquê de nunca ter sido implementado e qual a dificuldade em tirar do papel, creio que o investimento nem é tão alto assim…qual o óbice?
    Abs e obg

    • Cézar,

      A gente nunca aproveitou esse potencial dos rios que cortam a cidade. Sempre houve uma preferência pelo transporte rodoviário. Acho que é uma questão de decisão política, mas ressaltando que o resultado do que o rio é hoje é devido a anos de desprezo. O rio precisa apresentar as condições ideias para o transporte hidroviário. O primeiro passo foi dado. O projeto de navegabilidade foi aprovado e a CPRH autorizou a dragagem. O cuidado com o rio será fundamental para criarmos a cultura da navegação. Tenho esperança de que esse projeto tem condições de emplacar porque se integrará com os diversos modais: ônibus, metrô, bicicletários. Vamos torcer para que a nossa mobilidade encontre novos caminhos, inclusive o do rio.