Carro elétrico japonês tem autonomia de 351 km

 

A fabricante japonesa SIM-Drive anunciou na última semana o veículo elétrico com a maior autonomia já registrada. Chamado de SIM-WIL, o carro tem capacidade para rodar até 351 quilômetros em uma mesma carga.

O modelo é fruto de um trabalho em conjunto feito entre a montadora japonesa e a francesa PSA Peugeot Citroën e foi apresentado na última quarta-feira (28) em Tóquio, no Japão. Esta é a segunda edição de um veículo elétrico lançado pela empresa.

O design do automóvel é bastante contemporâneo e em seu formato geral chega a lembrar o Leaf, modelo elétrico da Nissan. O SIM-WIL possui 4,25 metros de comprimento, 1,71 metros de largura e 1,55 metros de altura e capacidade para carregar até cinco pessoas.

O fato de ser um carro elétrico não limita a potência do modelo japonês, que possui velocidade máxima de 180 km/h, consumindo 99,7 Wh/km. Além disso, são necessários apenas 5,4 segundos para que ele acelere de zero a 100 km/h, tornando-o equivalente aos modelos a combustão.

A bateria incorporada no SIM-WIL é a Panasonic 18650, com capacidade total de 35,1 kWh, levando somente três horas para atingir a carga total no modo rápido. Quando plugada a uma tomada tradicional, de 220v, a recarga leva até 12h.

A autonomia de um carro elétrico é o principal empecilho para a sua popularização. Por isso, este é o grande destaque do carro japonês e também deve ser este o diferencial do modelo frente a outros concorrentes, como o Nissan Leaf, que percorre apenas 160 km a cada recarga, e o Volt, da Chevrolet, que tem autonomia de 64 km.

Fonte>  Blog Ciclovivo

One Reply to “Carro elétrico japonês tem autonomia de 351 km”

  1. Aceleração de esportivo, velocidade máxima de 1.6 ou 1.8 e a autonomia bem melhor que já a venda.

    Agora, se cria uma espectativa de emissão zero, mas a energia para carregar a bateria é de fonte não poluente?

    12h para carregar numa tomada de 220V. Se a for a da nossa casa, quanto custaria?

    1 KWh = 0,50 de Real;

    Carga máxima são gastos 35,1kWh, então temos 17,55 reais para cada carga entregando uma autonomia de 351km.

    Um carro a diesel com motor moderno consegue média de 20km/L. No momento, o diesel é vendido por cerca de 2 reais.

    Os 351km percorridos a 20km/L precisam de 17,55 L de diesel e a 2 reais, temos 35,10 reais para o mesmo percurso.

    Esse veículo elétrico se mostra mais interessante na hora de pagar a conta no posto desde se tenha formas de fazer a carga rápida e, claro, o preço do veículo não fique muito acima de um a diesel, pois o retorno vai demorar mais.

    Já com os citados, o diesel para ser melhor, pois seriam necessários mais cargas para o mesmo percurso e não foi informado a carga máxima para carregar a bateria podendo elevar o valor pago para carregá-la numa rede residencial.

    Sobre a escolha, há vários fatores a considerar, pois um veículo elétrico carregado requer maior consumo de energia tal qual a combustão, pode ser muito pequeno para viagens, o preço final por aqui não é nada animador afora a falta de uma rede de abastecimento se o uso for constante; se for carregar em casa, a conta de energia subirá e como há faixas de consumo para se definir o preço do KWh, a pessoa pode sair da zona de conforto e pular para um mais cara. Enfim, não é algo para se ter por impulsão e sim pela razão, sendo assim, o meio termo é melhor o híbrido diesel-elétrico.