Sistema de monitoramento de ônibus via SMS é desativado

 

Lançado há exatos 21 dias, o Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop) do Grande Recife Consórcio de Transporte já falhou. O órgão informou através de nota oficial que o serviço de SMS que fornece a previsão dos horários de chegada dos ônibus nas mais de 6,2 mil paradas de coletivos na Região Metropolitana está temporariamente desativado.

Segundo o Grande Recife, apesar do lançamento oficial ter acontecido no último dia 20, o sistema – orçado em R$ 20 milhões – ainda está em fase de testese todos os reparos estão sendo feitos para evitar maiores transtornos à população.

 

Confira na íntegra a nota oficial emitida pelo Grande Recife

 

Em respeito aos usuários do transporte público da Região Metropolitana, o Grande Recife Consórcio de Transporte informa que o serviço de SMS que fornece a previsão dos horários de chegada dos ônibus nas mais de 6,2 mil paradas instaladas na RMR, está temporariamente desativado.

O Consórcio ganhador da licitação, formado pelas empresas Cittati, Midiavox e Cercap, já foi notificado pela interrupção na prestação do serviço e já começou a fazer os ajustes operacionais necessários ao seu funcionamento, de modo que as informações aos usuários sejam repassadas de forma precisa e segura.

O SMS é um dos serviços ofertados pelo SIMOP – Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação -, de responsabilidade do Grande Recife Consórcio de Transporte, que apesar de ter sido lançado no dia 20 de março, está em fase de teste para que a empresa faça os reparos necessários sem que nenhum custo seja repassado ao Consórcio Grande Recife.

O SIMOP – Orçado em R$ 20 milhões, o Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação é uma ferramenta que funciona por meio de GPS (Sistema de Posicionamento Global), proporcionando ao Consórcio Grande Recife o monitoramento em tempo real da posição e localização dos três mil ônibus que operam nos 14 municípios da Região Metropolitana; a velocidade em que eles estão trafegando e o tempo de viagem de cada linha.

Além do serviço de SMS, via celular, o SIMOP disponibiliza aos mais de 800 mi passageiros que circulam diariamente nos Terminais de Integração da RMR, painéis de LCD com os horários de chegada e saída dos ônibus e as linhas disponíveis em cada TI. Hoje, dos 14 Terminais existentes, nove já possuem os painéis de LCD: TI Camaragibe, TI PE-15, TI Caxangá, TI PE-22 (Pelópidas Silveira), TI Cabo, TI Macaxeira, TI Igarassu, TI Recife, e TI Aeroporto (recém-inaugurado).

Até o momento, 56 painéis já foram instalados e a meta é que todos os Terminais em Operação ofereçam o serviço, incluindo os que estão em reforma e/ou em construção. Ao todo serão 142 painéis de LCD instalados nos TIs.

3 thoughts on “Sistema de monitoramento de ônibus via SMS é desativado

  1. Oi Tânia, que maravilha suas reportagens sobre a melhoria da nossa cidade> Que bom ver pessoas em busca de uma qualidade de vida melhor não só para si, como para todos.
    Curto muito noticias sobre a minha cidade maravilhosa que é Recife.
    A paz seja contigo!
    Joseval Oliveira