Manual de ciclovias para municípios pernambucanos

 

Um manual com orientações para a criação de ciclovias está sendo elaborado pelo governo do estado e será entregue aos municípios pernamucanos.

A informação foi anunciada ontem pelo gerente do programa de ciclovias da Secretaria de Cidades, Marcelo Bione, em audiência pública na Câmara do Recife. Ele disse que o incentivo ao uso de bicicletas na Região Metropolitana é uma das prioridades dos projetos de mobilidade urbana do governo.

Segundo o secretário, um grupo de trabalho discute, semanalmente, a implementação gradativa de bicicletários nos terminais de integração e no aeroporto. O projeto está orçado em R$ 351 mil.

A construção de corredores exclusivos para quem anda de bicicleta também está entre as metas para os próximos anos. “A população precisa entender que a bicicleta é um meio de transporte”, definiu.

4 Replies to “Manual de ciclovias para municípios pernambucanos”

  1. Bom dia Tânia,

    Veja só essa afirmação: “A população precisa entender que a bicicleta é um meio de transporte”…

    Eu fico revoltado quando vejo declarações como estas… putz!!! Não é a população que precisa entender que a bicicleta é um meio de transporte… é o GOVERNO que precisa dar condições de infraestrutura e segurança para que a população utilize a bicicleta como meio de transporte…!!!
    Outra coisa, não é fazendo a população das classes D e E utilizarem as ciclovias que vai resolver o problema dos congestionamentos, mas atraindo a população que usa o carro pra trabalhar, ou seja, classe média B e C, para o transporte coletivo e ciclovias…
    abs,

  2. Olá Tânia Passos,
    Para que os habitantes das cidades pernambucanas tenham uma melhor qualidade de vida,é preciso que o governador e os gestores desses municípios enfrentem o problema com seriedade. O Transporte Cicloviário deve ser priorizado, pois o mesmo é barato, sustentável e saudável.
    CICLOVIAS- Devem ser implantadas nas áreas mais requisitadas das cidades e BICICLETÁRIOS em pontos estratégicos, seguros e bem localizados, por exemplo: Nas Estações do Metrô, TI’s, Estações de TRO’s, Terminais Hidroviários, Edifícios-Garagem, Portos, Aeroportos, Rodoviárias…
    Todas as Empresas Públicas ou Privadas devem ter banheiros com chuveiros para que os ciclistas que vão ao trabalho possam tomar banho e trocarem as roupas suadas por limpas.
    SISTEMA DE ALUGUEL DE BICICLETAS- A pessoa faz o cadastro, pega a bicicleta em um ponto e entrega em outro.

  3. É preciso entender que essa estruturação poderá melhorar a qualidade de vida não somente do morador em nosso Estado, mas também os turistas. Acho muito interessante o que o Manuel escreve acima, mas é preciso acrescentar também as zonas turisticas como pontos de retirada e entrega das bicicletas. Sou moradora e adora andar de bicicleta pela Cidade do Recife, mas é muito perigoso pela falta da faixa. O trânsito está caótico a cada dia e precisamos desafogá-lo. Este projeto ajudará a Cidade respirar mais e ficar mais limpa!!