Ferraris de jovens milionários chineses preocupam autoridades do país

Durante o último fim de semana, oito pessoas foram surpreendidas pelas autoridades chinesas dirigindo ferraris em um suposto racha em uma estrada local. Um dos motoristas dos supercarros chegou a atingir 231 km por hora.

O crescente número de flagrantes relacionados a veículos de luxo na China, mais especificamente, envolvendo diferentes modelos de Ferrari, demonstra não apenas a energia econômica do país, como também, o perfil dos novos ricos chineses. De acordo com o site do Wall Street Journal, o comportamento de transgressão pode expor a baixa consciência social da elite do país em relação ao respeito às leis.

A polícia de trânsito suspendeu a carteira de cinco dos oito motoristas intimados durante o final de semana. Eles foram flagrados dirigindo a mais de 150 km por hora quando o limite da estrada era de 100 km/h.

Os outros três motoristas terão que pagar uma multa de 64 reais (200 yuans) por estar até 50 km à cima do limite da estrada. Algo miserável para quem pode comprar um carrão destes.

Os vendedores de Ferrari no país já há algum tempo tentam educar seus consumidores chineses. De acordo com a empresa, o país é um dos mercados que mais cresce no mundo.

Os chineses são os compradores do supercarro mais jovens do mundo. Em média, aos 35 anos os milionários do país já adquiriram suas ferraris, enquanto no resto do mundo está média é 10 a 15 anos mais elevada.

A revenda de ferraris na China organiza treinamentos aos novos compradores para que eles consigam dirigir a potente máquina italiana afirma o chefe executivo da empresa no país.

—Nós treinamos os novos motoristas, educando como dirigir com responsabilidade e colocando a segurança em primeiro lugar, mas não podemos botar a polícia atrás de cada um que compra uma Ferrari.

As histórias sobre os transgressores de Ferrari frequentemente são destaque na mídia local e internacional já que muitos destes motoristas conseguiram suas licenças pouco tempo antes de adquirir o carro. Entretanto, tanta exposição fez com que muitos se questionem sobre o excessivo consumismo misturado ao desrespeito as leis das classes mais privilegiadas do país.

Recentemente, um chinês proprietário de uma ferrari morreu e matou um taxista e uma passageira em um grave acidente em Cingapura, no sudeste asiático. Os cidadãos de Cingapura, em resposta ao ocorrido, protestaram contra os chineses que transgridem as leis do pequeno país.

Outro acidente em março envolvendo Ferrari e que também teve vítimas fatais, foi totalmente censurado da internet pelo governo. Este fato levantou a hipótese de que algum membro do alto escalão do governo foi o autor do incidente.

A Ferrari vendeu 500 carros em 2011. Neste ano, mais de 300 unidades foram vendidas.

Com o crescimento constante das vendas e de chineses milionários, provavelmente se as leis não melhorarem novos acidentes envolvendo Ferraris deverão estampar as páginas dos jornais do mundo inteiro.

Fonte: R7 (Via Portal do Trânsito)

3 Replies to “Ferraris de jovens milionários chineses preocupam autoridades do país”

  1. Essa matéria relaciona a marca a um abuso como se houvesse depedência. Poderia ser Lamborghini, McLaren, Lotus, entre outras e o problema não estaria numa espécie de impulso subliminar da marca em fazer os condutores abusar da sorte. Quem compra um produto dessa categoria quer acelerar, só que aí faltam conhecimento do máquina, experiência numa condução mais esportiva e, principalmente, local adequado.
    A Ferrari chama atenção por ser famosa e, especificamente, na China, pelo visto, ter grande representatividade, ainda mais classe jovem.
    Todavia, pegamos a Alemanha com algumas estradas feitas para permitir velocidades acima dos 250 km/h e não vemos coisas desse tipo. Por que será?
    Pior é aqui onde vemos pessoas com veículos que não tem uma segurança aceitável quando submetidos aos rigorosos testes de colisão e abusam da sorte dirigindo de forma perigosa em local impróprio e com infraestrutura deficiente (buracos, falta de pintura delimitadora de faixas, iluminação).