Um toque no celular ao dirigir pode ser fatal

 

Falar ao celular no trânsito é proibido. O que muita gente não sabe, ou finge não saber, é que enviar uma mensagem, usar um aplicativo ou acessar a internet ao volante também são infrações de trânsito. Dirigir falando ou digitando já é a quarta causa de acidentes no Brasil.

“Está comprovado que qualquer distração pode resultar em um acidente. Enviar um SMS, navegar na internet ou usar algum aplicativo do celular são ações que podem ser fatais”, explica o superintendente do Departamento de Trânsito do Estado do Ceará (Detran/CE), João Pupo.

Campanha
A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) iniciou uma campanha para conscientizar os motoristas sobre os perigos de mandar mensagens de texto pelo celular ao volante. De acordo com pesquisas internacionais, quando o motorista envia uma SMS enquanto dirige o risco de acidentes aumenta em até 23 vezes.

“Mensagem de texto é pior que atender o telefone, porque você olha para o celular e se distrai mais ainda. E quando vai enviar a mensagem, você se concentra na formulação do texto e não olha para a via”, explica o superintendente. “Essas tecnologias têm um lado maravilhoso; mas, infelizmente, são fatores potencializadores de acidentes”, desabafa.

Apenas uma letra
A campanha adverte que digitar uma só letra é o suficiente para provocar um acidente. Se um carro está a 60 km/h e o motorista tira os olhos da via por apenas dois segundos, ele dirige às cegas por 34 metros.

Segundo Dirceu Rodrigues Alves Junior, chefe do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da Abramet, quem lê uma mensagem de texto gasta mais tempo sem prestar atenção ao tráfego do que imagina. “A pessoa leva de 4 a 5 segundos para fazer isso. Se o carro estiver a 100 km/h, terá percorrido 120 metros sem a visão frontal do motorista.”

A multa
Dirigir falando ao celular é infração de natureza média, com quatro pontos na carteira e multa de R$ 85,13. No entanto, o pior mesmo é o risco de provocar um acidente.

Fonte: Jangadeiro (Via Portal do Trânsito)