Terminal Tancredo Neves, ainda sem data

 

Ainda não foi dessa vez. A expectativa para a inauguração dos terminais Tancredo Neves e Cajueiro Seco é grande para os usuários da Lin ha Sul do metrô. Os dois equipamentos já estão prontos, mas aguardam a chegada dos novos trens da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Ao todo foram comprado 15 trens. O primeiro deles chega em novembro aqui no Recife, mas já está em São Paulo aguardando liberação para ser trazido para o Recife.

De acordo com o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, Nelson Menezes, a inauguração dos dois terminais está diretamente ligada à chegada dos trens. O alerta da capacidade esgotada da linha Sul, com a atual frota de trens, somente com a inauguração do Terminal Aeroporto, foi suficiente para o estado frear a inauguração dos dois terminais. A versão só foi finalmente divulgada depois que o próprio governador Eduardo Campos admitiu as razões do “atraso” para a entrega dos terminais.

A previsão é que os 15 trens sejam entregues até fevereiro de 2013, mas antes de serem liberados eles precisam passar por testes. A expectativa é que os testes não demorem tanto como os do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), que faz a linha Cajueiro Seco/Cabo de Santo Agostinho. O equipamento se encontra em testes nos finais de semana com o uso de passageiros, depois de passar um bom tempo carregando sacos para simular o peso da carga, mas durante a semana o trem díesel volta a circular. Depois de experimentar o VLT ninguém quer mais saber do trem a díesel. A questão é saber o que a CBTU está esperando para oficializar a operação.  Já os trens da linha Sul começam a circular em 2013. De que mês?

13 Replies to “Terminal Tancredo Neves, ainda sem data”

  1. O novo TUE (metrô) está previsto para 10 de outubro segundo um forum e deve levar de dois a três meses para ser testado. Logo, melhor das hipoteses para liberar pelo menos um dos novos TIs é janeiro/2013.
    Quanto aos VLTs, vi vídeos no YouTube mostrando que há umas quatro composições aqui, mas todas devem está em testes ainda como diz a matéria.

  2. Tomara que fique por um bom tempo. Esse terminal vai prejudicar a vida de muita gente aqui do Ibura.

  3. Heleno, sinceramente, acho questionável a critica de alguns do Ibura em terem que ir no futuro para o TI Tancredo Neves para deste ir ao centro como meio principal o metrô e secundário, outra linha que atenda a Mascarenhas, porque perderão a forma direta que é hoje. Vocês ignoram que com o TI, chegar a outros bairros usando linhas que sairão do TI como a programada Tancredo Neves/Macaxeira que vai passar pelas UFPE e UFRPE, bem como trechos mais ao sul da região através de metrô e VLT pagando única passagem.
    Ignoram, também, que em época de chuva forte ou mesmo congestionamento por n motivos, a Mascarenhas fica intransitável, então ter o metrô como forma de chegar ao centro é uma melhor opção por não ficar dependente da condição da via.
    Vocês ao menos têm o metrô como forma garantida de chegar até o centro (área da Av. Guararapes) só precisando de uma migração e no caso da Boa Vista, duas. Pior está o pessoal da zona oeste atrelado ao corredor Leste-Oeste que parece ainda não ter se tocado das mudanças que vão fazer nesse corredor e da limitação até o Derby que o governo estadual quer colocar e o Sr. Geraldo Júlio deverá manter se ganhar.
    Com os TIs a serem feitos (Perimetrais 3 e 4), as linhas de bairro que hoje vão até o centro deverão ir para o TI próximo e deste a pessoa migrar para o BRT. O problema é que o BRT do Leste-Oeste se limitando até o Derby ou ainda que forçem ele ir até o TI Joana Bezerra, para chegar a Guararapes será preciso outra migração via ônibus se for na praça, e ônibus ou metrô se for no TI Joana. Logo, sem necessidade, são duas migrações quando deveria ser apenas uma. Até quem pegar no corredor diretamente em estação BRT vai ter que fazer uma migração, diferente do metrô na linha sul que se você for direto a estação vai chegar ao centro (TI Recife) e se quiser ir a Boa Vista, pega algum circular no TI Recife ou no TI Joana.
    A ideia do SEI é boa, só que não colocam para funcionar direito. Várias migrações sem necessidade desestimula para locais como o centro, além do intervalo dos veículos quando envolve modais de diferentes capacidades.
    Enquanto você, Heleno, critica a adoção do SEI, o pessoal da Av. Abdias de Carvalho quer uma linha SEI para chegar ao TI Caxangá.
    Para piorar, o pessoal do GRTC com um argumento sem muita lógica ao meu ver está limitando a linha Caxangá/Boa Vista até o Derby no intervalo das 6h as 8h da manhã por conta de possíveis atrasos em virtude das obras no corredos, mas essas obras só estão atrasando essa linha e recordo que a linha nem tem comunicação com metrô? Parece até que já estão querendo acostumar o usuário com a ideia de no futuro o BRT se limitar até o Derby.

  4. Raimundo:concordo contigo.esse pessoal do ibura é muito folgado!sobre essa PIADA chamada BRT,isso se chama”Falta De Planejamento”desse desastrado governo de Pernambuco(na figura,principalmente do GRCT).e vale para essa desastrada história de inaugurar T.is por causa da Falta de Trens.

  5. Boa Tarde Tânia e Leitores!

    A melhor solução para o Ibura é o T.I Barro. Vejam:

    1° Viabilidade e proximidade entre o T.I e as localidades;

    2° O T.I Barro é localizado ao lado da Perimetral IV/BR 101 (estação Barro), o Ibura é cortado por esta via que será totalmente requalificada e vai ganhar o corredor BRT.

    O BRT da Perimetral IV terá 39 estações e será interligado aos T.I’S de Igarassu, Abreu e Lima, Macaxeira, IV e III Perimetral, Caxangá, Cajueiro Seco e ao do Barro;

    3° Na estação Barro, os usuários tem a opção de DUAS linhas do METROREC: Jaboatão e Camaragibe.

    4° Com os ajustes, os usuários serão interligados com linhas BRT do corredor leste-oeste, com possíveis linhas radiais do próprio T.I Barro e com o T.I Cajueiro Seco (METROREC e linhas de ônibus);

    5° O T.I Barro passará por ampliação e reforma. Ou vai ganhar uma plataforma para os ônibus BRT ou será construído uma estação BRT ao lado do T.I Barro (canteiro da BR 101) e interligá-los. É evidente que o motivo da lentidão das obras foram os ajustes na planta do T.I;

    6° Lado ruim: Os atrasos da obra. O ritmo precisa aumentar;

    7° Lado bom: O T.I Barro e região passará por uma ótima transformação, vale a pena esperar mais um pouco.

  6. Daniel_TUE/PE, por aqui? Cara, a sua sugestão é geograficamente melhor e bate, pelo que li em forum, com algumas sugestões do pessoal da área, mas o Heleno ao que parece é irredutível com a possibilidade de entrar no SEI.
    Fazendo uma analogia, é o cara que só quer usar carro, só cobra investimento para dar fluidez, mas esquece que o governo não tem obrigação de favorecer uma parcela da população quando ele pode investir para promover uma uso mais racional do transporte gastando bem menos. Prova disso é a Via Mangue que custa mais que os corredores BRT e é feita para viabilizar o corredor na zona sul do Pina e Boa Viagem sem prejudicar muito os muitos que por ali só usam carro como forma de locomoção. Como é grande a parcela da população que tem veículo, não dá para fazer coisas que excluam ou piorem a situação deles. Por que os candidatos não falam em rodízio ou criar uma via paralela a Av. Norte para implantar um corredor nesta?
    Enfim, independente do TI que o pessoal do Ibura seja vinculado, alguns terão que se contentar com a entrada nesse sistema, pois a tendência é toda a região metropolitana adotar em corredores radiais e perimetrais, bem como ligando os terminais.

  7. esse Heleno alem de Baixo é ignorante!tambem,alienado por uma imprensa cada vez pior!

  8. Leonardo-pe, quem é você para chamar quem mora no Ibura de folgado? Ignorante e alienado é você e quem apoia o uso desse caótico e desestruturado SEI. Tente sair do lindo mundo da imaginação e volte para dura realidade.

  9. Denise Amorim,

    você deveria tomar cuidado, também, ao chamar de alienado sem, ao que parece, saber o sentido dessa palavra. Alienado é quem não tem razão, desconhece as coisas. Agora, você e o Heleno deram razão(argumentos) as suas críticas? Percebe-se que não fizeram isso, então sem mostrar isso, deixaram de ter razão e viraram alienados.
    Se o SEI não presta, a falha é operacional, logo culpem o Grande Recife até para este corrigir os erros que faz, situação que muitos se queixam, mas não se queixam a quem tem que resolver, pois o conceito é válido se bem executado.
    Outra, alguns defendem que seria melhor adotar o bilhete único ao invés do SEI que alguns consideram uma ideia ultrapassada. Pergunto se o bilhete único irá reduzir filas que deixariam de ser nos TIs e passariam a ser nas paradas? Se vai evitar de você caminhar até uma outra parada para tomar outro ônibus usando o intervalo de tempo para migração sem cobrança já que dentro de TIs também se anda para sair de uma linha para outra ou modal diferente?
    O Rio de Janeiro usa bilhete único e o recém-lançado BRT da TransOeste por lá está tendo em alguns pontos longas filas com aguardo de até 20min depedendo do horário. É para sair do sonho e viver a realidade, então está aí suposta opção ao SEI e prometido transporte de qualidade gerando problemas similares ao nosso SEI e tende a ocorrer com o BRT nos corredores daqui se não souberem dimensionar a oferta de veículos, bem como evitar migrações a mais sem necessidade como poderá ocorrer no Leste-Oeste se o candidato do governador ganhar, pois este só está confirmando o que o governo estadual já projetou e divulgou.
    Minha cara, quer criticar, então justifique a sua crítica, como não fez, também, o Heleno, pois sem mostrar os porquês do contra, vocês ficam a mercê de comentários pesados e na situação que disse no começo.
    Não estou aqui para pegar pesado com ninguém, mas também não vou ignorar ofensa. O Heleno pediu para engolir o que eu disse, beleza, mas é melhor engolir argumentos do que ficar engasgado por não ter o que argumentar.
    Por fim, se você não sabe defender a sua queixa, então não critique o ponto de vista dos outros, pois como os outros podem concordar sem saber o que se passa?

  10. outra Baixa.mas,tudo bem.gostam de aparecer na Tv Criticando a linha 132(exemplo)q demora a vir.mas não querem a integração!como temos um povo alienado por esta imprensa q temos,paciencia!a verdade é q de um jeito ou de outro,esses T.is de Cajueiro Seco E Tancredo Neves sairão,gostando ou não!

  11. Ninguém merece esse fake leonardo-pe e outros fakes bem óbvios. E não deixa de ser interessante os apoios.