Multa dobrada para infrações em vias com obras

 

 

A Câmara analisa proposta que duplica o valor das multas de trânsito quando as infrações forem cometidas em vias ou trechos de vias em obras, desde que haja sinalização. A medida está prevista no Projeto de Lei 4398/12, do deputado Walter Feldman (PSDB-SP), que modifica o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

O código, atualmente, já obriga o condutor a reduzir a velocidade do veículo em locais sinalizados com advertência de obras ou trabalhadores na pista. A proposta busca fazer com que o motorista tenha ainda mais cuidado nessas situações.

“O condutor deve ter a atenção redobrada enquanto circula no trecho em obras ou com trabalhadores na pista não só quanto à sua velocidade, mas com relação a todas as outras infrações previstas na lei”, argumenta Feldman.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Fonte: Agência Câmara

10 Replies to “Multa dobrada para infrações em vias com obras”

  1. essa foto ai é a piada de mal gosto chamada BRT na Caxangá.não é isso?só lamento.quando ficar pronto será o fracasso dessa nova gestão!

  2. Leonardo, só podemos criticar depois que ficar pronto, mas não entendo algumas coisas nesse corredor e ainda aguarda respostas como:
    – criaram o elevado da Bom Pastor e concordo que o cruzamento ali é o mais desrespeitado a ponto de realmente interferir no fluxo de ônibus, mas dizer que é para agilizar o deslocamento quando o BRT terá dois cruzamentos próximos perto do TI da Caxangá, perto do Golf, do Parque de Exposições do Cordeiro, da feira do Cordeiro e na Benfica irão faz o que nestes? Implantar o sistema de sincronização com semáforos? Se for isso, então para quê o elevado da Bom Pastor?;
    – o corredor para a Prefeitura vai até a Guararapes, mas o atual prefeito e governo estadual fizeram o projeto até o Derby, contudo disseram que se houver necessidade e viabilidade, esticarão, só que é uma necessidade e tem que ir até o TI Recife para criar comunicação na outra ponta com o metrô e futuro terminal fluvial junto ao TI Recife, bem como até o TI Joana para criar a comunicação com a zona sul pela Agamenon, além de dupla conexão com o Norte-Sul (TIs Joana e Recife);

    Enfim, meu caro, por enquanto é possível questionar o que está sendo feito, mas afirmar que será um fiasco só depois de pronto caso medidas como as levantadas acima não sejam analisadas.

    Sobre a matéria, se é cabido punir em doblo condutor que descumprir sinalização em área onde há obras, punirão assim quem executa a obra quando descumprir prazo de entrega, realizar manobra demorada de maquinário criando congestionamento, etc?

  3. Walter Feldman (PSDB-SP),voce não tem uma ideias mais interessante não, mudar as leis do codigo penal, crimes de latrocinio, responsabilizar a menor idade por exemplo, só pensa em tirar dinheiro do povo!

  4. Deveria ser cobrado das empresas que são responsáveis pelas obras em vias públicas, uma melhor sinalização e mais cuidado com a via e com os pedestres, pois estão acostumados a só se preocupar com a obra.

  5. Este projeto em construçao na Av. Caxangá é mais uma aberraçao da administraçao pública a serviço do capital privado. Os novos onibus a serem utilizados vao utilizar o mesmo espaço ao longo da Avenida, os cruzamentos também continuam os mesmos, o acesso dos passagereiros as “estaçoes” muda apenas para receber o novo tipo de onibus, pois o nome da hoje denominada e popular “parada” de ônibus continuam existindo igual e perigosamente para os passageiros atravessando as faixas de rolamneto do trânsito.

  6. Arnaldo Arruda, pergunto se ao invés de BRT fosse usado VLT no corredor, você queria estações no lado das calçadas ao invés do canteiro central? Note que mesmo onde há o modal metrô são os ônibus que alimentam este trazendo o público mais afastado das estações e de toda a forma teríamos o capital privado atuando. Perceba ainda que o conceito BRT começou a três décadas aqui no país e hoje é adotado em vários países e cada vez mais em outros estados, pois não é questão de ser privado ou público, mas o valor do investimento e compatibilidade a certas situações que determinam a viabilidade de um meio de transporte.
    Se continua sendo ruim os passageiros terem que atravessar a via para se dirigirem as estações no canteiro central, recordo que colocar no lado das calçadas seria um complicador por estas não terem espaço suficiente para garantir estação com pagamento antecipado e área para o pedestre circular sem aperto. Ainda que reduzissem o canteiro central para alargar as calçadas afim de comportar as estações nesta última, o ônibus sofreria retenção por conta da conversão do tráfego misto para as vias transversais, então não é tão simples dizer que é melhor uma situação sem analisar como na prática funcionaria. Se é perigoso atravessar uma via para o canteiro central, não culpe o projeto, mas a falta de educação dos condutores, pois nem precisa ir pegar o ônibus para tal, bastando apenas ir de um lado para o outro, por exemplo, para tomar um táxi no sentido oposto.
    Outra, poderia-se imaginar o emprego de passarelas, só que a via não é larga a ponto desse requisito, diferente do que estão sugerindo na Agamenon se os elevados forem mantidos, mas há quem critique essa opção de travessia.
    A SERTEL, empresa pernambucana que atua com semáforos, por exemplo, já trabalha num sistema inteligente que analisa o tráfego ou via sensores detecta certos veículos para alterar a abertura de sinais e isso até já existe, tanto que no Rio de Janeiro a TransOeste usa sensor na faixa exclusiva para detectar o BRT e abrir o sinal mais adiante em locais onde há cruzamento evitando ele parar. Isso, como falei no comentario anterior, deve ser empregado devido a presença dos cruzamentos que citei.
    Acho que antes de criticar ou elogiar demais, deveriam enteder como funciona as coisas, saber como outros locais estão empregando o conceito afim de já implantar aqui com ajustes.

  7. eu sei o q escrevo caro Rodrigo.menos!era pra vossa senhoria criticar o Jorge Pinheiro q não disse NADA!concordo Bomber contigo!espero q isso de certo mas,não levo a menor fé!