Entrevista com o futuro secretário de mobilidade do Recife

Pela primeira vez o Recife ganha uma pasta específica para a mobilidade e o controle Urbano. Em entrevista ao blog, o titular da pasta, o engenheiro João Braga, ex-secretário de Defesa Social e de Infraestrutura, contou sobre as expectativas para gerir o que hoje é um dos maiores problemas da cidade: a imobilidade. Veja alguns trechos da entrevista

1- Qual a expectativa do senhor para resolver as questões da mobilidade na cidade?

R – Nós vamos atuar em duas vertentes: mobilidade e controle urbano, que estão diretamente ligadas. Achei muito interessante a ideia do prefeito-eleito, Geraldo Júlio de reunir os dois temas. Vamos procurar resolver, inicialmente, a questão das calçadas no centro da cidade e avançar nesse aspecto. Também vamos atuar na melhoria do transporte público.

2- De que forma o município irá ajudar a melhorar o transporte público, que é gerido pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano?

R- Vamos atuar em parceria. O prefeito-eleito sinalizou que o investimento no transporte público é um ponto importante. Eu atuei como consulto do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros e tenho uma boa relação com o secretário das Cidades, Danilo Cabral e com o presidente do Grande Recife, Nélson Menezes. Na verdade precisamos pensar de forma metropolitana. A Região Metropolitana do Recife é uma das mais conturbadas do Brasi, muitas vezes não sabemos onde começa e termina o município. O nosso foco é priorizar o transporte público e aumentar a velocidade.

3- Que outras áreas vocês pretendem atuar?

R – Devemos criar restrições para o automóvel, velocidade ao transporte público, incentivar caminhadas para pequenas distâncias e ainda o uso das bicicletas.

3- Até onde a Secretaria da Mobilidade vai poder atuar? Obras como a construção dos viadutos da Agamenon Magalhães, de alguma forma vão passar pelo crivo da pasta da mobilidade?

R- Nós vamos trabalhar em parceria com o governo do estado. Será uma ação conjunta. Em janeiro vamos abrir discussões para o debate e até o final do mês, nós deveremos ter um diagnóstico do que devemos apresentar ao prefeito para executar.

4 Replies to “Entrevista com o futuro secretário de mobilidade do Recife”

  1. PREZADO BRAGA, PARABÉNS PELA NOMEAÇÃO. SABEMOS DA SUA CAPACIDADE DE ARTICULAÇÃO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A SOCIEDADE COMO UM TODO. AQUI NA REGIÃO IBURA/JORDÃO, QUE O AMIGO CONHECE MUITO BEM, ESTAREMOS NO DIA 15 DE JANEIRO REALIZANDO UM ENCONTRO PELA MANHÃ PARA IDENTIFICARMOS SOLUCÕES PARA OS PROBLEMAS DE MOBILIDADE DA NOSSA REGIÃO. AQUI NÓS TEMOS AUTO ESCOLA USANDO AS VIAS PUBLICAS COMO PÁTEO DE TREINAMENTO, NO PERCURSO DOS ÔNIBUS, ENCONTRAMOS, LAVA JATO, BORRACHARIA, OFICINA, ESTACIONAMENTOS FIXOS DE CAMINHÕES E CARROS. PRECISAMOS TRABALHAR UMA SOLUÇÃO URGENTE.

  2. Geraldo, que veio do Governo Estadual, antes limitado ao estado prometera BRT Norte-Sul indo perto da Guararapes, mas parece ter mudado e aí agora irá até a Guararapes passando também pelo Recife Antigo, contudo nada de TI Recife, cujo Grande Recife disse que este TI sofrerá mudanças para receber BRT. Proposta do estado não previa BRT no TI Recife usada inicialmente pelo candidato que mudou para ir até a Guararapes sem TI Recife e gestor de transporte do estado diz que terá.

    Os elevados da Agamenon, sugestão do Estado, não são uma necessidade para o BRT Norte-Sul, e o eleito prefeito disse que se for convencido, não apoiará a ideia do Estado, afinal de contas, seriam instalados no município.

    Espero que o prefeito e o futuro secretário de mobilidade ampliem o diálogo sobre o que se pretende fazer e ao divulgarem uma coisa que depende direta ou indiretamente depende de entes de outras esferas, façam com informação consolidada, pois até então há controvérsias.

  3. Como Braga vai trabalhar pagando a um engenheiro antigo e da casa menos que recebe um pedreiro do sinduscon-PE, menos que os mesmos profissionais novatos e prestadores de serviço e menos que um engº da prefeitura de Natal-RN? E a produtividade vai ser cobrada com chicotadas?

  4. Atenção João Braga, ouça a população, ela tem muito a nos ensinar. Não saia por ai fazendo binarios loucos nem intervenções malucas.

    Boa sorte