Mobilidade no 1º escalão

Por

Tânia Passos

A criação de uma secretaria para cuidar da mobilidade no Recife traz muitas expectativas e questionamentos. A expectativa é que o tema passe a ser uma prioridade em toda a sua dimensão. Desde a preocupação com as calçadas, até hoje com medidas tímidas e pouco eficazes, o entendimento da prioridade ao pedestre, reduzir pontos de conflito no tráfego, facilitar a acessibilidade com conforto e segurança, incentivar modais não motorizados e ainda contribuir pela melhoria do transporte público. A questão é se tudo isso caberá dentro de uma secretaria.

Um dos pressupostos para uma cidade ter mobilidade é pensar a ocupação dos espaços públicos. Essa foi uma lição que a cidade de Curitiba aprendeu cedo, ainda na década de 1950, quando criou o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Guardadas as devidas proporções foi o que se tentou fazer aqui com a criação do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira. Ainda não se sabe o destino que o Pelópidas terá na atual gestão. Em Curitiba, o IPPUC fez a diferença. É lá onde os gestores públicos vão para buscar alternativas de planejamento da cidade. Como os funcionários são concursados, a maior parte do corpo técnico não muda, quando muda o gestor.

Para a nossa nova Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, o titular da pasta João Braga, que até bem pouco tempo era consultor do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE), além de ter sido ex-secretário de Defesa Social e de Infraestrutura, também traz no seu currículo a construção do camelódromo da Avenida Dantas Barreto. O camelódromo tem sido, até agora, um calcanhar de Aquiles para os governantes. Pelo visto, a cidade está dando mais uma oportunidade a Braga em um tema que mexe com a vida de todos. Só esperamos que o Recife não se torne um laboratório de experiências. Planejar e elaborar estudos nunca foi o nosso forte. Mas pode passar a sê-lo. Então, boa sorte ao secretário!

Fonte: Diario de Pernambuco

2 Replies to “Mobilidade no 1º escalão”

  1. boa noite !! vi a entrevista deste senhor em um canal de tv e as perguntas que ele respondeu aqui, e sinceramente tudo muito vago,sem novidades ou idéias que qualquer cidadão sensato conhece, qual o pensamento dele sobre os viadutos da Agamenon? quais são as futuras intervenções? investimento na cttu? quais mudanças? a Serttel contínua? o que vai ser feito de diferente? os agentes o que muda ? aumenta o número ,qualifica os existentes ? o que vai ser feito de diferente ? não vi nada nas respostas dele …é esperar pra ver ,infelizmente tudo muito vago e sem novidades .

  2. Como bem diz a colunista, a cidade do Recife é vitima do ‘achismo’ e experimentos. A iniciativa é boa, mas o nome poderá comprometer toda a idéia. É preciso estudos sérios elbarados por pessoas e institutos experiente sob coordenação de pessoas que entendam do assunto. Simples assim.