Ciclistas entregues à própria sorte

 

 

Por

Tânia Passos

O Recife inicia uma nova fase no transporte não motorizado com o primeiro serviço de aluguel de bicicletas na cidade e um número surpreendente de mais de 700 inscritos já no primeiro dia. Isso só reforça o quanto a cidade tem demanda por esse tipo de transporte.

Aproveitar essa tendência é uma decisão sábia de qualquer gestor público. Mas está também na hora de passarmos para um outro patamar: apostar em campanhas educativas que ajudem a implantar a cultura de que ser amigo do ciclista agrega valores sociais e ambientais. Junto a isso, uma boa sinalização de redução de velocidade, respeito à distância de 1,5 metro e ainda implantar ciclorrotas, onde não for possível instalar ciclovias.
O fato é que ser ciclista hoje no Recife, embora politicamente correto, ainda é um risco. E os acidentes, mesmo pouco noticiados, estão virando rotina e tirando vidas. Na primeira semana de janeiro, um ciclista foi atropelado no Viaduto das Cinco Pontas e morreu. Também este mês, um ciclista foi atropelado no Viaduto Capitão Temudo.

O impacto destruiu o capacete e o ciclista experiente, que guiava um grupo, chegou a subir uns dois metros e sobreviveu a queda. Nos dois casos, os motoristas não reduziram a velocidade e tampouco respeitaram a distância. Não por acaso, os viadutos não dispõem de nenhum tipo de sinalização. Não foram feitos para as bicicletas. Na verdade, os motoristas acreditam que o espaço é só deles. Não há compartilhamento e o ciclista é o invasor. Sempre foi assim. Mas pode começar a ser diferente. É hora de passarmos para uma nova fase.

5 Replies to “Ciclistas entregues à própria sorte”

  1. Muito bom Tânia Passos, tem que dar velocidade às mudanças, o próprio área onde o serviço de aluguel de bicicletas tem trechos arriscados e precisa de atenção ou teremos provavelmente acidente envolvendo estas bicicletas e isto será muito ruim para o projeto e para os gestores públicos.

  2. Correto: Sou ciclista, sou do movimento, amo transitar de Bike, possuo bicicleta, capacete, par de luvas, roupas adequadas para o sol, óculos para sol, buzina e farol potentes, retrovisores (par), sinaleiras no capacete, sinaleiras na parte trazeira da bike, enfim, tudo que se podeter numa bike, no entento falta segurança nas vias de acesso. A cultura do uso do carro é tão alarmante que o governo federal desonera quem polui e não desonerá quem contribui com o planeta (as bicicletas). Dilma, desonere as bikes também, ela não polui, não engarrafa, é tudo de bom. Motoristas prestem atenção no ciclistas nas ruas, viadutos e avenidas, cuidem deles, afastem-se como diz o CTB, a lei, é simples ser humano, racional, cidadão. Transito tem que ser vivido coletivamente, tem que ser harmonico, temso que estar sintonizados uns nos outros. Ônibus, são perigosos, tiram finos nos ciclistas, atropelam, as empresas dos ônibus precisam treinar os motoristas para que eles aprendam que é necessário respeitar os ciclistas que a cada dia aumentam nas cidades e no Recife não esta sendo diferente, é grande o número de ciclistas nas ruas do Recife e agora com os poos de Bikes de aluguel é que a coisa pega. Vamos juntos: governos, inicitiva privada, pedestres, motoristas, motoqueiros, ciclistas, todos e todas dar-nos as mãos no sentido de com isso obter um trânsito saudável, sem riscos, co segurança, com mais vidas poupadas, com alegria de viver. Solidariedade no trânsito é possível basta querermos. Iremos comseguir sim, somos um povo inteligente, ordeiro, pacifico na sua grande maioria e são estas pessoas que vaõ fazer a diferença. Trânsito é convivência. Obrigado ao DP e oa Blog, parabéns!

  3. Lamentável! Sempre antes de minhas pedaladas, peço a Deus que ele me proteja e me livre de todos os males…
    Infelizmente, falta muito para nos sentirmos seguros…

  4. A duplicação do Capitão Temudo só piorou possível iniciativa de circular por bike ao não prever área específica para tal usuário, pois se o este vai pelo lado esquerdo está numa faixa de alta velocidade, mas se fica no lado direito, com as alças que fazem comunicação com outras vias, tem que tomar o cuidado de ver se alguém vem delas ou vai para elas.
    Por essas e outras, é melhor fazer trajeto maior seja pelo Coque até o metrô e depois ruas que dão acesso a Rua Imperial e Av. Sul até chegar ao Cabanga ou contornando o forum para chegar as vias citadas, apesar de ter outro risco: ser assaltado.

    Quero só ver quando o corredor Norte-Sul chegar a zona sul e prometem uma ciclovia ou ciclofaixa que já virá do eixo norte. Ao chegar no Temudo vão separar espaço no lado esquerdo junto a divisória de sentidos e por tabela forçar um estreitamento da área de veículos que ainda deverá ter área exclusiva para ônibus? Não dúvido disso e fazendo, a falta de planejar uma obra visando atender diferentes usuários vai apertar a circulação quando a duplicação deveria deveria ter destinado espaço dedicado a futura área para ciclistas, e porque não, pedestres.

    Quanto a falta de respeito a circulação de ciclistas, é uma verdade, mas também há o outro lado da moeda que são ciclistas que não se importam com a segurança usando bikes sem freios, sem capacete, buzina, espelhos retrovisores, coisas básicas, que colocam em risco a sua vida e a de outros, bem como também alguns não sabem circular nas vias fazendo fila dupla (batendo papo com outra pessoa) e não olham mesmo sem ter retrovisor quando vão ultrapassar outro ciclista ou veículo parado forçando quem vem atrás a reduzir demais a velocidade ou até desviar bruscamento podendo colidir com veículo no sentido oposto o mesmo trancar o que está ao lado.

  5. falta ciclofaixa ,ciclovia ,educação de ciclistas e Condutores .infelizmente os ciclistas reclamam ,mas dificilmente podemos ver um que segue as leis de trânsito ,é meio faça o que eu digo e não faça o que eu faço .