As calçadas de Geraldo

 

Por

Tânia Passos

Numa conversa com o prefeito do Recife, Geraldo Julio, um tema não poderia deixar de vir à tona. Qual o tratamento que a atual gestão dará ao pedestre e, por conseguinte, às calçadas ? Segundo o prefeito, a missão da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano é atuar em três frentes:  priorizar o pedestre, os ciclistas e o transporte público.

A prioridade ao pedestre, que até então vem sendo ignorada, já valeria a criação da secretaria. Mas há muito o que se fazer a começar por mudanças na atual Lei de Calçadas. Deixar a responsabilidade da manutenção dos passeios com os proprietários dos imóveis não é só o caminho mais fácil, mas também uma forma de ignorar que o pedestre é integrante do sistema de circulação do trânsito. Alguém já ouviu falar em dono de carro construindo ruas?

Quando o poder público entender que o passeio é um item essencial e obrigatório à circulação, talvez entenda também que a lógica da circulação inclui a acessibilidade e o sentido de continuidade dos percursos. Já estamos tão acostumados com pedestres no meio da rua por falta de passeios adequados ou atravessando vias sem nenhum tipo de segurança, que esquecemos que essa é uma parte essencial da mobilidade. Afinal, o pedestre é prioridade no sistema de circulação, pelo menos em tese.
Na confiança de quem está no início do mandato e com todo gás para transformar a cidade, o prefeito já admite que poderá haver mudanças na legislação de calçadas e concorda que deve haver um sentido lógico de circulação para o pedestre. E isso inclui calçadas livres e acessíveis, faixas, semáforos ou passarelas quando preciso for.

O que não podemos conceber é a existência de vias com quase dois quilômetros sem nenhuma faixa de travessia. Ou intervenções como a que foi feita, no ano passado, pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) na Avenida Domingos Ferreira, onde o canteiro central, que serve de refúgio para o pedestre, foi reduzido para melhorar a opção de escolha dos motoristas entre as pistas Leste ou Oeste.

Com a visão de que o pedestre é prioridade e faz parte do sistema do trânsito, o olhar da CTTU também terá que mudar. E o a gente de trânsito vai se sentir também responsável em desobstruir o espaço do pedestre e não só do carro e assim teremos as calçadas que o prefeito quer, mas ainda falta fazer.

5 Replies to “As calçadas de Geraldo”

  1. Por falar em calçadas, é uma pena que na do Parque Santana, já faz uma semana que tem lixos ensacados que não são retirados.

  2. Objeto de matéria da mídia, alguns hospitais que prestam serviço aos que têm problema de circulação, vejo com frequência os que usam cadeiras de roda transitarem por onde os carros passam porque a calçada não ajuda.
    Vão construir o TI Perimetral 3 ao lado do Hospital Getúlio Vargas, então questiono se o acesso pela calçada deste para o hospital será melhorado por exemplo?
    E o Leste-Oeste, terá calçadas padronizadas como é a Boa Vista, ou só farão isso nas proximidades das estações que deverão provocar um alargamento da via, conseguinte possível estreitamento das calçadas?

  3. Caro Prefeito! Na rua José Brandão em Boa Viagem, precisamente no colégio Boa Viagem a calçada é um estacionamento e todos tem que ir pela rua porque a calçada é pra carros, ainda tem uma rampa para os carros subirem afora o restaurante Amadeus que a calçada é de guia rebaixada para os carros do ricos e clientes estacionarem com manobristas ainda, bem como, na mesma calçada o empresarial walcon todos os carros ficam na calçada. Será que a Prefeitura, através do Prefeito, Dircon para tirar a rampa da calaçada e elevar as guias e a CTTU vão visitar e multar esses estabelicimentos ? Resssalto desordem no horário de pico na saída e entrada dos colégios Santa Maria e Boa vVagem será que vão disciplinar? Na mesma esteira as placas de proibido estacionar todas as horas do dia e noite não têm o condão de ser respeitada pelo mooristas, pois no sábado e domingo todos os carros estacionam ao longo da Rua José Brandão, porque sabem que nao tem fiscalização dos órgãos “competentes”. Na outra gestão fizemos de tudo para resolver com fotos, denúncias, telefonemas, etc., nao teve jeito, agora esperamos pelo seu apoio. Aguardemos!

  4. Não podemos culpar o Prefeito Geraldo por nada, você sabe a quantos dias ele está no poder ? quem deixou o Recife nesta situação foram todos os Prefeito que aqui passarão, você deveria escrever isso. você parece que apoia algum partido, mais não assumi…… obrigado pelo seu conhecimento.
    Recife, 6 de fevereiro de 2013…

    • Pelo contrário, se leu minha indignação no final refere-se com cautela, que a gestao passada, nao teve solução apesar de várias tentavas infrutíferas. Agora esperamos do atual prefeito. O problema é apartidário. Quero solução ao problema grave. Espero que o novo prefeito faça tudo de bom para o povo e cidadania, tanto que votei, acreditando.