20 Replies to “Ciclista atropelado por carro na faixa de pedestre”

  1. A imagem passa a impressão de que o motorista estava mais rapido do que a velocidade permitida na via. Talvez, se a velocidade fosse a ideal para a via, já fosse suficiente, para, ao menos, preservar a vida do garoto.

    Os dois cometeram erros, mas o unico que matou alguem com seu erro foi o motorista que estava rapido demais.

    • Como é? A culpa maior é do motorista?

      O motorista estava em seu direito de seguir, independente da velocidade, o sinal estava verde para ele!

      Vamos corrigir a frase para: Talvez, se o garoto tivesse esperado o semáforo “fechar” para os carros, já fosse suficiente para preservar sua vida.

      • Amiga Bruna, antes de defender alguma das partes, dirija-se à lei. O artigo 214 do Código Brasileiro de Trânsito diz:

        “Art. 214. Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado:

        I – que se encontre na faixa a ele destinada;

        II – que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo;

        III – portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes:

        Infração – gravíssima”

        • Esliel souza
          sim ele para-se vinha outro carro atrás ou até um ônibus e bateria no carro e no garoto, e ai como ficaria quem errou foi o garoto mesmo, isso é um alerta para todo mundo que q uer apresado em atravesar antes do sinal fechar e sem observar o movimento dos carros.

        • Prezado Felipe, o entendimento do STF é de que o pedestre não tem direito ABSOLUTO, assim sendo pode rasgar este artigo que o mesmo descreveu. Quer dizer então que eu quero cometer suicídio, me jogo na faixa de pedestre na frente de um caminhão, o motorista vai ser processado ?? claro que poderá ser, mas garanto que será inocentado, pois o direito a faixa de pedestre NÃO É ABSOLUTO. ACORDA !

        • Felipe vc precisa ler o codigo todo,ciclistas tbm devem andar na mão correta pois é um veiculo de propulsão humana esta sujeito as leis leia o codigo de transito,e tem direitos e deverescomo os motoristas,o ciclista cometeu duas infrações,tinha que atravessar na faixa empurrando sua bicicleta,e esperar o sinal fechar,se morreu foi por irresponsabilidade dele mesmo…precisamos ler o codigo,não adianta ler o manual que ganhamos ou compramos para tirar a CNH,alí tem pouquissimos artigos….

    • Poode notar que 5 segundos após o atropelamento o sinal fecha. Se tivesse aguardado 5 segundos na calçada, estaria vivo.

    • Meu nobre e prezado Vicente Oliveira, REPUDIO o seu comentário, tendo em vista que o direito do pedestre sobre a faixa NÃO é ABSOLUTO, a CULPA DO OCORRIDO foi EXCLUSIVAMENTE do ciclista, pois o local é SINALIZADO, estava liberado para os carros, enfim, não foi a motorista do carro quem causou, mas o cilista foi quem o fez. Assim sendo, estaria mais para um suicídio a homicídio culposo, tendo em vista que o ciclista foi quem assumiu o risco de fazer a travessia com o semáforo aberto para os carros.

  2. Infelizmente, vejo o erro do Ciclista, o Sinal estava aberto para o Motorista da Captiva. O ciclista assumiu o risco ao atravessar com o sinal aberto, mesmo que tenha sido na faixa de pedestres, se considerarmos um erro do Motorista, é melhor tirar os sinais do Recife já que ciclistas e pedestres não respeitam.

  3. Vi o vídeo e notei algumas:
    – a imagem do local começa no segundo 5 e deste até o 9 o sinal não tem uma luz acesa só ligando a verde no instante 10. Ao meu ver o semáforo estava quebrado e a van que é vista no vídeo saindo deu passagem aos pedestre porque viu que não estava ligado o semáforo e alguém forçou a passagem. Outro, o cara da van deveria saber que ali há fiscalização eletrônica de avanço de sinal, então o mesmo desligado deve ter ficado receoso se iria cruzar ou não. Se não for isso, como é que o sinal fica 4 segundos com as luzes apagadas, pois é só ver que após ligar a verde, não demora muito, vai para amarelo e depois se vê a vermelha ligar? Foi intervenção do operador da CTTU enviar comando para fechar o sinal logo que abriu afim de evitar outro acidente, pois ele fecha rápido e depois abre rápido no intervalo de 15 seg quando deveria levar mais de 1min para fechar a primeira vez e ocorreu dois fechamentos em segundos?;
    – no segundo 10, a luz verde liga quando a van começa a sair, o ciclista tenta concluir a travessia e o veículo passa lotado pela faixa esquerda. É possível o veículo estivesse acima do limite da via que é de 60km/h, mas se ele usasse o limite, não diria que o ciclista teria menos danos, pois este colidiu com um suv de porte médio, Captiva, cuja área frontal é maior que um carro de passeio. Se um carro iria atingir a altura das pernas e estas estavam um pouco acima da via por está sentado numa bike, um suv pegaria até o quadril fácil;
    – estão falando de prioridade na faixa de pedestre nos comentários acima, só que esquecem que mesmo o ciclista tendo a prioridade, ele não cumpre a legislação ao fazer a travessia sobre uma faixa pedalando. O CTB diz que ciclista deve descer da bike e empurrá-la sobre a faixa, pois esta é área de pedestre de não de ciclista sendo o mesmo que transitar pedalando sobre uma calçada.
    Então, o fato é que o ciclista cometeu erros, pois não deve ter observado se vinha carro e ainda transitou pedalando sobre a faixa. Terminou pagando com a própria vida. Agora, a travessia dele como a de pedestres pode ter sido motivada por falha no semáforo.
    O condutor do veículo pode ter alguma culpa? Talvez? O sinal de fato abriu, só que se havia veículos parados no local como é percebido pela van que começa a sair e o sinal poderia está desligado, ele, a priori, poderia reduzir a velocidade justamente para não topar com alguém finalizando a travessia, afinal o campo de visão estaria prejudicado – não daria para ver se alguém já estava sobre a faixa vindo do lado direito para o esquerdo da via, mas não isenta também de quem está sobre a faixa numa via com várias ter a certeza que embora haja veículos em alguma das faixas parados, ver se a livre não tem veículo se aproximando para então este parar ao vê-lo ou após passar, ter condições de concluir a travessia com segurança.

  4. O semáforo não teve o tempo de ciclo: verde, amarelo,vermelho geral e vermelho e piscante para o pedestre. O ciclista teria que fazer a travessia empurrando a bicicleta. O veículo estava em alta velocidade, e não prestou socorro. Não importa o estado, o Brasil precisa de educação para o trânsito.

  5. ok, a culpa é do ciclista, mas o ciclista não tem CNH, e o motorista tem, ele sabe das leis e que os maiores “cuidam dos menores”, sera q ele ia seguir em frente se fosse uma carreta em vez do ciclista.Francamente as leis aqui no Brasil é muito branda.Ele é assassino sim, matou com uma arma . Se as leis aqui fossem rígidas, muito motorista tomaria mais cuidado.Fala serio dona bruna se fosse o ciclista da sua familia,vc não pensaria assim.

    • 1º O ciclista para circular em vias públicas tem o DEVER de conhecer o Código de Trânsito Brasileiro do mesmo modo que um motorista habilitado.
      2º É preciso aprender a ter noção de velocidade para entender que o limite de 60 km/h é mais rápido do que realmente aparenta.
      3º Se fosse uma carreta o motorista do carro usaria o freio da mesma maneira que usou para o ciclista. A diferença é que ele bateria em um veículo motorizado mais pesado e, provavelmente, poderia sair machucado.
      4º Quem não tem muita experiência em conduzir automóveis não sabe avaliar as reações do veículo e nem conhece o seu comportamento típico em situações de emergência.
      5º Muitas pessoas que não gostam de conduzir veículos motorizados são, justamente, aquelas que têm dificuldade em perceber as variáveis da relação entre tempo e espaço que sujeitam constantemente os veículos automotores inseridos no trânsito de automóveis.
      6º As leis no Brasil não são brandas e não precisam ser mais rígidas, elas são claras e evidentes para qualquer cidadão bem educado as cumprir. O que se quis dizer, provavelmente, é que a justiça no Brasil é branda.
      7º Ninguém está alerta o tempo todo, por isso todos são passíveis de cometer um erro por um momento de falta de atenção ou cuidado.
      8º Se um ciclista da minha família cometesse o erro que esse rapaz cometeu, custando-lhe a vida, sinceramente, eu iria lamentar o fato de um membro da minha família ser tão ignorante e vacilar tanto. Assim como lamentaria a ignorância de um motorista da minha família que fosse envolvido numa situação dessas, porque no Brasil não se pode confiar em semáforos verdes, mesmo que eles representem a garantia de trânsito livre e e sem impedimento. No Brasil não se confia em sinais verdes porque tem sempre alguém que não respeita as regras e coloca a gente em perigo.
      9º Patrícia Sampaio, você diz muita besteira, provavelmente de coração, sem usar a cabeça. Igual ao garoto que sentiu que era possível atravessar muitas faixas com o sinal verde para os carros. Se ele tivesse usado a cabeça teria esperado alguns segundos para o sinal fechar e nós não estaríamos aqui lendo as suas besteiras.

  6. Muito triste o incidente, terrível mesmo!!!
    Como motorista fica o alerta pra que andemos sempre em baixa velocidade, dentro de vias urbanas…
    Como ciclista, não há a menor segurança de andar nas ruas pois os motoristas não respeitam nem moto, que dirá bicicleta…
    Ainda falta muito para nosso país…em educação, punição e, principalmente, em infraestrutura, para que incidentes como esse não se repitam…
    Que Jesus ilumine a família deste ciclista!

    • As pessoas que estão na via não se respeitam e não uma parte delas. Pedestre que atravessa fora da faixa, mas perto desta muitas vezes não tomam o cuidade devido como ver se vem carro, este está reduzindo, olhar para os dois lados, pois pode vir um ciclista na mão contraria da via. Motociclitas são outros que vemos correndo entre os corredores feitos pelos carros parados, fazendo zigue-zague, ultrapassando pela direita, etc. Condutor de carro mesmo no limite de velocidade da via tem que usar ao máximo a segurança preventiva como observar a situação ao redor tipo ver que alguém está querendo fazer travessia em local impróprio, sinalizar com boa antecedência as mudanças de faixas, não arrancar ou frear apenas próximos das retenções, afinal cada condutor tem o seu tempo de resposta e se tem um engraçadinho muito próximo atrás, evitar uma colisão pode ser feita estincado o espaço de parada.
      Ciclista é outro que comete erros. Na Caxangá vejo vários transitando sem buzina, retrovisor, capacete. Até uns que trabalham com fretamento (carregar água) já vi sem freio (se já é ruim uma pessoa ter que parar sem freio, imagine com carga).
      Enfim, meu caro, não é apenas o condutor de carro que é o mal exemplo. Os acidentes de motos estão aí sobrecarregando os hospitais e o deste grupo é o que mais cresce. Como o uso de bikes é pouco estimulado, claro que acidentes nestes é irrisório, mas já se falou aqui em colisões na ciclovia de Boa Viagem, muito mal feita com suas curvas fechadas, e já vi na zona oeste colisão envolvendo três bikes.
      Tá precisando é fazer em larga escala o que é raro vermos: educação de trânsito como disciplina escolar básica aumentando o aprofundamento a medida que a série avança. Só assim, acredito, haverá civilidade no trânsito e consumidores mais exigentes, este porque vemos a oferta cada vez maior de projetos com baixa segurança e é ilusão pensar que ABS e um par de air bags são suficientes. Há uma diferença enorme de um veículo que tira uma, duas estrelas em testes de colisões para um que atinge quatro ou cinco. Teste recente mostrou que o JAC J3 mesmo com air bags e ABS oferece a segurança de um Sandero sem isso, ou seja, é mesmo que não ter numa colisão forte.

  7. Enquanto ainda discutimos a vergonha da falta de educação e conhecimento da legislação de trânsito, pior ainda a segurança empregada nos veículos feitos aqui, fabricante famoso de automóveis, referência de segurança no seu segmento, tanto que foi o primeiro a receber 5 estrelas no novo teste de colisão para veículos vendido nos EUA que reprovou várias outras marcas famosas, já vai adotar outro recurso direcionado a evitar colisão com ciclistas.

    http://info.abril.com.br/noticias/bitnocarro/volvo-cria-sistema-para-proteger-ciclista-09032013-16.shl

  8. Em País de primeiro mundo os motoristas respeitam os pedestres, o motorista estava em excesso de velocidade pela via é só olhar que ele passa pelos outros carros com muita velocidade, via urbana e com diversas informações para os motoristas de transeunte e assinar atestado de motorista, agora vai pagar com a liberdade. Embora neste País com códigos ultrapassados e com penas brandas para homicídio, roubos, sequestrados, formação de quadrilha, estupros é brincadeira.

    • Excesso de velocidade com veículos parados até se provar é uma percepção. Se você estiver parado e eu caminhar rápido, podem dizer que eu estou correndo, afinal cada um tem um ritmo.
      No comentário anterior, percebi e alguns não devem ter pelos comentários, que o sinal ficou 4 segundos sem nenhuma luz acesa e já parece rotina haver sinais apresentando defeitos e quando os agentes da CTTU chegam ao local dizem que estão normais. Eu mesmo já sinal em curtíssimo tempo em cruzamento manter o verde para todos os sentidos, quando a programação é ficar melhor uns 2 segundos para todos antes de liberar uma transversal justamente para evitar que alguém inicie a travessia com outro finalizando.
      O condutor cometeu erro destacado no meu comentário anteior, como o ciclista parece ter feito mais e mais graves, afinal mesmo em área de pedestre, liberada ou não para este, o usuário deve ter a certeza que os veículos de todas as faixas estão parados ou indo para este estado. O ciclista além de pedalar sobre faixa, proibido para ele, não certificou-se que a última faixa permitia finalizar a travessia.
      Cabia, pelo sinal aberto e ter veículos parados, o condutor do veículo reduzir a velocidade, mas não estaria obrigado a parar haja vista que ele não tinha como saber que havia alguém transitando na faixa.
      Outra, se fosse para ampliar a culpa, confirmando que o sinal estava com falha como sugere o vídeo logo no começo, os veículos parados deveriam ter ligado o pisca alerta para advertir que alguém poderia está atravessando a faixa, assim quem viria atrás percebendo que algo anormal ocorre no lugar, poderia reduzir a velocidade ou até parar. Muita gente não sabe desses detalhes como acionar o pisca com alguém ou animal fazendo travessia numa via, freada brusca, etc. Essa função já existe até em alguns carros populares feitos aqui como o Gol G5, ativado em forte desacelaração.

      Para mim, o caso mostra uma grande realidade: a maioria não sabe de legislação e segurança no trânsito.

  9. Bicicleta depende de via exclusiva. No tráfego misto, a moto comum também é pouco segura (um coco de plástico só na cabeça para proteger um condutor do lado de fora de um veículo a motor de equilíbrio instável). É até absurdo multar motorista sem cinto numa cabine! Devia haver uma opção de moto mais segura.

  10. Caraca me assusta ver tanto comentario de gente ignorante defendendo o automovel naquela velocidade dentro uma cidade…por causa destes sem nocao, q nao sabe sobre direcao defenciva, gente babaca q entra no carro e acha q o mundo tem q girar em torno delas, se valem da preferencia deles acima do risco sobre a vida humana e de qualquer animal q passar na frente do carrinho deles…ainda mais se achar q tem dinheirinho, carrinho de luxo, potente, apurado, tem o tempo mais valioso do q todos…estes sao aqueles babacas q mal abre o sinal ja estao buzinando atras querendo passar, vc esta ultrapassando um veiculo mais lento, eles numa velocidade muito mais acima, encosta atraz de vc dando seta e buzinando querendo q vc se enfie de qualquer jeito na direita pra passar…gente q foi criada sem educacao…mae q fez de tudo e nao impoz limites..fica estas pessoas burras sem escrupulos…devem estar…reparando os erros da escrita do que o valor da mensagem,.. e uma grande decepcao ter como parente ou “amigo”, pessoas assim…