Terminal da 3ª perimetral sob protestos

Divulgação/Secretaria das Cidades
O Sindsprev e o Sindsaúde, em cojunto com os servidores do Hospital Getúlio Vargas (HGV), vão realizar um ato público contra a construção de terminal de ônibus naquela unidade de saúde.

O protesto está marcado para esta terça-feira, dia 26/03, às 10h, e tem o objetivo de pressionar para que o governo do estado modifique o projeto de construção do terminal que está em andamento. Na segunda-feira passada, 18/03, as duas entidades sindicais protocolaram uma denúncia nos Ministérios Público Estadual e Federal.

O documento  aponta  que a construção do Terminal Integrado de ônibus da 3ª Perimetral, ao lado do HGV, como está sendo anunciado vai trazer impactos ambientais e ameaça a saúde dos pácientes e trabalhadores da unidade. O terminal será construído na esquina das avenidades Caxangá com a General Sant Martin, no Cordeiro, e vai atingir o estacionamento da unidade, área essencial para uma futura ampliação do HGV.

A obra e a instalação do terminal comprometem a recuperação da saúde dos pacientes no tempo adequado e trazem danos físicos e psicológicos adicionais. O servidores estão temerosos também com o aumento do calor  com a retirada de 20 arvóres cinquentenárias, além de risco de agravar rachaduras  e outro danos físicos existente no Getúlio Vargas, prinmcipalmente no Bloco G.

Com informações do Sindsprev

17 Replies to “Terminal da 3ª perimetral sob protestos”

  1. Ler essas queixas e mostrar que aqui não há visão de futuro é muito fácil.
    O HGV dito para época capaz de se manter sem auxilio de ar condicionado, no lado que dá acesso a emergência é repleto de ar condicionado, então por que não implantar no lado que ficará o TI? O local já é carolento, então a remoção de árvores que mais servem para sombrear carros não fará enorme diferença na média térmica ao meu ver, muito menos a presença de veículos cuja avenida já tem trânsito complicado.
    Falam que a área do estacionamento é útil para ampliar o hospital, mas recentemente fizeram a unidade de recuperação para deficiente motores por traumas ou de nascença onde poderiam ter feito um edíficio com várias atividades e não um prédio que nem primeiro andar tem, aí vem com a conversa que o estacionamento é útil? Não sabem aproveitar o espaço que tem para fazer uma boa ampliação e ficam fazendo prédios pequenos que terminal inviabilizando maiores.
    O prédio onde ficava o BB, agora no Parque do Exposições, já está no chão, então transferir o TI não fará sentido até porque ele já foi(antes seria numa quadra de frente para a igreja cujas indenizações devem ter inviabilizado a ideia inicial). No máximo, diria, poderão é mudar o projeto para manter mais árvores, embora acho difícil, pois pelo que entendi das projeções, o TI terá comunicações com a Av. Gal. San Martin e Rua Manoel Moreira, só que há árvores que formam uma verdadeira barreira e até para os ônibus manobrarem outras precisam ser removidas.
    Só sei de uma coisa: esse TI como o da Perimetral 4 não se faz do dia para noite e já começaram tarde a fazer. Quando não é TI pronto há meses aguardando dimensionamento de oferta do metrô, é TI começando com pouco mais de uma para ser entregue e em local problemático, embora parte do problema é falta de visão e gestão.

  2. Esclarecendo que os trabalhadores e pacientes do HGV não estão contra o Terminal da III Perimetral, somos a favor totalmente, até pq precisamos nos deslocar pra o hospital. Climatização e ventilação natural ou mecânica são coisas diferentes, enfermarias de qualquer nosocômio necessitam ter ventilação (troca de ar) natural ou mecânica. A ventilação mecânica custa muito caro, e precisa ter estrutura predial adequada, as nossas enfermarias foram feitas na década de 50 para ventilação natural.
    Aquele prédio onde hoje funciona a Reabilitação referido, a propósito, foi construído num momento muito difícil para nós do HGV e para o povo pernambucano, pois foi quando o prédio foi interditado por risco de ruir, e aquele anexo foi feito às pressas para continuarmos atendendo minimamente a população, ali funcionou provisoriamte e precariamente ambulatórios e coleta laboratorial, entre meados de 2005 a 2008, quando foi reaberto o prédio do HGV. Foi então readaptado para se implantar mais um serviço ao povo.
    Estamos a favor do Terminal da IIII Perimetral, e tudo que melhorar o trânsito e a mobilidade, até para que as ambulâncias do SAMU possam chegar sem dificuldade,
    mas como profissionais de saúde que somos, a proximidade proposta inviabliza a médio prazo a maior parte dos serviços prestados no HGV.

    • e com um fiscal no comando do GRCT chamado Nelsom Menezes ficou clarissima a falta de visão!esse cara só fala besteira e só faz besteira.veja Tancredo Neves.falando nisso,por que o Governo de Pernambuco não define esse TI?tá com medo de quem?o metrorec já disse q pode sim receber a demanda desse TI Tancredo!

      • Vou fazer dois chutes que podem não dar em nada sobre o Tancredo Neves. Só irão liberá-lo quando acabar a primeira fase da reforma do TI da Macaxeira, chute um. Por quê? A linha Dois Irmãos/Candeias será dividida em duas: Candeias/Tancredo Neves; Tancredo Neves/Macaxeira. A segunda embora digam ser Perimetral, é uma interterminal, pois vai ligar dois TIs cujos veículos já rodam na zona oeste para não ficarem parados em reforço as linhas Caxangá/Boa Vista e CDU/Várzea, ambas da CRT. Essa linha vai criar um elo zona norte com zona sul agregando o metrô e haveria espaço para a nova linha no TI Macaxeira que está em reforma para ficar maior? Essa linha Perimetral com função interterminal matará a CDU/Shopping cujo trajeto na zona sul será feito por uma interterminal Tancredo/Aeroporto, tanto que os veículos novos, alguns são trucados para levar mais pessoas, no caso de duas linhas sendo ainda integrada.
        O segundo chute é a capacidade operacional dos TIs Recife e Joana Bezerra já sobrecarregados e também em processo de reforma. O problema deixa de ser o metrô ter capacidade, pois veículos novos já chegaram e estão em testes, mas a demanda que será adicionada aos TIs do centro e centro expandido cujas linhas circulares não dão vencimento, tanto que já é previsto segundo matéria que li usarem articulados em algumas.
        O Tancredo fazendo parte de um sistema, não é independente, mas interdependente. Toda a cadeia precisa ser redimensionada para receber o aumento da demanda. O Tancredo pode está apto como o metrô, mas os demais do centro não.

        • Raimundo:o chute 1 é mais viável!kibom q estão ocorrendo as reformas no TI Macaxeira.

  3. Espero que o MPF proíba de uma vez que esse terminal seja construído ao lado do HGV! Onde o governo estava com a cabeça para permitir que um terminal de ônibus fosse construído ao lado de um hospital? Aproveita o terreno e constrói uma UPA para se integrar ao HGV 😀

    • Caso não saiba, o local inicial para o TI seria uma quadra que faz divisa com o cruzamento onde começa o bairro do Zumbi, quase em frente a igreja do Cordeiro. Seria o TI e uma estação elevada que passaria em frente a igreja. Aí, vamos aos questionamentos para supostas desistências do local e estação elevada:
      – a quadra tem comércios, duas madeireiras e outros menores, e várias casas. A indenização seria alta ao meu ver, mas se em Camaragibe o Governo tem dinheiro para derrubar 80 imóveis afim de alargar a avenida principal, em tese deveria ter mantido o local original do TI. Contudo, vem com uma conversa que o Banco do Brasil deu o terreno? Estranho, pois houve uma contra-partida que foi alocar o BB no Parque do Cordeiro e o investimento do banco na construção do prédio? Saiu barato.
      – o que os católicos e o IPHAN iria achar uma estação elevada passando em frente a igreja do Cordeiro obstruindo a sua visualização? Fizeram mudança no projeto tirando o elevado longitudinal a avenida para depois fazer um transversal. A construção no futuro do elevado transversal não vai trazer prejuízos ao HGV com várias máquinas transitando, estrangulamento da via criando retenção, buzina, isso sem falar no TI caso mantido precisando os ônibus acessarem ou sair dele e o entorno congestionado devido a obra do elevado. Se há elevado para construir, é no cruzamento da Abdias com a San Martin. A estação BRT que seria elevada perto do HGV vai ser em nível de via, em frente ao local do TI.
      – O Governo negociar com uma única pessoa jurídica é mais fácil que várias nesta situação e físicas. A área do HGV é do Governo, então ele dá a destinação que quiser, afinal de contas se alguns do HGV querem vetar a construção do TI que vai ser bancada pelo Governo, este impedido juridicamente pode barrar qualquer intenção de ampliação do hospital como é a dificuldade relatada acima pela Sra. Emilia.

  4. Foram com muita sede ao pote, devido a essa copa do mundo, e escolheram de maneira ignorante o local errado para se construir uma integração de ônibus. Eu queria saber o que engenheiros de verdade acham da ideia porque os profissionais da saúde não aprovaram.

    • Veja o comentário da Emília, pois se um que diz que outros aprovam, embora traga algum tipo de prejuizo que pode ser evitado se fizessem uma reforma no hospital, até pela idade que ele tem, afinal manutenção periódica não fazem por negligência, não se dizer que é consenso os profissionais não concordarem.

  5. É incrível como aparece “porta voz” do governo para defender esse erro grosseiro de construir um terminal de ônibus ao lado de um hospital. E outra, o ato é para que o terminal seja construído em outro local e não para que deixe de ser construído (de forma alguma), sendo assim para não atrapalhar nenhum dos lados.

    • Se fosse um TI usando trólebus, qual a desculpa que iriam dar? As árvores da calçada do HGV, impróprias para calçadas, detonam a mobilidade dos cadeirantes que preferem ir pela faixa de carros. Não estão vendo que o próprio hospital não respeita o seu paciente. Não há rampa de acessibilidade da via para a calçada danificada, nem calçamento bom da entrada até o centro de recuperação de traumas (são várias pedras grandes desniveladas), que acumulam água quando chove. No outro lado da avenida, onde há parada de ônibus perto de uma farmácia a calçada é cheia de altos e baixos. Um dia, quando fui a bloco citado, ajudei um cadeirante a ir a parada no outro lado da via e vi o quanto é ruim só empurrar devido a falhas no calçamento interno e falta de rampas. Imaginem quem se depende da própria força para mover a cadeira?
      Há soluções para manter o TI junto ao hospital sem prejudicar os pacientes. Não adotam porque não querem. Antes eram um banco e banco da forma como é visado hoje em dia, assantantes poderiam explodir a agência, ter assalto com tiros, enfim, iria pertubar quem está na via e na ala norte. Aceitam certas coisas que são mais perigosas que outras, mas só veem o que querem.

  6. Este terminal ainda será construído? Tive informações, a qual não dei muito crédito, que ele não será mais construído. Se for verdade, o grande investimento que o Hospital Getúlio Vargas ficará recebendo falou mais alto e o espaço que era do BB ficará para ampliação do hospital. Como falei antes, não dei muito crédito por não saber se é verdade.

  7. Amigo, acho que este TI não será mais construido. Primeiro que, ao que parece, estão construindo uma estação ao lado do terreno em ritmo acelerado enquanto não fazem nada no terreno onde será ou seria o TI, segundo é que se você entrar no hospital verá que a ampliação do mesmo está crescendo para o lado do terreno que será ou seria do TI, tem até placas da obra.

  8. Outro protesto está marcado para amanhã, 26/09/13, contra as obras deste TI. Os servidores da saúde e moradores não querem de jeito algum que o TI seja construído ao lado do hospital.

    • Será que não está na hora da mídia procurar um engenheiro e a secretaria da saúde e perguntar os riscos deste TI ao lado, alguns dizem até que muito próximo, do hospital?