Via Metropolitana Norte vai melhorar acesso em Olinda e Paulista

Via Metropolitana Norte - Secretaria das Cidades/Divulgação

Por

Tânia Passos

Idealizada há pelo menos 30 anos, a Via Metropolitana Norte começa a sair do papel diferente do que havia sido planejada inicialmente, mas trazendo nova perspectiva de mobilidade para os bairros de Maria Farinha, Pau Amarelo e Janga, em Paulista, e de Rio Doce, Jardim Atlântico e Jardim Fragoso, em Olinda. Quem sair de Paulista para o Recife, por exemplo, não terá que passar por dentro de Olinda.

Já os moradores da Zona Norte de Olinda poderão ir ao Aeroporto Internacional dos Guararapes sem precisar passar pela Avenida Agamenon Magalhães. A nova via, prevista no Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), complementa-se à 2ª perimetral, totalizando 10,1 km. O processo de licitação das obras viárias foi iniciado em março, mas os serviços devem começar no segundo semestre, com prazo de 24 meses e custo de R$ 126 milhões pelo PAC Mobilidade.

O canal por onde passa o Rio Fragoso, em Olinda, será alargado em até 45 metros. As duas marginais terão 10,5 metros de largura com três faixas de rolamento cada, além de faixa exclusiva de ônibus, ciclovia e calçada. O sistema contará com quatro pontes e um viaduto que passará por cima do Terminal Integrado da PE-15 para se ligar à 2ª perimetral. “Essa via era um planejamento de longo prazo”, detalhou o presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), Flávio Figueiredo.

O órgão está responsável pelo alargamento e o revestimento do canal e a construção de habitacionais para famílias que terão casas desapropriadas. Até agora, 2,3 km do canal foram revestidos. “As obras serão feitas paralelamente ao revestimento do canal pela Secretaria das Cidades”.

“A via é importante para toda a região Norte. Permitirá a retirada do fluxo, que hoje passa pela Avenida Getúlio Vargas (Olinda) e poderá seguir pela PE-15 e a 2ª perimetral”, explicou o secretário de Trânsito de Olinda, Oswaldo Lima Neto.

A ideia original previa uma via paralela à PE-15 fazendo a ligação de Paulista a Abreu e Lima. A ligação passou a ser entre Paulista e Olinda. “As cidades mudam e esse projeto terá papel fundamental na urbanização e na passagem de tráfego”, destacou a engenheira Regilma Souza, que participou da elaboração do PDTU.
Perimetral
A 2ª perimetral terá o edital do projeto executivo e das obras lançado no fim de julho. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços do Recife, Nilton Mota, as obras deverão ser iniciadas no início de 2014. “A licitação será para as perimetrais 2 e 3 e ainda para a radial Sul”, afirmou.

Saiba mais

6,1 km de extensão de via

4 km da triplicação da 2ª perimetral

10,5 metros é a largura de cada uma das vias marginais

4 pontes

1 viaduto (sobre o Terminal da PE-15)

1 ciclofaixa

1 faixa exclusiva de ônibus 6 km de canal serão revestidos

2,3 km já foram revestidos

45 metros de extensão será o alargamento do canal

2 mil famílias serão desapropriadas ao longo do Rio Fragoso

6 bairros serão beneficiados diretamente pela via 2015 é a estimativa de entrega da obra

24 meses é o tempo de execução da obra (iniciada em maio de 2013)

R$ 126 milhões é o custo do sistema viário da Metropolitana

Fonte: Secretaria das Cidades

11 Replies to “Via Metropolitana Norte vai melhorar acesso em Olinda e Paulista”

  1. Vi o projeto. Bom. podia ser melhor. Explico: as calçadas estão projetadas para terem meros “2 metros!!!!”. Não dá pra nada. principalmente margeando uma via expressa como essa. Penso que seja até perigoso. O pernambucano tem uma cultura terrível de construir calçadas que mal cabem 2 pessoas lado a lado. sugiro aumentar dos atuais 2 metros para 4 metros, pelas características da via. Outro, dos 2,5 metro da ciclovia, para 3 metro, apenas 50 cm que farão muita diferença para quem está numa bike!E dos 1,6 para 3 metros dos canteiros que ficarão a margem do Rio Fragoso, permitindo-se plantio de árvores de maior porte, melhorando o paisagismo e a arborização, preferencialmente com espécies da mata atlântica, característica da área. Finalmente NÃO DEVERIAM CONCRETAR O RIO e chamá-lo de canal, esse termo já virou pejorativo de esgoto. Deixem as margens naturais em terra!

  2. Que maravilha…! Será que esse Projeto vai sair mesmo do papel? ele deveria ser feito para ontem, pois quando tiver pronto, já estará superado! meu Deus, quando iremos ter mobilidade entre Paulista- Recife! Hoje gastamos 1:45hs para andar apenas 24 km, isso na melhor das hipóteses! Espero estar Vivo para ver! Só os fracos de rendem!

  3. FAZER ESTA VIA JÁ E UMA GRANDE VITORIA…!!! SE AS CALÇADAS TIVEREM 2,48 OU 2,49 ALMENOS PRA MIM NÃO VEM AO CASO,ESTOU NA ESPERA A 30 ANOS E ATÉ AGORA NADA, O TEMPO ME DEIXOU MUITO REALISTA E HOJE JÁ NÃO FAÇO TANTA QUESTÃO POR UM,OU DOIS CENTÍMETROS..!!!!!!!!!!!

  4. Projeto maravilhoso, não quero saber se tem calçada estreita, rio cimentado, quero ver o projeto executado! precisa urgente desvia a BR 101 norte – Recife – Goiana, do comercio de Abreu e Lima, somos obrigados passar por dentro do comercio, deve fazer um viaduto ou desviar, todos os dias é um caos passar por esta parte da BR 101 Norte.

  5. Que coisa boa, até que fim! teremos esta obra maravilhosa, vamos ter um grande alivio no transito da ala norte , agora precisa urgente passar o preço das passagens de ônibus Recife -Goiana, passa área metropolitana do grande Recife, preço do passe B, R$ 3.50, o preço atual fica inviável para o deslocamento dos moradores Recife ou Goiana, a passagem para Ipojuca que é bem mais distante é R$3.50.

  6. Espero realmente que esse projeto saia do papel e que possa proporcionar a nós moradores de Olinda e Paulista uma mobilidade maior e uma qualidade de vida melhor…nós estamos cansados, são em média 3 horas por dia para ir e vir(paulista-recife) num trajeto de 24 km apenas, sem falar que na maioria das vezes em pé em um ônibus super lotado.Espero estar viva pra ver essa realidade ser mudada.Nós trabalhadores merecemos isso!

    • Fala-se da Ferreira Guedes, atuando na engenharia desde 1936, possui o maior “know–how “ de infra-estrutura ferroviária do Brasil e outras grandes obras. Vamos vê se o prazo será cumprido e terá sua conclusão. É preciso estar de olho. Sabe-se como é, temos exemplos de grandes obras não concluídas.

  7. Tô muito feliz com essa obra que eu achava que estava engavetada! vou me mudar pras torres em frente ao Bompreço ano que vem! e um dos problemas deu me mudar pra lá era o transito, agora me mudarei com certeza!!!!!!!!!!!!!