Associação Nacional de Transportes Urbanos avalia mobilidade do Recife na Copa das Confederações

Estação Cosme e Damião - Foto - Teresa Maia DP/D.A.Press

Por

Tânia Passos

Um olhar de fora sobre o esquema de mobilidade nas seis cidades-sedes da Copa das Confederações. A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) enviou equipes para as sedes e fez um estudo das alternativas de transporte de torcedores durante os jogos.

O Recife teve um desempenho considerado satisfatório, em escala entre péssimo, ruim, regular, satisfatório, bom e ótimo. A capital só não perdeu para Salvador, que foi regular. Empatou com Brasília e ficou atrás do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza, que tiveram desempenho bom. Essas três cidades conseguiram desocupar os estádios em pouco menos de uma hora, mesmo enfrentando uma onda de protestos nos dias dos jogos.

No Recife, o jogo avaliado foi entre Itália e Japão, em 19 de junho, justamente a partida para a qual foram feitas alterações pela Secretaria da Copa, incluindo o uso do estacionamento na UFPE, com transporte por ônibus à Arena, e a instalação de uma rampa para desafogar a estação Cosme e Damião, maior gargalo nos dois jogos anteriores: a estreia da Arena Pernambuco, entre Náutico e Sporting de Portugal, e o primeiro jogo das Confederações em Pernambuco, entre Espanha e Uruguai.

Estação Cosme e Damião - Foto - Nando Chiappetta DP/D.A.Press

O jogo Itália x Japão foi menos traumático que os outros dois. O técnico da NTU, André Dantas, que apresentou o resultado do estudo durante o Seminário de Mobilidade Sustentável, em São Paulo, não explicou o critério da escolha da partida. “Nós observamos as alternativas futuras que também estão sendo trabalhadas e não um jogo em si”, disse.

A secretária-executiva das Cidades, Ana Suassuna, não concorda com a avaliação. “Fizemos as alterações e o transporte ocorreu sem grandes transtornos. Só fomos informados que sediaríamos a Copa das Conferedações em novembro de 2012 e alguns projetos previstos para a Copa de 2014 não estavam concluídos”, ressaltou.

Exemplos
O planejamento de Belo Horizonte para situações de emergência foi fundamental para o esquema. Houve cinco simulações e no dia do jogo tudo teve que ser modificado no intervalo, por causa das manifestações. Fortaleza apostou nos bolsões de estacionamento e o Rio de Janeiro no metrô, mas lá não houve os mesmos problemas de gargalos como ocorreu no Recife.

Painel cidades Copa das Confederações - Arte/DP

2 Replies to “Associação Nacional de Transportes Urbanos avalia mobilidade do Recife na Copa das Confederações”

  1. Se aquela agonia toda foi “satisfatória” quanto mais se fosse ruim hein??? Mas pela copa tudo vale não é??? Uma desorganização geral,o transito parado(quero novidade),reclamação geral(mas continuaram indo),ônibus insuficiente,metrô precário e também insuficiente,filas enormes,sem falar dentro da Arena PE,como preços de alimentos,de primeiro mundo,mas deixando à desejar em outros quesitos,como compras de cadeiras antecipadas e mais caras,e na hora,os lugares já estavam ocupados!!! Com tudo isso,ainda dizer que foi satisfatório???? Ou acham que agente é burro(ou tem certeza),ou já está tudo uma esculhambação mesmo,que não estão nem aí…. E qualquer coisa que vim,o povão aceita calado. Será???

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