Operação Dá Licença para o Ônibus entra na quarta etapa em São Paulo

Faixa exclusiva ônibus São Paulo - CET/Divulgação

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) inauguram, nesta segunda-feira (26/08), a quarta e última etapa da faixa exclusiva à direita para ônibus no Eixo Norte/Sul.

Essa etapa estará na Avenida Senador Teotônio Vilela, perfazendo uma extensão de 1,25 km, indo da Av. do Jangadeiro até a Av. Atlântica (Largo do Rio Bonito), e valerá em ambos os sentidos da via, de segunda a sexta feira das 6 às 22 horas.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores.

Desde o início do ano até agora já foram implantados 128,56 km de faixas exclusivas. Se somarmos as ativações desta segunda-feira, teremos 136,06 km. Com esta medida, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Para sinalizar esta última fase de implantação da faixa exclusiva no Eixo Norte/Sul, foram utilizadas 91 placas de trânsito, 165 m² de pintura relativa à adequação da sinalização horizontal e 32 faixas de vinil informativas aos usuários da via.

Alterações de Circulação

Junto com a deflagração da nova extensão da faixa exclusiva, a CET vai realizar as seguintes alterações de circulação no tráfego:

–   Inversão da circulação do tráfego na Rua Icanhema, no trecho entre a Praça Dona Carmela Dutra e a Avenida do Jangadeiro.

–   Implantação de sentido único de circulação do tráfego na Rua Anibal dos Anjos Carvalho, no trecho entre a Avenida Senador Teotônio Vilela e a Rua Icanhema, passando o tráfego a operar no sentido da Rua Icanhema.

–  Implantação de sentido duplo de circulação do tráfego na Rua Guaiuba, no trecho entre a Av. Senador Teotônio Vilela e a Rua Acuti.

–  Implantação de circulação exclusiva de ônibus na Av. Senador Teotônio Vilela, sentido Centro, entre R. Padre José Garzotti e Av. do Jangadeiro, por  período integral. Ou seja, nesse trecho específico, só os ônibus do transporte coletivo poderão trafegar pela Av. Teotônio Vilela em direção ao Centro, tendo como alternativa aos demais veículos o desvio pelas ruas Padre José Garzotti e Icanhema para acessar a Av. do Jangadeiro.

Vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

População beneficiada

No trecho desta implantação, circulam pela Av. Senador Teotônio Vilela 31 linhas de ônibus municipais no sentido Centro, transportando 344 mil passageiros/dia útil, e 30 linhas no sentido oposto, Bairro, transportando 346 mil passageiros/dia útil.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários. Para informações de trânsito, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões

Fonte : CET