Delegado classifica como leve a facada que um agente de trânsito deu em um motorista do Recife

Zona Azul no Cnetro do Recife - Foto - Paulo Paica DP/D.A.Press
Zona Azul no Centro do Recife – Foto – Paulo Paiva DP/D.A.Press

Não chegou a ser uma discussão de trânsito. Na verdade, a emissão de uma multa por estacionamento irregular acabou resultando, ontem, em uma briga corporal entre o agente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife, Felipe Aguiar, e o comerciante Mário Francisco do Nascimento, 32. De acordo com testemunhas, o comerciante parou o carro na área de Zona Azul, sem o talão de acesso e foi multado. Minutos depois voltou com o talão e pediu para que a multa fosse retirada, alegando que havia ido comprá-lo. O agente teria recusado e ainda aplicou uma segunda multa de carga e descarga irregular. Foi iniciada então uma discussão que terminou em uma luta corporal. O incidente ocorreu na Rua da Palma, no Centro do Recife, e terminou com o agente de trânsito na delegacia e o comerciante na mesa de cirurgia do Hospital da Restauração com perfuração no pulmão. O caso foi tratado pelo delegado de plantão da Delegacia de Santo Amaro como desacato do comerciante e lesão corporal leve de ambos. Acompanhe a entrevista com o delegado.

Delegado Paulo Clemente/Delegacia de Santo Amaro/Recife - Foto - Tania Passos DP/D.A.Press
Delegado Paulo Clemente/Delegacia de Santo Amaro/Recife – Foto – Tania Passos DP/D.A.Press

 

Entrevista >> Paulo Clemente – Delegado

“Ele deu um soco no agente”

O que vai acontecer nesse caso?
O comerciante vai ser enquadrado por desacato à autoridade e lesão corporal leve, uma vez que ele deu um soco no agente de trânsito. E o agente de trânsito também vai responder por lesão corporal leve.

O comerciante teve o pulmão perfurado. Isso é leve?
Eu estou me baseando no laudo médico que está aqui na delegacia. Só posso me posicionar com provas. E não foi encontrada nenhuma faca ou canivete.

Pode nos mostrar o laudo?
Sim.

Delegado, não dá para entender a letra do médido. O que diz o laudo?
É, não dá para entender.

Mas o senhor disse que se baseou no laudo. Quem lhe disse o que estava escrito?
Foi o tenente da polícia que trouxe o documento e disse que a lesão foi leve e ele tem fé de ofício.

Segundo o HR, foi confirmado o uso de arma branca…
Houve um ferimento e os médicos fizeram uma sutura nele. Ele deve ser liberado até amanhã (hoje). Seria lesão corporal grave se ele ficasse uns 30 dias sem trabalhar.

2 Replies to “Delegado classifica como leve a facada que um agente de trânsito deu em um motorista do Recife”

  1. Eu fico pensado porque o governo torra, pelo menos é o que se pode dizer deste episódio, o dinheiro dos tributos que pago com campanhas de educação no trânsito quando educação requer bom senso, que pode ser representada no Código de Trânsito pelo ato até administrativo de advertência.
    Embora o comerciante tenha agredido o guarda criando uma briga, o guarda poderia ter advertido o comerciante antes de aplicar a primeira autuação, afinal nem todos saem talões no veículo, no centro não é tão fácil de encontrar a depender do local e dia. Se o comerciante apresentou o talão para por no veículo, o guarda poderia retirar a multa e advertir verbalmente ou mesmo aplicar advertência para numa repetição não ter desculpa e ser penalisado, pois já saberia do procedimento.
    Justa, pelo visto, foi a multa sobre fazer carga-descarga em horário e local impróprio. No entanto, se tivesse o guarda feito a dispensa anterior, o comerciante não tinha o que questionar a depender do nível de educação deste, afinal o guarda já o teria advertido sem pesar no bolso quanto a falha do talão, o que poderia evitar o desentendimento que resultou em agressão física.
    Por essas e outras, agentes e guardas de trânsito por não cumprirem as previsões do CTB, para mim, pioram a situação. Não estou aqui defendendo que eles devem ser gente boa sempre, pois condutas que estão ligadas a segurança não devem ser toleradas, mas se ainda hoje vemos pessoas em motos de baixa cilindrada sem nenhum equipamento de segurança e notei que alguns adolescentes, à noite, transitam nestas motos sem ligar as luzes, já vi alguns na Av. Caxangá e Rua Gomes Taborda, o que pode provocar acidente, afinal um condutor de veículo maior pode não vê-la e colidir, quem pode coibir não coibe, quem pode evitar tais situações com conversas e ações previstas no CTB não faz, promovem é uma insatisfação.

  2. Essa CTTU junto com esses guardas de transito,já deveria ser extinto à muito tempo…. Não serve pra nada!!!! Ontem(26/09)passei na rua da concórdia para ir lá para rua da palma,tinha uns 10 à 12 guardas na concórdia,e na palma não tinha nenhum,e pense numa zona que estava!!! Isso não existe,deu vontade de dar a volta e dizer na cara deles para pelo menos 01 ir lá na palma,mas eu acho que iria acabar levando uma multa por isso….. Como é que um cidadão tem o pulmão perfurado e o delegado diz baseado no que outro falou que aquilo foi leve hein??? Cada dia que passo,tenho certeza que aquela zona que se tornou o centro do Recife,nunca vai ter jeito,é como se tivesse uma MAFIA generalizada pela cidade!!!!