Só 30% dos ônibus vão ter ar

Passageiros ônibus/Recife - Foto - Roberto Ramos /DP/D.A. Press
Passageiros ônibus/Recife – Foto – Roberto Ramos /DP/D.A. Press

A última etapa da licitação do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife começa amanhã com a publicação do edital das linhas referentes aos lotes 3, 4, 5, 6 e 7, que correspondem a 70% do sistema. A publicação do edital não deverá surpreender os empresários do setor.

O governo vai manter os mesmos critérios em relação às exigências de climatização, câmbio automático e motor traseiro nos ônibus, referente ao edital dos lotes 1 e 2, onde estão inseridos os corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. Dessa forma, as empresas terão até dois anos para climatizar os ônibus que façam parte das linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI).

Já os ônibus convencionais não têm mais prazo para climatização. No primeiro edital, lançado em janeiro deste ano, a previsão era refrigerar toda a frota do SEI até junho de 2014 e os convencionais até 2020, mas a licitação foi esvaziada e o governo acabou cedendo à pressão dos empresários.

Na prática, dos 2.603 ônibus da frota prevista com a nova licitação para todo o sistema, somente 764 serão climatizados em até dois anos, o que corresponde a 30% da frota. De acordo o secretário das Cidades, Danilo Cabral, a climatização vai atender principalmente os ônibus que integram o Sistema Estrutural Integrado (SEI), que atualmente têm uma frota de 1.416 veículos e deverá passar a ter 852.

“Nós estamos priorizando a frota do SEI, que hoje atende 800 mil usuários e, com a implantação dos 25 terminais, passará a atender 1,6 milhão de usuários”, afirmou. Segundo o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, a climatização dos ônibus convencionais pode ser definida no futuro depois que se tiver dados concretos de custo.

“Nós não temos no país nenhum parâmetro com toda a frota climatizada para avaliarmos os custos. Nós esperamos que a frota que será climatizada em até dois anos possa nos dar subsídios para definir se compensa ampliar a refrigeração para toda a frota”, explicou Nélson Menezes.
A nova licitação vai cobrir 269 linhas com uma frota de 1.892 veículos, sendo 1.338 convencionais e 554 articulados no modelo padron, dotado de câmbio automático e motor traseiro, uma das principais reivindicações dos motoristas. “Em uma das inaugurações dos terminais um motorista me parou e disse que chega a passar até 500 machas por dia. O câmbio automático trará mais conforto ao usuário e principalmente ao motorista”, ressaltou o governador Eduardo Campos.

Os ônibus que serão equipados com câmbio automático e motor traseiro também serão climatizados, o que chega ao mesmo percentual de 30% da frota. As empresas têm até dois anos para implantar os equipamentos, sendo 50% da frota no primeiro ano.

7 Replies to “Só 30% dos ônibus vão ter ar”

  1. É, como escrevi ontem o Governo não está ai, pela qualidade do Transportes Público, e sim que os usuários explodam-se.
    Transportes de péssima qualidade, Ônibus sem a minima condições
    de tráfega pelas ruas das Cidades.
    Hoje existem Ônibus Semi-Automático, com menos Dispêndios para as
    Empresas, conforto para os Motoristas,Velocidade controlada, etc…
    Governo não se preocupa com os usuários.
    Esperam-se mais de 30 Minutos pelo coletivo, em qualquer Subúrbio.
    Trem de superfície sem lotados, não comporta a demanda de Passageiros.Governo Federal,Estadual e Municipal são realmente uma
    PIADA.

  2. Lembro bem que na época em que as ruas do Recife eram dominadas pelas kombis e vans de lotação, a maioria da frota de ônibus da cidade possuía ar condicionado. Isso porque as kombis e vans eram concorrentes diretos dos donos das empresas de ônibus.
    Então, João Paulo foi eleito prefeito, e proibiu a circulação das lotações clandestinas. E os ônibus confortáveis e com ar condicionado, foram aos poucos desaparecendo. Ele, é claro nunca foi responsabilizado por essa queda na qualidade do transporte público.
    Agora, lendo essa reportagem sobre a lambança que está ocorrendo nas licitações do transporte público, é frustrante concluir que prefeito e governador encontram-se reféns dos empresários do setor.

  3. Governo Federal nesse caso não tem culpa caro Gerson Gomes. quem tem são os”gestores” e nós que fomos atrás de um JCPM ao eleger o”Geraldo Bike”e esse Dudu Traira,na loucura de querer ser presidente do Brasil. 30% da frota com Ar-condicionado. Vitória dos empresários mão de vaca do Recife! se nosso povo tambem fosse educado…

  4. Motorista reclamando por que tem que passar marchas é realmente o fim da picada. Quanto ao motor traseiro, realmente é a melhor escolha, pois traz melhor estabilidade na condução do veículo. Agora minha pergunta eh? Até quando irá se esperar por intervenções na PE-01 (av claudio gueiros leite, Janga), amigo o fluxo dali é elevadíssimo, em qualquer dia ou horário, a área já demanda a muito de novas rotas de escoamento, investimentos imobiliários importantes estão se instalando e nada eh feito. DUDU isso eh que eh gestão…

  5. “Nós estamos priorizando a frota do SEI, que hoje atende 800 mil usuários e, com a implantação dos 25 terminais, passará a atender 1,6 milhão de usuários”, afirmou. Segundo o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, a climatização dos ônibus convencionais pode ser definida no futuro depois que se tiver dados concretos de custo.
    PEDRORECDOSKYSCRAPERCITYLDNÉFAKE

  6. Pelo amor de Deus este governo deve deixa de ser Hipócrita ar condicionado para uma cidade como recife seria excelente, mais a demanda e muito alta de passageiros o ar não traz conforto para o usuários pois na pratica pois vais vira uma incubadora de vírus, acredito que ônibus com motores traseiro e janelas inteira sem divisão já trás mais ventilação para os veículos e ar circulatório menos problemáticos ventiladores no lugar do AR CONDICIONADO, peço a esta blogueira que a te alinha 026 TI.Aeroporto / TI. Joana Bezerra para ver os veículos que a (BOA) comprou verdadeiros micro ondas o veiculo tem problemas de carroceria feita nas pressa o Motorista torra como a temperatura do motor Volkswagen 17.230 OD Euro V o problema e que a carroceria não comporta bem e em geral todos os passageiro reclama mais aceita numa boa ele e passageiro a gora se coloca no lugar do o operador que fica no volante e percorre em media 128 KM por dia dividido em 5 viagem