BRT entra em fase de teste no Recife, mas usuário só em dia 17 de maio

Início dos testes com BRT no Recife - Foto Júlio Jacobina DP/D.A.Press
Início dos testes com BRT no Recife – Foto Júlio Jacobina DP/D.A.Press

No mês de junho, quando o Recife estará sediando alguns jogos da Copa do Mundo, a expectativa é que sete linhas estejam sendo operadas: Camaragibe/Derby, Camaragibe/ Conde da Boa Vista, Caxangá/ Boa Viats, 4ª Perimetral/ Joana Bezerra, 4ª Perimetral/Conde da Boa Vista, 3ª Perimetral/Derby e 3ª Perimetral/Conde da Boa Vista. Ao tod deverão ser utilizados 95 ônibus para este ramal.

Em junho também deve ser iniciado o projeto piloto de monitoramento operacional (Simob), utilizando painés de led para monitorar o tráfego. Já o Corredor Norte/Sul vai entrar em operação com testes no dia 22 de abril e com passageiros no dia 23 de maio. No dia 24 de maio começa a funcionar com passageiros a linha PE-15/Dantas Barreto. A meta é começar a operar totalmente em setembro, com 84 veículos.

Os anúncios foram feitos na manhã desta quinta-feira pelo presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, durante viagem de demonstração para a imprensa do BRT nos ramais Norte/Sul e Leste/Oeste. O percurso teve início às 7h na Estação 1 da Avenida Caxangá, sentido cidade/subúrbio, próximo às obras do Túnel da Abolição. Na noite de hoje serão realizados os testes práticos, sem a presença de passageiros, realizando o mesmo itinerário.

 

14 Replies to “BRT entra em fase de teste no Recife, mas usuário só em dia 17 de maio”

  1. Sra.Tânia, tenho algumas perguntas e caso a sra. não saiba deixo sugestão para que sejam feitas em alguma entrevista com o Grande Recife.

    1 – As linhas Perimetral III/Derby e Camaragibe/Derby tinham sido confirmadas como Perimetral III/Joana Bezerra e Camaragibe/Joana Bezerra e ainda tem a Perimetral IV/Joana Bezerra confirmada desde o início. Por que o Grande Recife anuncia que as linhas terão ponto de retorno no Derby novamente?

    2 – Como ficará a situação da população que utiliza as linhas Torrões e Cidade Universitária para ir a Ilha do Leite e Ilha do Retiro? A primeira linha será integrada no Perimetral III e a segunda no Perimetral IV.

    3 – Como ficará a situação da população que usa a linha San Martin/Largo da Paz de Afogados para o Cordeiro e Avenida Caxangá e de San Martin para Afogados e Cais de Santa Rita? A linha será integrada no Perimetral III.

    4 – Como ficará a situação da população que usa a linha Avenida do Forte para a Torre, Madalena e Cordeiro? A linha será integrada no Perimetral III.

    5 – As linhas Rio Doce/CDU e Casa Amarela/CDU serão com ônibus comuns, comuns BRT ou serão integradas em algum TI?

    6 – Como ficará a situação da população que usa as linhas Camaragibe/Príncipe e Barbalho (DETRAN) para chegar na Rua do Príncipe e Avenida João de Barros? Foi anunciado que a primeira linha será desativada e a segunda será integrada no Perimetral IV.

    7 – Será construído algum TI novo no corredor da BR-101?

    Forte Abraço.

    • Pelo que eu observo e há no edital, embora ainda haja buracos questionados nas perguntas sem resposta até então.

      1 – As linhas Perimetral III/Derby e Camaragibe/Derby tinham sido confirmadas como Perimetral III/Joana Bezerra e Camaragibe/Joana Bezerra e ainda tem a Perimetral IV/Joana Bezerra confirmada desde o início. Por que o Grande Recife anuncia que as linhas terão ponto de retorno no Derby novamente?

      Dados do edital com notícia anterior divulgada, os TIs Camaragibe, 3º Perimetral e 4º Perimetral terão linhas para Joana Bezerra. Essa inicial que diverge do edital não revisado onde havia linha até o Derby partindo do TI 3º Perimetral, considero limitação por conta do andamento das obras na Av. Conde da Boa Vista e estações do Norte-Sul a partir da Av. Guararapes onde algumas devem ser compartilhadas com o Leste-Oeste. Assim que essas obras forem entregues, a linha de Camaragibe até o Derby seria a centro. Com outro entendimento sobre o Derby, as linhas que irão para o TI Joana Bezerra talvez dependam da conclusão do novo que tá longe de ser concluído, bem como ninguém explica como será a circulação dos BRT do Leste-Oeste entre a Praça do Derby e o TI Joana Bezerra sem ter nenhuma estação do Norte-Sul em pronta, melhor dizendo nem saiu do papel.

      2 – Como ficará a situação da população que utiliza as linhas Torrões e Cidade Universitária para ir a Ilha do Leite e Ilha do Retiro? A primeira linha será integrada no Perimetral III e a segunda no Perimetral IV.

      Pode parecer estranho, mas dá para ir a pé da R. Benfica até o Sport, Extra (rua que entronca com a Abdias), e R. Paissandu via a CDU/Caxangá/Boa Viagem que deverá sair com a BRT para Joana.
      Eu, particularmente, pensava que o Grande Recife com o novo TI Joana colocaria nova linha circular para fazer este atendimento das linhas que serão integradas nos novos TI da Av. Caxangá, mas pelo visto por falta de detalhes e porque não visão, o usuário vai é a pé mesmo.

      3 – Como ficará a situação da população que usa a linha San Martin/Largo da Paz de Afogados para o Cordeiro e Avenida Caxangá e de San Martin para Afogados e Cais de Santa Rita? A linha será integrada no Perimetral III.

      Pelo edital será apenas San Martin/ TI Caxangá 3º Perimetrail. A conexão para Afogados será perdida ou devem pensar que não será problema o usuário pegar as linhas da 2º Perimetral no túnel da Abolição. Se a estação próximo ao túnel fosse integrada a parada do túnel evitaria novo pagamento e assim poderia criar uma circular a partir da Madalena até o Terminal de Santa Rita que poderia é virar TI. Eu eliminaria a San Martin com a entrega do TI Santa Luzia e colocaria uma interterminal San Martin/TI Caxangá 3º Perimetral ou TI Caxangá 3º Perimetral/TI Santa Luzia/TI Tancredo Neves, que estão na rota da 3º Perimetral.

      4 – Como ficará a situação da população que usa a linha Avenida do Forte para a Torre, Madalena e Cordeiro? A linha será integrada no Perimetral III.

      A linha Torre como a Av. do Forte serão integradas ao TI 3º Perimetral. A Torre passará a ser Torre (José Osório), então quem for para a Torre e, acredito, Av. Beira Rio, retornando pela R. José Osório, pegará onde a Torre passa ou no TI Caxangá 3º Perimetral.

      5 – As linhas Rio Doce/CDU e Casa Amarela/CDU serão com ônibus comuns, comuns BRT ou serão integradas em algum TI?

      Pelo edital, continuarão comuns exceto de as empresas ofertarem modelos melhores – teve uma época que a Rio Doce/CDU passou uma semana operada por veículos articulados. Não há previsão segundo edital serem integradas, só novos TIs forem feitos, e deverão usar as paradas ditas provisórias na Av. Caxangá.

      6 – Como ficará a situação da população que usa as linhas Camaragibe/Príncipe e Barbalho (DETRAN) para chegar na Rua do Príncipe e Avenida João de Barros? Foi anunciado que a primeira linha será desativada e a segunda será integrada no Perimetral IV.

      Novamente, devem querer que o usuário vá a pé para esses destinos com a justificativa que haverá ganho de tempo no BRT, mas é bom lembrar que a partir de certos locais dessas vias, próximos a Av. Agamenon, com as linhas que irão para o TI Joana, o usuário fazendo um percurso maior poderá pegar ônibus que transite pela avenida tipo Xambá/Joana, PE-15/Joana, mas, novamente, poderiam ter criado circular para este atendimento a partir do TI Joana ou da estação do Derby. Só no TI Recife há linha que vai para a R. do Príncipe.

      7 – Será construído algum TI novo no corredor da BR-101?

      Novo por novo, a corredor BRT da 4º Perimetral (BR 101), prever e o Grande Recife já admite, fazer um novo TI da Macaxeira. O TI Abreu e Lima é comum a 4º Perimetral e a 2º Perimetral. O TI Caxangá 4º Perimetral segundo projeções será integrado indiretamente a futura estação do corredor da BR 101 sobre o viaduto que passa pela Av. Caxangá, então o novo TI do Leste-Oeste em tese faz parte da BR 101 tanto que é TI Caxangá 4 º Perimetral.

      • 1 – Por que não tem as linhas TI Xambá para TI PE-15 e TI Macaxeira?

        2 – Por que o TI Rio Doce não é do SEI?

        3 – Os ônibus das linhas circular que atuam na região central terão portas de BRT?

    • A única linha das citadas acima pelo Forista que irá acabar é a Camaragibe/Príncipe. As demais por serem de bairro serão integradas aos novos TIs e assim terão seus percursos limitados do terminal até o TI, embora a Torre (José Osório) tenha caráter circular, como será a Cidade Universitária/TRT/TI Caxangá 4º Perimetral. Do TI para o centro ou Joana Bezerra será via ônibus BRT.
      Das linhas cujo terminal fica na região do Cordeiro, a Sítio das Palmeiras conforme edital será extinta ficando apenas Torrões, Roda de Fogo e Av. do Forte que são os bairros/comunidades próximos.
      A San Martin passaria a ser alimentadora do TI Caxangá 3º Perimetral não indo mais para Afogados, como o atendimento a R. Joaquim Nabuco onde há algumas unidades da Univ. Maurício de Nassau deixará de ter atendimento por falta de mais detalhes no edital hoje pelas Barbalho/Detran, Engenho do Meio, Camaragibe/Príncipe.
      Não escutei até então relatos sobre o Grande Recife convocar reuniões com as comunidades para explicar o funcionamento dos novos TIs e as alterações nos itinerários das linhas até para tentar antes de por em operação fazer ajustes. Isso, por sinal, deveria, caso não tenham feito, ter ocorrido antes da licitação de ônibus, pois se houvesse necessidade de manter linha, alterar trajeto ou acrescentar por conta de limitação das antigas, o edital teria as linhas que a população aprovou evitando como pode ocorrer ajustes depois, se for possível, pois o TI Caxangá 3 Perimetral tem tamanho limitado, então por conta disso ele pode não suportar acréscimo de outras linhas.
      Abaixo, breve resumo das linhas do Leste-Oeste segundo edital.

      T.I. Camaragibe:

      419 – Matriz da Luz (Integração) – Lote 2
      420 – Muribara (Integração) – Lote 2
      463 – Araçoiaba/Camaragibe – Lote 2
      466 – Vera Cruz (Integração) – Lote 2
      467 – Chã de Cruz (Integração) – Lote 2
      473 – Loteamento João Paulo II (Integração) – Lote 2
      475 – Timbi (Integração) – Lote 2
      476 – Santa Mônica (Integração) – Lote 2
      477 – Santa Terezinha (Integração) – Lote 2
      478 – Santana (Integração) – Lote 2
      483 – Lot. São João e São Paulo (Integração) – Lote 2
      486 – Penedo/T.I. Camaragibe – Lote 2
      487 – Várzea Fria/T.I. Camaragibe – Lote2
      491 – São Lourenço/T.I. Camaragibe – Lote 2
      492 – Parque Capibaribe (Integração) – Lote 2
      493 – Tiúma/T.I. Camaragibe – Lote 2
      490 – Camaragibe/T.I Macaxeira – Lote 2
      480 – Camaragibe/T.I Joana Bezerra – Lote 2
      450 – Camaragibe (Cde. da Boa Vista) – Lote 2

      T.I. Cosme e Damião:

      438 – T.I. Cosme e Damião (Circular) – Lote 2
      459 – T.I. Cosme e Damião/T.I. Caxangá (IV Perimetral) – Lote 2

      T.I. Caxangá:

      402 – Parque Capibaribe/Caxangá – Lote 2
      417 – Nova Morada/Caxangá – CRT
      442 – J. Primavera/Caxangá – Lote 2
      445 – Tabatinga/Caxangá – Lote 2
      464 – Jardim Teresópolis/Caxangá – Lote 2
      488 – Vila da Fábrica/Caxangá – Lote 2
      489 – Bairro dos Estados/Caxangá – Lote 2
      437 – Caxangá (Cde. da Boa Vista) – CRT

      T.I. IVª Perimetral:

      423 – Engenho do Meio/T.I. Caxangá (IVª Perimetral) – CRT
      425 – Barbalho (Detran)/T.I. Caxangá (IVª Perimetral) – CRT
      431 – Cidade Universitária (TRT)/T.I. Caxangá (IVª Perimetral) – CRT
      432 – CDU(Várzea)/T.I. Caxangá (IVª Perimetral) – CRT
      433 – Brasilit/T.I. Caxangá (IVª Perimetral) – CRT
      446 – UR-07/T.I. Caxangá (IVª Perimetral) – Lote 2
      303 – T.I. TIP/T.I. Caxanga (IVª Perimetral) – Lote 3
      440 – T.I. Caxangá (IVª Per.)/B. Viagem/T.I. J. Bezerra – Lote 7
      459 – T.I. Cosme e Damião/T.I. Caxangá (IV Perimetral) – Lote 2
      441 – T.I. Caxangá (IVª Perimetral) – Lote 2
      443 – T.I. Caxangá (IVª Perimetral)/Joana Bezerra – CRT

      T.I. IIIª Perimetral:

      412 – San Martin/T.I. Caxanga (IIIª Perimeral) – Lote 3
      413 – Avenida do Forte/T.I. Caxangá (IIIª Perimetral) – CRT
      416 – Roda de Fogo/T.I. Caxangá (IIIª Perimetral) – CRT
      421 – Torrões/T.I. Caxangá (IIIª Perimetral) – CRT
      422 – Monsenhor Fabrício/T.I. Caxangá (IIIª Perimetral) – CRT
      428 – Torre (José Osório)/T.I. Caxangá (IIIª Perimetral) – CRT
      444 – T.I. Caxangá (IIIª Perimetral) – CRT
      447 – T.I. Caxangá (IIIª Perimetral)/ Joana Bezerra – CRT

      Resumo tirado do forum Skyscrapercity.

  2. É um absurdo retirar da Caxangá as duas linhas que atendem a Rua do Príncipe e Avenida J. de Barros e a única que leva para Afogados, importantíssimas, para quem vai ao Oswaldo Cruz, faculdades, feira de Afogados, Largo da Paz e demais estabelecimentos que atraem a população. É obrigação que a partir dos terminais tenham linhas que façam o trajeto parecido ou igual e caso não tenha, tomara que os moradores da Caxangá entrem com uma ação na justiça.

    • caso perdido xará!a Rua Do Principe raramente dá retorno para essas linhas citadas e para as demais que circulam. sobre o T.I.Caxangá,a 402,deve ser extinta pois o bairro já tem duas linhas integradas.devem colocar Jardim Petrópolis em seu lugar!

      • Você está enganado, a linha Camaragibe/Príncipe é uma linha com super-demanda. A linha Barbalho é razoável, mas poderá ganhar demanda se a partir do terminal perimetral IV tiver o complemento para cidade, pois pessoas de outros bairros poderão usar.

  3. Boa Tarde! O erro começa ao escolherem BRT no lugar de metrô!

    Estou achando essas propostas do consórcio inúteis para o que a população precisa.

    Até então é compreensível que as linhas diretas para Príncipe e Afogados sejam integradas e a partir dos terminais tenham linhas que complementem o itinerário. Tirar essas linhas que beneficiam MUITA GENTE e deixar a população sem atendimento é irresponsabilidade.

    Tenho certeza que faltam detalhes para acrescentar, eles não podem retirar linhas e deixar a população prejudicada, isso vai gerar protestos e com razão. Tenho quase certeza que a Tânia nos dará uma resposta.

  4. O povão terá que se acostumar com o “belo planejamento” elaborado pelos nossos queridos “técnicos”.

  5. Nobres, se for depender dos técnicos do consórcio, estamos todos lascados.