BRT Norte/Sul do Recife passa no teste, mesmo com limitações

 

Estação do BRT na Avenida Dantas Barreto - Corredor Norte/Sul Foto - Alcione Ferreira DP/D.A.Press
Estação do BRT na Avenida Dantas Barreto – Corredor Norte/Sul Foto – Alcione Ferreira DP/D.A.Press

O primeiro dia de funcionamento do Via Livre no corredor Norte/Sul serviu mais como um teste. O feriado municipal no Recife deixou as ruas praticamente vazias e o tempo gasto de viagem foi metade do que está previsto para os dias úteis. No percurso de 10km entre o Terminal da PE-15, em Olinda e a estação do BRT na Avenida Dantas Barreto o tempo de viagem foi de 25 minutos. Em dias úteis, a estimativa é que essa mesma viagem seja feita em 55 minutos.

A dona de casa Maria Lúcia da Silva, 69 anos, ficou entusiasmada com o conforto do ônibus. “Não sabia que ia pegar ônibus novo para ir para a cidade. Era bom que fosse sempre assim”. Já o comerciante Ronildo Almeida, 43, aproveitou o feriado para testar o BRT. “Eu sabia que ia começar hoje e vim ver como funciona. O ônibus é muito bom”, afirmou.

A partir do dia 28 de julho a linha PE-15/Dantas Barreto vai operar em horário comercial, por enquanto, a operação está sendo feita das 9h às 16h, mesmo padrão utilizado na estreia do corredor Leste/Oeste no mês passado.

De acordo com o coordenador de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, André Melibeu a expectativa é que em agosto entrem em operação as outras estações da Avenida Cruz Cabugá, Dantas Barreto, Riachiel e 13 de maio. “Nós só vamos segregar o corredor quando essas estações estiverem funcionando”, revelou.

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, até novembro deste ano já devem estar funcionando as oito linhas previstas para o corredor Norte/Sul, com um total de 84 veículos em circulação. Os BRTs têm a capacidade de transportar entre 140 e 160 passageiros de uma vez e possuem uma estrutura de 19 ou 21 metros de comprimento.

O novo modal começou a circular com quatro veículos e se junta aos 24 ônibus convencionais que já operam na linha PE – 15. Serão feitas 21 viagens diariamente, das 9h às 16h, com um intervalo de 20 minutos entre cada viagem.

Ao sair do Terminal Integrado da PE-15, a primeira linha do BRT Norte/Sul segue pela Avenida Pan Nordestina, passa pelo Complexo de Salgadinho, Avenida Agamenon Magalhães, Avenida Cruz Cabugá, Rua do Riachuelo, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel e, por fim, Avenida Dantas Barreto, de onde retornará no sentido cidade/subúrbio.

A tarifa para a nova linha custará R$ 2,15, equivalente ao anel A do transporte público e mesmo valor cobrado no BRT Leste/Oeste, em operação desde o mês de junho entre o Terminal Integrado de Camaragibe e o Derby. Para utilizar o BRT é necessário possuir o VEM (Vale Eletrônico Metropolitano). O passageiro que não tiver o cartão deverá fazer a troca do dinheiro nas máquinas de auto-atendimento disponíveis nas estações.

3 Replies to “BRT Norte/Sul do Recife passa no teste, mesmo com limitações”

  1. Previsão de 55 minutos para uma distância de 10 Km ? Essa previsão é para o sistema já todo operando nesta linha ou nessa fase de “teste” ? Se essa informação é referência para o momento que todos o sistema estiver operando como foi projetado então isso é um desastre. Mesmo em fase de teste é um média de pouco mais de 10 Km/h.

  2. Entretanto, é preciso se fiscalizar os motoristas desse novo modal. Para que eles não destruam o sistema. Motorista de ônibus é um profissional importante demais para a sociedade. Certos profissionais não podem ser patifes. Juiz de Direito patife. Promotor de Justiça patife. Motorista de ônibus patife. É coisa inaceitável. Os maus profissionais que conduzem a família e as crianças não podem ser infratores da lei. Há motorista que para sobre as faixas de pedestre. Desrespeitam as paradas. Põem em marcha os veículos antes que o passageiro desça o suba o degrau do veículo. Motoristas de ônibus mataram demais nos últimos anos no Recife. E não se tem noticia do julgamento, pelo Poder Judiciário, dos casos. Motorista de ônibus mata mulher. Mata homem. Idoso. Criança. Ciclista. E não se tem noticia do julgamento dos processos pelo Poder Judiciário. Só esses julgamentos garantirão que eventuais assassinos que se mostraram indignos conduzam nossas crianças.