Arco metropolitano, contorno dos litorais Norte e Sul de PE, em 2015

 

Primeiro trecho do Arco Metropolitano terá 75km e corta as BRs-101, 232 e 408 Foto- Zilene Correia/Divulgação

Primeiro trecho do Arco Metropolitano terá 75km e corta as BRs-101, 232 e 408 Foto- Zilene Correia/Divulgação

Por
André Clemente

A obra do Arco Metropolitano poderá sair do papel a partir de 6 de janeiro de 2015. Ontem, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) cumpriu, a priori, a responsabilidade de entregar o estudo que inclui o relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) para a construção do primeiro bloco da estrada, que trata dos 75 quilômetros do Lote 2 do projeto. Mas o calendário obrigatório a ser seguido até o parecer conclusivo de viabilidade da obra não sai antes dessa data. O processo põe fim à esperança do Dnit de iniciar as obras ainda em 2014. O Lote 1, cujo projeto está em reelaboração para desviar de áreas ambientais, pode ter um aumento significativo de tamanho. Um desvio pode levar a extensão total da estrada para 150km ao invés de 77km.

O EIA-Rima era pendência do órgão federal para a CPRH, que havia recomendado alterações e mais clareza no primeiro bloco do projeto. Segundo o diretor-presidente da CPRH, Paulo Teixeira, caso o documento entregue esteja a contento, a publicação do edital de divulgação do Rima será em 5 de novembro, dando início ao calendário oficial até a licença prévia. “Em 12 de dezembro, será feita audiência pública para ter retorno da sociedade sobre o ‘novo’ traçado e, em 15 de dezembro, sairá o parecer preliminar de viabilidade do empreendimento. Estando tudo de acordo, o parecer será emitido no dia 5 de janeiro, com licença prévia emitida no dia subsequente. Já para o segundo trecho, estamos aguardando o projeto”, detalhou.

O primeiro trecho trata de uma etapa menos complexa e com traçado já previamente aprovado. Ele terá 75 quilômetros, corta as BRs-101, 232 e 408 e não possui muitos entraves nas áreas de vegetação. “As recomendações que fizemos ao Dnit eram relacionadas a mais detalhes quanto à fauna e à flora a serem atingidas pela obra, que impactos diretos a rodovia irá trazer”, detalhou o presidente. “A segunda etapa está em readaptação de traçado para livrar a Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia – Beberibe e deve ter 75km”.

Teixeira explicou que o formato de contratação da obra permite entregar as etapas em sequência. “Por se tratar de um RDC (Regime Diferenciado de Contratação), é possível contratar separadamente. Inclusive, é possível acelerar o processo de início de obra com a contratação da empresa paralelamente à emissão da licença.” A obra do Arco é promessa do governo federal como contrapartida à instalação da Fiat na Mata Norte, região do estado limitada à BR-101 para escoamento de produção.

Fonte: Diario de Pernambuco

9 thoughts on “Arco metropolitano, contorno dos litorais Norte e Sul de PE, em 2015

      • Tânia, além da situação dos lotes, há outras questões de mobilidade tipo sabe-se em que passo se encontra a ponte Monteiro-Iputinga? Pelas minhas contas, são três anos e nada de conclusão. O ramal externo da Copa está em obras ou por enquanto não há urgência na conclusão? Ramal Agamenon do BRT Norte-Sul? Revitalização da Av. Caxangá com ciclo-faixa no Leste_Oeste de Camaragibe (acesso para Aldeia) até a Madalena ficará para quando?

    • Parou no tempo e as que venceram continuam com os mesmos problemas de sempre, há quem diga que ficou pior. O governo “empurrou” o BRT como única melhoria da licitação pensando que o povão é besta.

  1. 150 Quilômetros. Não tinha ideia de que seria tão extenso. Vai de onde até onde? Não vai ser anti-econômico?

  2. O QUE ESTAMOS PRECISANDO SAO AS RODOVIAS DE BOA QUALIDADE , SEM BURACOS E COM UMA EFICEINTE E HONESTA FISCALIZACAO DA ” FAMOSA” POLICIA RODOVIARIA FEDERAL .

  3. TANIA PASSOS , voce e uma eficeiente e competente jornalista,. nota 10.
    Faca comentarios sobre os FLANELINHAS.
    Voce sabe que e um CRIME de extorsao , TEM que haver obediencia a LEI e respeito aos Contribuintes e as pessoas.
    Voce sabe que o MPPE e inutil , a CTTU e inutil, a PMPE e inutil, o ” Secretario” Joao Braga e inutil .
    E a somatoria de inuteis e : VERGONHA MUNDIAL, e nojo .
    E os motoristas recifenses sao masoquistas.
    O DP tem dois espacos importantes e uteis para reclamarem e nao o fazem.
    Colaboracao e uniao o resultado e : SUCESSOS.
    COLABORE.
    Deus te de saude e sucessos , sempre, amem.,
    Abraco.

    Ito Cavalcanti
    California, U.S.A..