Recife registra 150 acidentes com ônibus por mês e acende um alerta

 

Acidente envolvendo ônibus e dois carros em Boa Viagem
Acidente envolvendo ônibus e dois carros em Boa Viagem – Foto Paulo Gomes/WhatsApp

Os acidentes envolvendo ônibus na Região Metropolitana chamam atenção para dois aspectos que precisam ser investigados pelos órgãos de trânsito e gerenciados pelo sistema de transporte público: ou os motoristas estão mais desatentos ou estão adoecendo mais. Embora não exista uma estatística comparativa com anos anteriores, a CTTU calcula que a média de acidentes este ano envolvendo ônibus é de 150 por mês.

As ocorrências têm repercussão pelo tamanho do transtorno que provocam no trânsito. Em abril, um motorista de ônibus passou mal e provocou um engavetamento na Avenida Domingos Ferreira envolvendo 11 veículos. No último dia 10, um ônibus bateu na traseira de outro – ambos eram da Borborema – e o segundo colidiu em dois carros. Duas pessoas ficaram feridas. A informação, ainda não confirmada, é de que o motorista do primeiro ônibus teria passado mal.

Acidente com ônibus em Boa Viagem envolvendo 11 veículos
Acidente com ônibus em Boa Viagem envolvendo 11 veículos

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE) admite que cerca de 700 motoristas são afastados a cada mês por doenças. Mas a principal razão dos acidentes seria a má qualificação. “Suape absorveu grande parte da mão de obra e houve baixa na qualidade dos motoristas, mas a partir de 2015 vamos iniciar um projeto piloto de requalificação com 500 motoristas”, revelou Paulo Júnior, vice-presidente do Urbana-PE.

Acidente com ônibus que ultrapassou sinal vermelho e bateu em um caminhão-pipa, no Recife
Acidente com ônibus que ultrapassou sinal vermelho e bateu em um caminhão-pipa, no Recife

Para o diretor de comunicação da direção eleita do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco,  Geníldo Pereira, a carga horária e os congestionamentos afetam o desempenho dos motoristas. “A profissão de motorista é a mais estressante do mundo. A de piloto de avião fica em segundo lugar. O motorista trabalha com o ruído do motor no ouvido e em um trânsito caótico. Além disso, mal tem tempo para engolir o almoço e muitas vezes excede a carga horária. Chega uma hora que o corpo não aguenta”, justificou.

Saiba Mais

Os ônibus, os acidentes e o trânsito

150 acidentes por mês envolvendo ônibus no Recife
7 mil motoristas trabalham no sistema de transporte público da RMR
10% dos motoristas são licenciados por mês pelo INSS
20 milhões de quilômetros são percorridos por mês na RMR
3 mil ônibus é a frota do sistema de transporte de passageiros

Fonte: CTTU e Urbana-PE

 

8 Replies to “Recife registra 150 acidentes com ônibus por mês e acende um alerta”

  1. Porque os motorista estão sempre apressados, pela manhã, tarde e noite, é isso que se deve investigar????

  2. O politico pernambucano ou o pernambucano que tem alguma alguma obrigação com a população sempre encontra uma desculpa para não cumprir a sua obrigação. Os gestores do transporte urbano do Recife também tem as suas desculpas. Desculpas. Desculpas. Nada mudam. Nada fazem do que lhes compete fazer. Eles preferem justificar os erros. Mas nada fazem para mudar e evitar os menos erros repetidos. É preciso se fiscalizar os motoristas de ônibus. Motorista de ônibus é um profissional importante demais para a sociedade. A sociedade precisa cobrar postura dos motoristas de ônibus. Certos profissionais não podem ser patifes. Juiz de Direito. Promotor de Justiça. Motorista de ônibus. Jornalista. Policial. É coisa inaceitável. Os motoristas de ônibus que conduzem as famílias e as crianças não podem ser infratores da lei. Mas há motorista de ônibus que para sobre as faixas de pedestre. Desrespeita as paradas. Põe em marcha os veículos antes que o passageiro desça ou suba o degrau da condução. Motoristas de ônibus mataram demais nos últimos anos no Recife. Mulher. Homem. Idoso. Criança. Ciclista. Grávida. E não se tem noticia do julgamento dos processos pelo Poder Judiciário… A imprensa dias desses noticiou que um motorista matou o passageiro em Carpina. Porque o passageiro reclamou da forma como o motorista guiava o ônibus. Matou-o a golpe de punhal! Só o julgamento dos assassinos impedirão que maus profissionais guiem os ônibus com as criancinhas que vão para a escola. Que infrinjam as normas de transito. E que nos apunhalem.

  3. alem de tudo e a profissão mal remunerada, com proficionais desvalorizados e explorados pelos patrões

  4. Os motoristas de ônibus de nossa cidade não tem respeito pelo transito. Andam pela direita mesmo quando tem via expressa exclusiva, Ultrapassam pela direita, Fecham cruzamento, Trancam outros veículos nas vias, Andam em alta velocidade. tudo isso devido a falta de fiscalização e o forte nome dos proprietários das empresas de transporte que ficam impunes pelas atrocidades que seus funcionários cometem.
    Quem precisa andar na Agamenon e Av. Domingos Ferreira sabe bem do que estou falando e o que mais chateia é ver os conhecidos “amarelinhos” tentando orientar e os motoristas de ônibus fechando os cruzamento criando um baita engarrafamento. não acreditam. Vejam suas câmeras de segurança do Derby, Ribeiro de Brito, Canxanga, entre outros pontos críticos

  5. Lamentável um profissional tão importante para o funcionamento orgânico da nossa cidade está sendo tão desprotegido pela sociedade…. Até quando vamos nos omitir a esse sistema de transporte falido e sucateado?? Alô, recifenses….vamos cobrar dos nossos gestores!!

  6. Lamentável um profissional tão importante para o funcionamento orgânico da nossa cidade está sendo tão desprotegido pela sociedade…. Até quando vamos nos omitir a esse sistema de transporte falido e sucateado?? Alô, recifenses….vamos cobrar dos nossos gestores!!