Em um ano de profundas mudanças na educação, o Diario de Pernambuco e o Colégio Núcleo vão oferecer aos estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os principais vestibulares do país, uma série de conteúdos para deixá-los atualizados. A partir de hoje, no jornal impresso, no blog Movimento Educar e nas redes sociais do Diario, os feras vão poder acompanhar dicas, sugestões de exercícios, comentários e informações preparadas pela equipe pedagógica do Núcleo em parceria com a equipe do jornal.

Faltando três meses e meio para o Enem, o diretor do Núcleo, Gilton Lyra, enfatiza que, mesmo diante dos desafios impostos pela crise da Covid-19, ainda há tempo para se preparar para o exame. “Em um ano de adversidades, essa parceria com o Diario vem para munir os estudantes de boas informações e ajudá-los nesse período de preparação. A expertise do Núcleo, que trabalha com metodologias ativas e tem uma forte presença digital, será somada ao alcance do jornal nessa missão de levar orientações e conteúdos diferenciados aos alunos”, destaca.

As dicas disponíveis em todos os canais do Diario para os participantes do Enem e de outros vestibulares serão elaboradas pela equipe do colégio que apresenta resultados de excelência internacional. No PISA for Schools – avaliação realizada com alunos de todo o mundo feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – o Núcleo obteve pontuação superior a de todos os países em Leitura e ficou com a segunda melhor pontuação em Matemática e Ciências. O resultado coloca o colégio pernambucano à frente de países que são referência em aprendizagem, como Singapura, Finlândia, Canadá e Japão.

Retorno

Em cinco dias, os estudantes do terceiro ano do ensino médio poderão voltar às salas de aula, com a autorização dada pelo governo de Pernambuco para a retomada de atividades presenciais nas escolas das redes pública e privada do estado. No Colégio Núcleo, com unidades nos bairros da Jaqueira e de Boa Viagem, os espaços estão prontos para receber os alunos.

Parte dos estudantes vai assistir às aulas presencialmente e parte, em casa. A transmissão no modelo remoto será simultânea, com a possibilidade de tirar dúvidas e interagir com os colegas que estão na escola. “Temos experiência anterior à pandemia no uso de ferramentas digitais. Esse retorno não é a solução definitiva para o momento. O ponto forte neste momento é o ensino híbrido (junção do presencial com o remoto). Enxergamos o retorno como uma possibilidade de matar a saudade, otimizar a rotina, tirar mais dúvidas e se aproximar do cotidiano”, ressalta Gilton Lyra.