Dois estudantes do Recife conquistaram medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e foram convidados para participar da Semana Olímpica promovida pela Unicamp, em São Paulo. Os recifenses Fernando Luís Campelo dos Anjos, aluno do 9º ano do Colégio Núcleo, e Vinícius Pimentel Nunes Portella de Macêdo, aluno do 8° ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UFPE se destacaram na maior competição nacional de programação para alunos do ensino fundamental até o primeiro ano da graduação.

“Entrei para ganhar. Essa medalha é o reconhecimento de muito esforço”, afirma Vinícius, de 13 anos. Apaixonado por matemática, o aluno do Colégio de Aplicação afirma que o ano foi de muito estudo e dedicação, refazendo inúmeras provas de edições anteriores da Olimpíada para se preparar.
Fernando Anjos, de 14 anos, que estuda no Colégio Núcleo, participa da OBI desde 2018 e esta foi sua terceira medalha. “No primeiro ano ganhei prata (2018), no ano seguinte fui bronze (2019) e na terceira tentativa conquistei o ouro. Fiquei muito feliz, pois era minha última chance na modalidade”, comemora. A rotina de Fernando é focada em matemática, sua matéria favorita. “Faço aulas extracurriculares e sempre incluo atividades eletivas ligadas à matemática, física e robótica”, conta. “Pretendo ser matemático ou professor”, finaliza.

A OBI realiza uma prova de solução de problemas de computação. Podem participar estudantes do quarto ano do ensino fundamental até o primeiro ano de qualquer curso de graduação. O objetivo é estimular o interesse pela computação e por ciência de forma ampla e proporcionar novos desafios aos estudantes, além de incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia. A olimpíada é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação, organizada pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A participação na Semana Olímpica é oferecida aos melhores classificados. Durante a Semana Olímpica os alunos convidados têm cursos teóricos e práticos sobre algoritmos e técnicas de programação e também acontece a Seletiva IOI (Olimpíada Internacional de Informática). Devido à pandemia, a previsão no momento é que a Semana Olímpica da OBI2020 aconteça no Instituto de Computação da Unicamp, em Campinas, de 4 a 10 de julho de 2021.