Polícia Militar terá novo comandante

As mudanças na cúpula da segurança pública estão a todo vapor no estado. Após celebrar os 187 anos da corporação com um evento pomposo, o coronel Tavares Lira está deixando o comando da Polícia Militar. Segundo fontes do blog, Tavares Lira deixa sua sala no Quartel do Derby para ser assessor especial do governador Eduardo Campos. No lugar de Lira, assume o também coronel Luís Aureliano.

Aureliano deve assumir nova função ainda nesta semana

Aureliano, atualmente, é comandante do policiamento do Agreste. Ele já foi também ajudante de ordem do ex-governador Jarbas Vasconcelos e comandou o Batalhão de Policiamento de Choque. A nomeação do coronel Luís Aureliano acontece nesta semana.

Tavares Lira deixa o comando geral da PM para assessorar o governador

O secretário de Defesa Social (SDS), Wilson Damázio dará entrevista coletiva no final da tarde desta quarta-feira para anunciar as mudanças tanto na Polícia Militar como na Polícia Civil, como já havia sido antecipado pelo blog.

Osvaldo Morais será o novo chefe da Polícia Civil

 

O delegado Osvaldo Morais de Almeida Júnior, que atualmente é o diretor geral de operações de Polícia Judiciária, vai ser nomeado, ainda nesta semana, como o novo chefe da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). Osvaldo Morais vai ocupar o lugar do delegado Manoel Carneiro Soares Cardoso, que deve deixar o posto para assumir um cargo no governo do estado. Manoel Carneiro está na chefia da Polícia Civil pela segunda vez desde 2007, quando substituiu o delegado Djalma Raposo, e sempre foi um policial pacífico e respeitado pelos colegas e subordinados.

Osvaldo vai ser nomeado para o novo cargo ainda nesta semana

Já o delegado Osvaldo Morais, que vem ganhando cada vez mais notoriedade na corporação, antes de chegar ao posto que ocupa atualmente, foi delegado do município de Floresta, no Sertão do estado, onde comandou investigações relativas às brigas das famílias Ferraz e Novaes. Foi titular da Delegacia do Espinheiro, Zona Norte do Recife, e depois comandou a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico.

Manoel Carneiro, delegado especial, deve assumir cargo no governo do estado

Educado, discreto e calmo, Manoel Carneiro foi o chefe da PC que passou mais tempo no cargo. Começou ainda na gestão do então governador Jarbas Vasconcelos e permaneceu com Eduardo Campos. Ele também comandou a corporação entre os anos de 1999 e 2001, quando foi substituído pela delegada Olga Câmara, que foi a primeira mulher no cargo.

 

 

Delegados tirados da Corregedoria para fazer plantões

 

Uma portaria da Secretaria de Defesa Social (SDS) que deve ser publicada nesta quarta-feira já está causando polêmica desde o início desta semana. Por determinação do secretário Wilson Damázio, três delegados que estão lotados na Corregedoria Geral da SDS foram deslocados, temporariamente, para atuar em plantões de delegacias do Recife. A medida, segundo fontes do blog, seria contra a lei. A justificativa da SDS seria a de que como muitos delegados estão de férias neste mês, os delegados que estavam na Corregedoria poderiam suprir essas faltas.

Os profissionais que deixarão as atividades na Corregedoria Geral da SDS são os delegados Camila Figueredo, que passará a dar plantão na Delegacia da Mulher, Diogo Martins e Carlos Ferraz, que irão reversar os plantões da Delegacia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

A falta de delegados para atuar nas delegacias e nos plantões do estado é assunto que vem ganhando destaque desde o início deste ano. No mês passado, por exemplo, vários profissionais entregaram os plantões pelos quais estavam respondendo porque, além das precárias condições de trabalho, estavam acumulando duas ou mais delegacias.