Retrato falado de corpo inteiro vai ajudar investigação policial do estado

O Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) está produzindo agora o retrato falado de corpo inteiro. O trabalho é desenvolvido pelos peritos papiloscopistas e pode ajudar ainda mais na identificação de criminosos. O primeiro trabalho em Pernambuco com a nova técnica chamada Representação Corporal Humana foi feito pelos peritos papiloscopistas Inaldo Menezes e Pedro Ivo.

O retrato de corpo inteiro é de um homem suspeito de ter estuprado uma estudante em um bairro nobre do município de Caruaru, no Agreste do estado. O método que deve trazer muitas vatagens para a polícia foi desenvolvido pelos peritos papiloscopistas Inaldo Menezes, Pedro Ivo, Alexandre Jorge de Brito e Paulo Sérgio Nogueira. O material retrata, além do rosto do suspeito, o corpo, as roupas, marcas, sinais e tatuagens.

A técnica vai subsidiar de forma mais abrangente a investigação policial no que diz respeito à captura dos autores dos crimes. Nos últimos dois anos, a Secretaria de Defesa Social tem investido pesado na inovação tecnológica para combater a criminalidade e oferecer melhor condição de investigação aos policiais civis, militares, bombeiros, peritos e médicos legistas.

CTTU e SDS agora têm 558 câmeras monitorando o Recife

Ocorrências como roubos de carro, acidentes, assaltos e depredação do patrimônio público poderão ser flagradas e investigadas com mais facilidade a partir de agora, com a integração dos circuitos de câmeras da Secretaria de Defesa Social (SDS) e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Juntos, os dois órgãos terão 558 equipamentos vigiando as ruas do Recife todos os dias. A parceria inédita no estado foi assinada ontem pelo prefeito Geraldo Julio e o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio. O convênio permitirá a integração entre 519 equipamentos da SDS e 39 das 66 câmeras da CTTU.

A operação conjunta é implementada em um momento em que o órgão de trânsito da capital passa por uma reformulação para melhorar a mobilidade e a segurança na cidade durante a Copa das Confederações, que acontecerá no mês de junho. O Centro de Monitoramento da CTTU tem câmeras que podem identificar veículos com infrações pendentes ou estacionados de forma irregular. Outro equipamento, que está em testes, foi feito especialmente para registrar acidentes de carro e disparos de arma de fogo.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, lembrou que a integração já existia informalmente e agora está oficializada. “Ambas as centrais de monitoramento funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana. Haverá pessoas da SDS trabalhando no nosso sistema, assim como teremos servidores da CTTU na central do Ciods”, informou.

O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, ressaltou a importância da parceria. “Já temos um resultado muito bom com o monitoramento das nossas câmeras no que diz respeito à solução de crimes e prisões de pessoas que cometem delitos. Agora, iremos obter um desempenho ainda melhor”, previu.

O secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, frisou as diferente funções do sistema. “Teremos mais de 500 câmeras espalhadas pela cidade, cujos ‘olhos’ estarão voltados para o trânsito, a segurança e outros problemas”.