Acusados de matar auditor fiscal serão julgados nesta terça-feira

Está previsto para a manhã desta terça-feira, na Comarca de Petrolina, o julgamento dos três últimos réus do homicídio triplamente qualificado de José Raimundo Aras, Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda da Bahia, ocorrido em 1996. No ano passado, um dos quatro acusados já havia sido condenado. A diretoria do Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco (Sindifisco) estará presente.

Serão julgados nesta terça-feira Francisco de Assis Lima, Carlos Alberto da Silva Campos e Alcides Alves de Souza. O acusado Carlos Robério Vieira Pereira, autor dos seis disparos, foi condenado a 18 anos de prisão.

Além da diretoria do Sindifisco, estarão presentes no julgamento o filho de José Raimundo Aras, hoje procurador da República Vladimir Aras, assim como profissionais do Fisco de outros estados e do presidente da Fenafisco.

CRIME

José Raimundo Aras, Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda da Bahia, foi morto em 1996, no quintal de sua casa, após seis disparos a queima roupa, a mando dos atacadistas do açúcar da região do Sertão do São Francisco, porque combatia um esquema de sonegação de ICMS entre a Bahia e Pernambuco, que ficou conhecido nacionalmente como a Máfia do Açúcar.

O Pacto pela Vida amorosa

Hoje cedo fiz a seguinte postagem no meu Facebook:

“Desde que o programa Patrulha do Bairro da PM foi lançado, nunca tinha visto uma viatura passar pelo mesmo local umas dez vezes em menos de 20 minutos. O motivo, o PM que estava dirigindo queria o número do celular de uma boyzinha que estava no mesmo local que eu. #pactopelavidaamorosa”

Pouco tempo depois da publicação, surgiram alguns comentários sobre a questão. Algumas pessoas achando a situação engraçada e outras pessoas revoltadas com a atitude do policial militar que dirigia a viatura.

Os comentários diziam o seguinte:

“Então pra isso eles trabalham, né?”

“Meus impostos cobrindo custo da paquera alheia…”

“PERNAMBUCO URGENTE! O CIRCO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL CONTINUA A TODO VAPOR (PIUÍÍÍÍÍÍ): PATRULHAS DOS BAIRROS CADA VEZ MAIS PATRULHAS QUE DESFILAM NOS BAIRROS”

“Meu amigo, essa vou ate compartilhar. O bom seria mostrar qual viatura e o horario. Isso e coisa seria. E patrulha do bairro ou da rua? Enquanto ha essa patrulha da paquera na rua, nas outras ha assaltos, vandalismos etc. Sei nao. Tamos ferrados mesmo. Gente sem o menor compromisso. Bota o numero da viatura e os horarios no site do governo e na imprensa. Tamos desprotegidos mesmo.”

“As vezez da até um desânimo, lutar por uma sociedade mais digna de se viver.”

“Enquanto em outros locais eles praticamente não passam…”

O objetivo da minha postagem não foi uma denúncia, mas mostrar que aquela viatura poderia estar fazendo outras coisas enquanto dava voltas no quarteirão para o policial paquerar uma jovem morena e muito bonita. Mas, diante da repercussão, o que postei na rede social e os comentários deixados pelos meus amigos acaba servindo de alerta para que a Secretaria de Defesa Social fique de olhos abertos para os veículos que estão atuando no Programa Patrulha do Bairro.

E você, que tem a dizer sobre o assunto?

 

Adolescentes e mulheres cada vez mais vítimas do ciúme dos homens

Quanto mais se fala em campanha contra a violência doméstica, mas vemos explodir na imprensa casos de mulheres agredidas e assassinadas pelos seus namorados e companheiros. O motivo das brigas e dos crimes são sempre os mesmos. Ciúmes ou a recusa da mulher para reatar o relacionamento. Nesse final de semana, a vítima foi uma jovem de 16 anos com a vida inteira pela frente. O suspeito, o namorado da garota, fugiu após o disparo que ele afirmou ter sido acidental.

Acompanhe os detalhes desse caso.

Uma adolescente de 16 anos foi morta com um tiro na cabeça em Aguazinha, bairro de Olinda, e o principal suspeito de ter disparado o revólver calibre 38 é o namorado dela, G.B.C, cuja idade não foi revelada pela polícia. O crime aconteceu na noite do último sábado em um depósito de materiais recicláveis, onde o suspeito morava há cerca de uma semana. A polícia está investigando se o crime foi acidental ou motivado por ciúmes.

Logo após o crime, testemunhas contaram à polícia que ouviram o barulho do disparo e logo em seguida presenciaram a fuga do suspeito em uma moto. Nesse momento, G. teria afirmado que o tiro tinha sido acidental. Familiares e amigos de Claudijane Maria do Nascimento, no entanto, discordam dessa versão e garantem que o assassinato foi motivado pelo ciúme excessivo de G.

No sepultamento, na tarde desse domingo, no Cemitério de Beberibe, familiares e amigos da vítima informaram que Claudijane namorava há pouco tempo com G. e que pretendia acabar o relacionamento por conta dos ciúmes dele. O casal, inclusive, teria discutido, na mesma tarde do dia do crime, porque a adolescente foi ao dentista com uma amiga e não atendeu às ligações do namorado. A atitude teria levado ele a imaginar que estava sendo traído. Além disso, ela era muito bonita e costumava chamar a atenção de outros homens.

Leia matéria completa na edição desta segunda-feira do Diario de Pernambuco