Aprovados no concurso da PM de 2009 fazem ato na Alepe

A comissão de aprovados no concurso da Polícia Militar de Pernambuco de 2009 promete realizar mais um ato nesta terça-feira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para mostrar que o estado precisa contratar esse pessoal que ainda não foi convocado.

Cansados de espera por uma resposta do governo do estado para as novas contratações, eles irão apresentar hoje um dossiê aos deputados estaduais revelando a falta de policiais militares em Pernambuco. “O quadro da Polícia Militar está muito abaixo do ideal e estamos querendo começar a trabalhar”, disse um dos aprovados.

Apesar de já ter sinalizado que os aprovados seriam contratados, o governo do estado ainda não precisou uma data para as nomeações. Enquanto isso, resta ao grupo brigar com as armas que têm para chamar a atenção das autoridades e da sociedade. Eles devem chegar à Alepe por volta das 13h.

Novas denúncias de assaltos no Pina

Clientes que saíram do Shopping RioMar, na Zona Sul do Recife, viveram momentos de pânico no último final de semana. Na noite do sábado, bandidos tentaram assaltar um motorista nas proximidades da entrada no centro de compras. Houve troca de tiros e a dupla de assaltantes foi presa. No domingo, na saída do shopping, um homem afirmou ter sido vítima de um arrastão, mas nenhum criminoso foi capturado.

A comandante do 19º Batalhão da PM, tenente-coronel Conceição Antero, negou que houve assaltos em série, mas admitiu que o policiamento na localidade estava menor, porque o efetivo ainda estava voltado para acompanhar os últimos blocos carnavalescos.

Abordagens acontecem na região do Túnel do Pina (ROBERTO RAMOS/DP/D.A PRESS)

O engenheiro Bernardo Lopes, 25 anos, foi uma das vítimas no domingo. Por volta das 19h30, ele e a namorada deixaram o centro de compras e ficaram com o carro parado num engarrafamento. Foi nesse momento, segundo ele, que quatro homens começaram a bater nos vidros no veículo. “Um deles meteu a mão em mim e disse que iria dar um tiro. Entreguei relógio, carteira, bolsa”, contou.

Os criminosos não usavam capuz. “Vi outros homens assaltarem mais quatro carros. Quando consegui chegar no Túnel do Pina, onde tinha uma viatura da PM, havia vários motoristas denunciando os assaltos”, disse Lopes.

A comandante do 19º BPM afirmou que só tomou conhecimento do caso de uma senhora assaltada no domingo. “O que acontece é que muita gente sai do shopping e acaba entrando na favela, por isso é assaltada.” Sobre o registro do sábado, Conceição Antero pontuou que a troca de tiros aconteceu porque a vítima reagiu à abordagem. “Logo depois os assaltantes foram presos. Eles são da comunidade da Joana Bezerra”, contou. O caso foi registrado pela Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Já o delegado de Boa Viagem, Erivaldo Guerra, afirmou que nenhuma queixa foi registrada pela delegacia, mas pontuou que os boletins de ocorrência registrados na internet, como o feito por Bernardo Lopes, demoram a ser encaminhados para investigação. A assessoria de imprensa do RioMar informou que não iria se pronunciar sobre os assaltos.

Por Raphael Guerra, do Diario de Pernambuco

Promotoras irão depor sobre adoções ilegais na CPI

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas no Brasil, no Congresso Nacional, colherá hoje os depoimentos das promotoras de Justiça Henriqueta de Belli e Rosângela Padela sobre as denúncias de irregularidades no processo de adoção de uma criança de um ano a um casal que vive nos Estados Unidos. A guarda provisória foi concedida pela juíza da Vara da Infância e Juventude de Olinda, Andréa Calado, mesmo com o parecer negativo do Ministério Público.

Henriqueta, então promotora da Infância e Juventude, denunciou que o casal não fazia parte do Cadastro Nacional de Adoção, como exige a lei, e que houve tráfico de influência no processo. O caso, denunciado com exclusividade pelo Diario, levou o casal a devolver a criança à Justiça, que determinou que a guarda fosse concedida a pessoas realmente faziam parte do cadastro.

Cobe a Rosângela Padela, da Central de Inquéritos de Olinda, investigar a acusação de falsidade ideológica envolvendo o casal e a advogada Giovana Uchoa, filha do presidente da Assembleia Legislativa. O trio foi denunciado à Justiça por informar nome e sobrenome falsos da criança no registro de batismo. Se condenados, os três podem pegar penas de até três anos de reclusão.

Há duas semanas, o juiz corregedor do Tribunal de Justiça de Pernambuco, João José da Rocha Targino, prestou depoimento à CPI. Ele confirmou que Andréa Calado continua sob investigação da Corte Especial do TJPE, que pode decidir por aplicar sanções que vão desde advertência até a aposentadoria compulsória. Contra a magistrada pesam várias acusações, entre elas a de assédio moral.

Canhotinho
Targino explicou ainda que, em breve, outro caso irá ser avaliado da Corte Especial. Trata-se da acusação contra o juiza de Canhotinho, Marcus Vinícius Barbosa de Alencar Luz. A Corregedoria Geral de Justiça investiga irregularidades no processo de adoção de um menino a uma mulher após apenas três dias de convivência entre eles.

Do Diario de Pernambuco