Presídio de Itaquitinga, na Mata Norte, é finalmente inaugurado

Depois de muita espera, o governador Paulo Câmara entregou nesta segunda-feira a Unidade I do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga, na Mata Norte do estado. Durante visita ao local, Câmara também assinou a Ordem de Serviço para o início das obras da Unidade II do empreendimento. As intervenções, que inicialmente foram concebidas para ser uma Parceria Público-Privada (PPP), custaram cerca de R$ 10 milhões aos cofres do governo do estado. Para a conclusão da segunda unidade, mais R$ 10 milhões serão investidos.

Governador esteve na unidade nesta segunda-feira. Fotos: Hélia Scheppa/SEI

“Hoje, a gente entrega o primeiro pavilhão aqui de Itaquitinga e estamos iniciando o segundo pavilhão. O que mostra que a gente não iria deixar um equipamento como esse, que foi conduzido pelo parceiro privado de maneira irresponsável, virasse um elefante branco. A gente já está dando serventia a ele e vamos superar, até o final de 2018, marcas que são fundamentais para o nosso governo”, declarou o governador.

Durante a visita ao CIR de Itaquitinga, Paulo Câmara frisou que a unidade atende requisitos importantes para a recuperação social. “Um equipamento como esse  mostra que é possível ser preso, mas, ao mesmo tempo, ter condições de estudar, trabalhar, de se desenvolver e de cumprir sua pena com dignidade. É isso que a gente quer fazer em todo estado de Pernambuco”, pontuou.

Refeitório da unidade está pronto. Presos serão transferidos nos próximos 40 dias

A unidade será ocupada gradativamente, após a composição de equipagem e pessoal. No entanto, por medida de segurança, não serão divulgados os dias das transferências e nem as procedências dos presos. A expectativa é que, nos próximos 40 dias, o processo de ocupação seja iniciado. A unidade – construída inicialmente para o regime semiaberto foi adaptada para abrigar cerca de 1.000 presos do regime fechado.

A construção da Unidade I do centro tem o objetivo de desafogar as unidades prisionais da Região Metropolitana. Em um total de 10 hectares, foram construídos 1.000 metros quadrados de estrutura, seguindo um novo conceito de arquitetura prisional, onde as paredes internas da administração são de gesso e toda a área externa e demais áreas são de concreto.

O complexo abriga celas de tamanhos variados; administração e recepção de visitantes; pavilhão destinado aos concessionados (presos que exercem atividades laborais); 12 salas de aula; área jurídica e de saúde; refeitório; 3 pavilhões de vivências coletivas; instalações para a Polícia Militar (vestiários, WCs); oito guaritas, além de muros com alambrados.

One Reply to “Presídio de Itaquitinga, na Mata Norte, é finalmente inaugurado”

  1. ISSO É UMA VERGONHA, ESSA OBRA DEVE A TRABALHADORES E FORNECEDORES, ADVANCE VENDEU ISSO TUDO A UMA EMPRESA LIGADA AO GOVERNO E A ODEBRECHT…. TIRARAM A ADVANCE NOS EMPURRÕES E BUSCAM DAR UM CALOTE MESMO, O GOVERNO NÃO GASTOU UM REAL AI…. TOMOU A OBRA DANDO O MAIOR CALOTE DA HISTÓRIA DE PERNAMBUCO, O MP DO ESTADO SE CALA DIANTE DA DENUNCIA QUE O ESTADO DEIXOU DE EXECUTAR UM SEGURO DE 36 MILHÕES E AINDA GASTA MAIS 10 MILHÕES EM OBRA PRONTA….. UMA VERGONHA ……. MP DE CONTAS FECHOU OS OLHOS TAMBÉM ….. UM VERGONHA,,,,,, PORQUE O GOVERNO NÃO EXECUTOU O SEGURO? IMPROBIDADE ADM ..