PMs do BPTran passam por bronzeamento forçado

 

Quem costuma passar pelo Viaduto Capitão Temudo já deve ter observado que nos dois lados sempre estão a postos policiais militares para evitar que assaltos aconteçam na localidade. Boa iniciativa da Polícia Militar e da Secretaria de Defesa Social (SDS) devido ao histórico de violência nas proximidades do viaduto. No entanto, uma situação desconfortável tem deixado os policiais do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) irritados. Escalados para ficar no sentido Boa Viagem/Derby, os PMs não têm sequer um abrigo para se proteger do sol. Da chuva eu já nem falo, porque caso ocorra, eles podem entrar na viatura. Mas no caso do sol, a coisa muda de figura. Os policiais que são escalados para plantões de 12 horas naquele posto, segundo a Associação de Cabos e Soldados (ACS), não aguentam mais tanta exposição ao sol.

Policiais do BPTran são obrigados a passar o dia no sol quente. Foto: ACS/Divulgação

De acordo com um dos diretores da ACS José Carlos dos Santos, os PMs do BPTran têm tratamento diferente do oferecido aos policiais militares de outros batalhões que trabalham no sentido contrário do viaduto, ou seja, Derby/Boa Viagem. “Pelos menos do outro lado os PMs têm um lugar para se proteger do sol. Ficam em uma plataforma. Já os do BTRan passam o dia todo debaixo do sol. E outra coisa grave é que em nunhum dos dois lados existe banheiro para eles usarem”, alertou José Carlos. O que a ACS espera é que a SDS, o comando da PM ou o BPTran providenciem um toldo ou outro tipo de estrutura para oferecer melhores condições de trabalho aos policiais. “Dois pesos e duas medidas? Como pode haver diferença de tratamento entre profissionais de uma mesma categoria, separados apenas por um via? Será que se trata de outra polícia?, questiona o presidente da associação, Renílson Bezerra.

Do outro lado do viaduto, PMs estão protegidos. Foto: ACS/Divulgação

Por enquanto, resta aos policiais gastar dinheiro com protetor solar, usar aquelas mangas protetoras que são utilizadas pelos motoqueiros ou se submeterem a um bronzeamento forçado. Enquanto isso, as novas viaturas da Patrulha do Bairro e os carros dos oficiais da PM são todos climatizados. Vamos ver se o apelo dos policiais bronzeados e da ACS vai ser atendido pelos chefões, né?