Bares e espetinhos nas calçadas na mira de novos secretários

A recém criada secretaria de Segurança Urbana do Recife terá como prioridade em suas ações remover bares e vendedores de espetinhos das calçadas da cidade. O secretário Murilo Cavalcanti irá trabalhar em parceria com a secretaria de Mobilidade Urbana para tentar resolver o problema. Cavalcanti adiantou ao Diario que já conversou inclusive com o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio sobre o assunto.

Basta saber se as ações serão realmente colocadas em prática. Digo isso porque é cada dia mais comum a presença de pontos comerciais em calçadas, sobretudo nos bairros da periferia do Recife. Em alguns desses pontos, os frequentadores aproveitam para praticar tráfico de drogas. Até mesmo algumas Academias da Cidade foram ocupadas por comerciantes e criminosos, o que tem sido combatido pelo trabalho da Polícia Militar com a Patrulha do Bairro.

 

Leia parte da matéria publicada no caderno de Política do Diario de Pernambuco desta quinta-feira

Os secretários municipais João Braga e Murilo Cavalcanti, respectivamente titulares de Mobilidade e Segurança Urbana, disseram, logo após a posse, que a prioridade de ambas as pastas, nesses primeiros meses, será encontrar mecanismos para devolver as calçadas aos recifenses. A decisão, segundo eles, beneficiará os deslocamentos e ajudará no combate à violência. Atualmente, muitas calçadas estão privatizadas, servindo de estacionamento para carros, pontos de bares e comércio.

A recuperação das calçadas do Recife é uma demanda antiga da academia, embora seja sempre alvo de polêmicas, já que muitos bares e espetinhos, por exemplo, funcionam nos locais de passagem de pedestre. “Queremos fazer ações integradas e uma das primeiras ações – além de fazer um levantamento dos bairros mais violentos -, é devolver a calçada aos cidadãos. Entendemos que o espaço é o lugar mais seguro para se andar. É uma briga boa que teremos pela frente, porque esse é o primeiro lugar para a cidadania”, declarou Murilo Cavalcanti, acrescentando que pedirá apoio ao Ministério Público.

Murilo Cavalcanti contou ter conversado longamente com o secretário de Defesa Social do estado, Wilson Damázio. O titular estadual da pasta de segurança defendeu, no ano passado, o ordenamento de bares em calçadas, por exemplo, mas terminou sendo alvo de muitas críticas. “Noventa dias é um prazo suficiente para montar a equipe, os programas de curto prazo e apresentar à população”, declarou.

One Reply to “Bares e espetinhos nas calçadas na mira de novos secretários”

  1. SOU CONTRA ESSE RADICALISMO POR PARTE DA PREFEITURA, QUE JA SABEMOS QUE VAI QUERER “TAXAR” OU RETIRAR ESSAS PESSOAS QUE FAZEM SEU COMERCIO HONESTAMENTE. ACREDITO EU QUE COMERCIANTES ‘INFORMAIS’ QUE VENDEM “ESPETINHOS” PELO RECIFE VAO SOFRER NA MAO DE UMA ADMNISTRACAO QUE QUER DA EXEMPLO E ARRECADAR MAIS IMPOSTOS, ESPECIALMENTE DOS ‘INFORMAIS’. SOU FREQUENTADOR DE UM ESPETINHO LOCALIZADO NA ZONA NORTE, NUM BAIRRO NOBRE, E CASO HAJA REPRESSAO POR PARTE DO MUNICIPIO IREMOS NOS MANIFESTAR COM CERTEZA. ATE PQ LAZER E QUALIDADE NEM SEMPRE COMBINA COM PRECOS ALTOS E AMBIENTES REQUINTADOS (ISSO EU VOU NOS FDS). JA NAO VOU MTO COM A CARA DESSE GERALDO JULIO, ATE PQ O CARA SE ACHA D+.. ESSAS PESSOAS QUE TEM O ‘EGO’ INFLADO, NEM SEMPRE VEM PRA FAZER O JUSTO.. QUEREM APARECER EM CIMA DE PROJETOS ‘MEGALOMANIACOS’ QUE FICA LINDO NO PAPEL, MAS A REALIDADE EH OUTRA E JA SABEMOS QUAL EH!