Prioridade da nova gestão será a redução de homicídios

Por Raphael Guerra, do Diario de Pernambuco

Os municípios de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, devem ser os primeiros a receber reforço na segurança como tentativa de o estado voltar a reduzir os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Após sete anos de queda, Pernambuco fechou 2014 com aumento de mais de 8,7% em relação ao ano anterior.

Governador Paulo Câmara empossou ontem os novos chefes da segurança pública (BLENDA SOUTO MAIOR/DP/D.A PRESS)

“Esses são os municípios que mais nos preocupam em relação aos índices de violência. Nossa atenção será voltada principalmente aos homicídios. Novas ações integradas com a PM e o Poder Judiciário serão feitas para combater a criminalidade”, afirmou o novo chefe da Polícia Civil, delegado Antônio Barros.

Hoje, às 8h30, o governador Paulo Câmara realiza a primeira reunião do Pacto pela Vida com a presença de todos os secretários estaduais. “Não se faz política de segurança apenas com a Secretaria de Defesa Social. Todos os secretários têm a sua cota de contribuição e de responsabilidade com esse tema”, afirmou o governador durante a posse dos novos gestores das polícias Civil, Militar e Científica.

No encontro, será realizado o balanço dos oito anos do programa e discutidas novas estratégias para evitar um novo ano de crescimento no número de assassinatos. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, disse que a reunião é necessária, principalmente, para avaliar aquelas áreas que são prioritárias e quais ações são necessárias.

Uma delas, anunciada no ano passado, é a criação de concurso para contratação de novos delegados (100 vagas) e peritos (número ainda não informado). “Mas isso só deve acontecer no segundo semestre. Precisamos de ações mais urgentes no momento”, destacou Carvalho.

Nova gestora da Polícia Científica, a perita criminal Sandra Santos tem pela frente o desafio garantir a melhoria na qualidade das perícias “Temos vários projetos em mente”, disse. A construção do Complexo de Polícia Científica e do Laboratório de DNA permanecem atrasados. O coronel Pereira Neto, comandará a Polícia Militar.

2 Replies to “Prioridade da nova gestão será a redução de homicídios”

  1. Sr. Governador, equipare o risco de vida dos agentes e escrivães (100 %) com o risco de vida de delegado (225 %). Acabe com essa disparidade. Afinal de contas o risco é para todos.

  2. Wagner, obrigado pelo espaço, somos candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil de Pe. acredite, nosso concurso ainda está no prazo de validade que termina em 28 de março de 2015 por Lei e o governo acaba de anunciar novo concurso. Somos 700 concursados(reservas) os quais somos candidatos ao cargo de Agente e Escrivão todos com os testes físicos, saúde e psicológico já feitos. A segunda etapa do concurso, como diz o edital, é o curso de formação na Academia de Polícia Civil Pe. esse concurso está sendo homologado por turmas, como o da PMPE que o governo chamou agora para ingressar em 2015 e a nós não sabemos o por que o atual governo diz pelos jornais que expirou. Quando vamos nas secretarias eles não nos recebem para comprovar a validade do concurso em andamento. Não sabemos se o novo concurso é para 100 delegados e 525 para Polícia Científica. Não temos ninguém que nos ajude, pois estamos sendo lesados em nosso direito. Muito obrigado.