26 de abril de 2024
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 28/07/2022

Seguindo a celeuma para conseguir chegar a um consenso em todos os estados, a aliança entre PSB e PT enfrenta o maior de seus impasses: o acordo para o fechamento da chapa majoritária no Rio de Janeiro. Todos os outros estados parecem estar encaminhados para seguir a dobradinha e sagrar o apoio dos diretórios regionais à chapa Lula-Alckmin. Pernambuco era uma das preocupações, mas as lideranças nacionais de ambos os partidos parecem estar satisfeitas com o nome de Danilo Cabral (PSB) para a disputa ao Governo do Estado, e a indicação de Teresa Leitão (PT) ao Senado. No Rio, a história é outra: os socialistas já bateram o martelo para o nome de Marcelo Freixo (PSB) para concorrer ao cargo de governador. Como de praxe na aliança, a indicação do nome para disputar o Senado deveria ser do PT. Entretanto, a legenda socialista insiste no nome de Alessandro Molon, o que irritou os dirigentes do Partido dos Trabalhadores, colocando em risco a aliança no estado. A legenda do ex-presidente Lula quer que o nome escolhido seja o de André Ceciliano. O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB), que também é vice-presidente nacional da legenda, expressou a sua indignação com o PSB-RJ nas redes sociais: “Os compromissos firmados devem ser cumpridos em todos os estados. No Rio de Janeiro, coube ao PSB indicar o candidato a governador Marcelo Freixo. Cabe ao PT indicar o senador. Acordo é pra ser cumprido!”, frisou.

Vai coordenar

Foi através de um vídeo divulgado nas redes sociais do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, que veio o anúncio de que o deputado estadual André Ferreira (PL) será o coordenador da campanha do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) em Pernambuco. Irmão do pré-candidato ao Governo do Estado, Anderson Ferreira (PL), André ficará responsável pelos compromissos de agenda, articulações estaduais e comando do comitê central do presidente. A nova aliança reforça a cooperação entre Bolsonaro e os Ferreira no estado.

Apoio fiel

Em convenção nacional do PP, que oficializou o apoio do partido à candidatura de Jair Bolsonaro (PL), contou com a presença de Cleiton e Michele Collins. O pastor e a missionária são fiéis apoiadores do atual presidente desde a disputa pelo primeiro mandato, em 2018.

Imbróglio

Michele é vereadora do Recife e pré-candidata à deputada federal, e Cleiton Collins, deputado estadual. Ambos fazem parte do PP em Pernambuco, que apesar de apoiar o presidente a nível nacional, segue na disputa estadual ao lado da Frente Popular de Danilo Cabral (PSB), que faz parte do palanque do ex-presidente Lula.

Juventude

O deputado estadual Aglailson Victor (PSB) assumiu na quarta-feira a presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco por um período de cinco dias. O parlamentar, que hoje completa 27 anos, assume o comando do Legislativo como o mais jovem a ocupar o cargo, que antes era de Eriberto Medeiros (PSB), que se licenciou do posto para viajar ao exterior, como manda a legislação vigente.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.