Foto: Pixbay

Compartilhar:

A Secretaria de Saúde do Recife entre os dias 12 e 18 de outubro, ressalta a importância do serviço oferecido no Centro de Referência para o Cuidado de Crianças, Adolescentes e suas famílias em situação de violência (Cercca) como ferramenta de enfrentamento deste tipo de acontecimento. Instalado na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, Zona Norte da capital, o espaço disponibiliza atendimentos com psicólogo, assistente social e médico, além de fazer encaminhamentos para outros programas e serviços que atuam neste segmento.
O Cercca segue a Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências, designada pelo Ministério da Saúde. Além de atender por demanda espontânea, o espaço também acolhe os casos encaminhados por diversas instituições do Sistema de Garantia de Direitos, entre eles Conselho Tutelar, Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), escolas e outros serviços de saúde.
No Centro, é feita uma abordagem multiprofissional para identificar e tratar casos de crianças e adolescentes que tenham vivenciado experiências de violência de qualquer tipo: desde as autoprovocadas até aquelas praticadas por parentes ou de forma coletiva, podendo ser de natureza física, sexual, psicológica ou de negligência e abandono. Entre os métodos utilizados está o Canto do Brincar, que através de brincadeiras, jogos, imagens, histórias e fantasias permite que eles possam expressar conflitos e empasses. 
Ao todo, são disponibilizados 20 atendimentos por profissional, tendo em média, 80 famílias atendidas por semana. No local, também é oferecido serviço de assessoria jurídica às vítimas que buscam a responsabilização do agressor, através de uma parceria com o Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec). O Cercca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.