27 de abril de 2024
Foto: Reprodução/TV Globo

Foto: Reprodução/TV Globo

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 05/11/2022

Passado praticamente uma semana desde o domingo histórico que marcou um dos processos eleitorais mais acirrados do Brasil democrático, foi possível observar alguns pontos: Primeiro, diferente do que se esperava, a grande bancada eleita pela então oposição ao agora futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parece estar traçando laços nada tímidos. Na segunda-feira seguinte à votação, o presidente da Câmara e aliado de Bolsonaro (PL) durante a maior parte da gestão, Arthur Lira (PP-AL) fez uma ligação ao petista, que comandará o executivo nacional pelo terceiro mandato a partir de 2023, parabenizando-o e firmando total cordialidade. Luciano Bivar, que preside nacionalmente o União Brasil, partido que elegeu uma grande bancada na Câmara, também sinalizou que o partido deverá se aliar ao governo Lula (PT) nas votações do Congresso Nacional. A decisão, no entanto, ainda enfrenta resistência de quadros da própria legenda, como é o caso do deputado federal Mendonça Filho (UB), que se opôs à decisão e julga que a sigla deve seguir como oposição ao novo governo. Outro ponto de atenção é a expectativa para a transição, já que Lula não deverá, ao menos em primeiro momento de sua gestão, nadar em nenhum mar de rosas. O futuro presidente enfrenta, ainda, grande resistência popular, já que o país continua dividido pela forte polarização.

Expectativa

Também é natural que os governadores eleitos e reeleitos deem início aos diálogos com a nova base da presidência da república. Em Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) afirmou que já teve uma breve conversa com Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente e coordenador da equipe de transição do governo. A tucana adiantou que trilhará o caminho da boa relação com o presidente, promessa que já havia feito em sua campanha. A governadora também disse que possui afinidade com o ex-tucano Alckmin, tendo ajudado na elaboração de seu plano de governo em sua candidatura à presidência em 2018. A expectativa é de que essa proximidade possa trazer bons recursos para o estado.

Férias

Procuradora do Estado concursada, a governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), solicitou férias do período entre o dia 31 de outubro até 30 de dezembro deste ano. A ex-prefeito de Caruaru resolveu utilizar o saldo de férias existentes do âmbito do órgão.

Visita

Na manhã desta sexta-feira (04), a equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez a primeira visita ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, já avisou: “Vamos precisar de mais espaço.”

Tebet

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) que foi candidata à presidência da República e apoiou o candidato Lula no segundo turno solicitou ao senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado, reforço de segurança e escolta da Polícia Legislativa após receber ameaças de morte. A informação é da Veja, divulgada na manhã desta sexta-feira (04).

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.