Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Compartilhar:

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife promove, até o dia 30 de novembro, ações alusivas ao Dia Mundial do Diabetes, que teve como marco 14 de novembro. Serão oferecidas diversas atividades e serviços gratuitos como avaliação nutricional, testes de glicemia, educação em saúde bucal e orientações sobre a prática de atividade física. A programação completa pode ser conferida clicando aqui.

Este ano, a 25ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação tem como tema “Educação para proteger o bem de todos”, com foco na educação sobre a doença. A mobilização é promovida pela Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad) e pela Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (Fenad), com apoio da International Diabetes Federation. No Recife, a Sesau realizará as ações desta semana por meio de integrantes das políticas municipais de Alimentação e Nutrição, Saúde Bucal, Doenças Crônicas Não Transmissíveis e do Programa Academia da Cidade.

Na capital pernambucana, mais de 80 mil pessoas têm diagnóstico de diabetes e realizam acompanhamento na Rede Municipal de Saúde. Esta doença é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a quantidade de glicose no corpo. Quando isso acontece, os níveis de açúcar no sangue ficam alterados e, quando não tratado da forma correta, pode levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos, e até mesmo à morte. A doença se manifesta nos tipos 1 e 2, além daquela desenvolvida na gravidez ou ainda a pré-diabetes. O seu controle é feito através de medicamentos e/ou injeções de insulina – que devem ser definidos após exames e indicação médica.

Diabetes pode surgir por questões de hereditariedade ou mesmo disfunções do organismo, sendo a causa principal ainda desconhecida. Por isso, a melhor forma de prevenção desta condição é através da adoção de hábitos de vida saudáveis com a prática regular de atividades físicas, optar por uma alimentação equilibrada, além de evitar o consumo de álcool, cigarros e outras drogas.

Segundo a coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis do Recife, Danielle Bentinho, deixar a população informada sobre as questões do diabetes é uma forma de prevenção. “Essas atividades que serão realizadas ao longo do mês servem para alertar os usuários dos nossos serviços sobre os riscos do diabetes, sinais e sintomas da doença, além dos cuidados para evitá-la. Por isso, faremos essas ações para mostrar a possibilidade de detecção de alterações de glicemia e repassando orientações sobre encaminhamentos”, explica.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.