Foto: Paulo Pinto/Agência PT

Foto: Paulo Pinto/Agência PT

Compartilhar:

Por: Henrique Lessa/Correio Braziliense

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o deputado federal eleito Luiz Marinho (PT-SP) para o Ministério do Trabalho. O ex-sindicalista presidiu a Central Única dos Trabalhadores no início do primeiro mandato de Lula em 2003. Já em 2006, comandou o Ministério do Trabalho, indo posteriormente para a pasta da Previdência Social.

Segundo falas do presidente eleito, o desenho da Esplanada deve espelhar o seu segundo mandato, podendo incluir o desmembramento do atual Ministério do Trabalho e Previdência em dois, com a recriação da pasta da Previdência.

Apesar do nome de Marinho ainda não ter sido anunciado oficialmente, petistas ligados ao ex-ministro indicam que ele confirmou nesta quarta-feira (14) ter aceitado o convite do presidente e acreditam que seu nome seja anunciado nas próximas horas.

A escolha do petista demonstra a força do partido no governo de frente ampla que Lula busca montar. E reforça, assim, as especulações de que a legenda conseguirá barrar a indicação para a pasta do Desenvolvimento Social, da senadora Simone Tebet (MDB-MS), a mais cotada até o momento e que terá o controle do cobiçado orçamento do Bolsa Família.

No Ministério do Trabalho, Marinho deve enfrentar o debate sobre a revogação da reforma trabalhista, assunto que o grupo técnico do Trabalho do Gabinete de Transição disse estar fora de questão, sendo necessário apenas uma modernização e adequação da legislação em vigor.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.