28 de abril de 2024
Foto: Rafael Vieira/Diario de Pernambuco

Foto: Rafael Vieira/Diario de Pernambuco

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 04/01/2023

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, publicou ontem decreto no Diário Oficial do Estado, com a suspensão de cessões de servidores e a exoneração de cargos comissionados. A decisão afeta todos os servidores comissionados da administração direta, autarquias e fundações e também, no caso dos servidores efetivos, a dispensa do exercício de funções gratificadas de supervisão, apoio e assessoramento. Ainda também foram revogadas todas as cessões de servidores e a concessão das licenças para trato de interesse particular. A decisão ainda determina o retorno ao trabalho presencial para todos os servidores da administração estadual até a regulamentação, via decreto, do trabalho remoto. Hoje, às 10h, no Palácio do Campo das Princesas, acontece reunião da chefe do executivo, com os novos secretários e secretárias do Governo de Pernambuco.

Movimento

O presidente do PDT, Carlos Lupi, ministro da Previdência, nomeou o deputado federal Wolney Queiroz (PDT-PE), para ser o secretário-executivo da pasta. Esse movimento vai garantir o distanciamento do político do agreste, da administração do PSB no Recife, onde a pdetista, Isabela de Roldão é a vice-prefeita.

Nova gestão

O novo prefeito de Maraial, na Mata Sul, Marlos Henrique (PSB), que tomou posse no último domingo, empossou os novos secretários da administração municipal. A atual gestão tem duração de dois anos, devido à eleição suplementar, que aconteceu em novembro deste ano.

Na economia

“A atividade econômica em 2023 deve sofrer uma desaceleração, informação confirmada nas previsões do FMI e do Banco Mundial. A desaceleração vem por conta dos aumentos de juros em economias desenvolvidas, como a dos EUA e da Zona do Euro, para combater a inflação que os atinge. Essa desaceleração acaba impactando o Brasil pelo nosso lado exportador de commodities e gerando uma desaceleração interna”, afirma Ecio Costa, Economista-Chefe do LIDE Pernambuco e Professor Titular de Economia na UFPE.

Expectativas

De acordo com o deputado estadual Álvaro Porto (PSDB), a chegada de Raquel e Priscila ao governo significa a renovação da esperança pela certeza do potencial de trabalho e comprometimento de ambas com as funções para as quais foram eleitas. “Pernambuco passa a contar com duas gestoras que conhecem a máquina estadual, fizeram um diagnóstico aprofundado das necessidades do Estado e, com capacidade de diálogo e mobilização, montaram uma equipe capaz de construir soluções para os problemas de Pernambuco”, salientou.

Agro

Na opinião da deputada estadual diplomada, Débora Almeida (PSDB), ex-prefeita de São Bento do Una, conhecedora do ambiente rural e que tem raízes ligadas aos setores produtivos, “O agro e o empreendedorismo de uma forma geral assistirão um novo momento que beneficiará toda a economia do estado”.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.