27 de abril de 2024
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 07/01/2023

Com apenas uma semana de mandato, a governadora Raquel Lyra (PSDB) se reuniu na manhã de ontem com os deputados estaduais para tratar da reforma administrativa, que deve ser votada na próxima semana na Alepe. Da parte que mais preocupa a base da tucana, a bancada de oposição, não houve maiores questionamentos ou resistências. Um dos oposicionistas à atual gestão, o deputado João Paulo (PT), afirmou que com base no que foi apresentado, não deve haver grande resistência para a aprovação da reforma, mas que ainda analisará o texto completo para formar uma opinião em caráter definitivo. O grande tema da reunião foi o polêmico decreto que ordenou a exoneração em massa dos comissionados em exercício em quase todas as secretarias. Uma ala de parlamentares do PSB questionou Raquel sobre alguns entraves específicos em algumas secretarias e setores da administração públicas, que seriam decorrentes das demissões. A governadora admitiu que a medida “foi extrema” e que as solicitações devem ser resolvidas ao longo das próximas semanas.

Argumento

“Vamos estabelecer uma relação sempre baseada no diálogo e na transparência com os deputados para tornar Pernambuco um lugar melhor para se viver. A Reforma que vamos enviar vai garantir a execução do plano de governo que tem como prioridade o combate à fome, o abastecimento de água, a prevenção de desastres naturais e o nosso programa de distribuição de renda, que será o Mães de Pernambuco, entre tantos outros compromissos”, falou a governadora Raquel Lyra (PSDB).

Bolão

Chamou atenção no cenário político nacional um “bolão” organizado nos bastidores por alguns parlamentares em Brasília, para apostar qual dos 37 ministros de Lula (PT) seria o primeiro a deixar o cargo. Segundo informações da CNN, estão entre os nomes mais citados o do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e o da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, conhecida pelo apelido de “Daniela do Waguinho”.

Passagem

A governadora Raquel Lyra presidiu a cerimônia de passagem do comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. O coronel Luciano Alves Bezerra da Fonseca assumiu o comando do CBMPE, no lugar do coronel Rogério Coutinho. A solenidade foi acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause. O Deputado Federal eleito, Coronel Meira (PL), participou das trocas de comando do Bombeiro Militar e da Polícia Militar de Pernambuco.

Arquivo

O secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça, realizou sua primeira visita ao Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, localizado na Rua do Imperador, no centro do Recife. O espaço, que está em pleno funcionamento, guarda parte importante da história de Pernambuco em documentos, mapas, leis, jornais, livros e manuscritos preservados para garantir um futuro ao nosso passado. O equipamento segue em pleno funcionamento preservando uma parte importante da história de Pernambuco.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.