28 de abril de 2024
Foto: Divulgação/ Assessoria

Foto: Divulgação/ Assessoria

Compartilhar:

Por: Nathália Monte

A Assembleia Legislativa de Pernambuco está de recesso, mas acontece nesta terça-feira (10) uma Reunião Extraordinária Conjunta. As Comissões de Justiça, Finanças e Administração estão à frente do encontro, cuja pauta é “Distribuição de projetos”, e deve discutir a reforma administrativa para Pernambuco, proposta pela governadora Raquel Lyra (PSDB).

A chefe do executivo estadual foi ontem a Brasília para um encontro de governadores do país com o presidente Lula (PT), agrupamento que visa mitigar atos antidemocráticos no Brasil como o que aconteceu no último domingo, com a invasão de extremistas bolsonaristas aos Prédios dos Três Poderes, na capital nacional.

Na sexta-feira passada, a gestora reuniu deputados estaduais da atual legislatura, no Palácio das Princesas, para apresentar e debater sua proposta de reforma administrativa. À jornalistas que estavam no local, parlamentares mostraram que existe um clima favorável ao projeto da chapa tucana, o que representa um ponto afirmativo para a governadora, principalmente depois da chuva de críticas devido ao “exoneraço” de servidores comissionadas na primeira semana de gestão. Além do presidente da Alepe, o deputado Eriberto Medeiros (PSB), outros parlamentares da oposição também fizeram um balanço positivo do encontro da semana passada, como a senadora Teresa Leitão (PT) e o deputado João Paulo Costa (PCdoB).

O “desenho da máquina pública” de Raquel traz mudanças como a Política de prevenção às Drogas ficar com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas, o Desenvolvimento Regional e Metropolitano ficará com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional e a criação das Secretarias de Mobilidade e Infraestrutura e a de Recursos Hídricos e Saneamento. Na estrutura atual, uma única pasta reunia os dois temas. A questão do abastecimento de água em Pernambuco foi assunto recorrente entre os principais candidatos ao governo nas eleições de 2022. 

Espera-se ainda que os servidores em comissão, de 2.612 pessoas devem passar para 2.780, havendo uma redução nos efetivos que têm gratificação, que caem de 9.218 para 9.038. O total é de 2,1% de aumento no organograma do estado.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.