Foto: Taylinne Barret/Diario de Pernambuco

Foto: Taylinne Barret/Diario de Pernambuco

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 02/02/2022

Tomaram posse ontem os 49 deputados estaduais eleitos e reeleitos para a vigésima legislatura na Alepe. Após a cerimônia, a governadora Raquel Lyra (PSDB) fez um discurso conciliador. “Ninguém faz nada sozinho, a colaboração entre os poderes constituintes do nosso estado é necessária para que possamos avançar, cuidar dos invisíveis e estabelecer as bases de Pernambuco”. Raquel também aproveitou para anunciar de forma oficial que Izaías Régis (PSDB) será o líder da base do governo na Assembleia Legislativa. Depois, foi iniciado o longo processo de eleição do presidente da casa Joaquim Nabuco e da mesa diretora.

Eleição I

Sem nenhuma surpresa, após a contagem dos votos, Álvaro Porto (PSDB) foi escolhido para presidir a Alepe e Gustavo Gouveia (SD) para assumir a primeira-secretaria. Ambos com votação unânime. A segunda secretaria ficou com o pastor Cleiton Collins (PP), a terceira com Socorro Pimentel (UB) e a quarta com Joel da Harpa (PL). A votação que parecia definida e tranquila antes mesmo de começar, acabou se acirrando para a primeira e a segunda vice-presidência da Alepe.

Eleição II

A primeira vice-presidência foi a segundo turno entre Simone Santana e Aglailson Victor, ambos do PSB. Cada um recebeu 24 votos e um dos deputados votou em branco, o que gerou o empate. Na segunda votação, Aglailson saiu vitorioso com 28 votos, contra 18 de Simone. Para a segunda vice, Francismar Pontes (PSB) saiu vitorioso por uma margem apertada contra Doriel Barros, da federação entre PT, PCdoB e PV. Francismar correu por fora da chapa oficial, com candidatura avulsa.

Reeleitos

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi reeleito para o posto. Ele venceu o candidato de oposição, Rogério Marinho (PL-RN), por 49 votos a 32. Pacheco segue como presidente do Senado e do Congresso, para o biênio 2023-2025. Também Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados. Em votação recorde, o parlamentar conquistou o apoio de 464 parlamentares em um total de 513.

Parceiros

O Prefeito do Recife, o socialista João Campos, prestigiou a posse do irmão, Pedro Campos (PSB), na Câmara Federal em Brasília. João também ficou ao lado da namorada, deputada Tabata Amaral (PSB-SP). Um dos principais aliados políticos, o deputado Felipe Carreras, líder do partido na Câmara, que estava acompanhado da esposa Amanda Richter, passou longo tempo em companhia do prefeito. Nos últimos dois mandatos, Carreras se destacou por ser o parlamentar que mais destinou recursos para o Recife.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.