Foto: Rômulo Chico/DP

Foto: Rômulo Chico/DP

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 25/02/2023

Em entrevista ao Diario de Pernambuco, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), falou sobre os avanços da pasta em Pernambuco, e os exemplos a serem adotados para o Brasil. A ex-vice-governadora do estado trouxe como principais pontos positivos o Porto Digital e as formas de geração de energia limpa, como a eólica e a solar. Em agenda com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), a ministra aproveitou para rasgar elogios ao gestor. “Além de ser filho de Eduardo Campos (ex-governador), que também ocupou o ministério do qual hoje faço parte, João é muito ligado a essas questões. Um grande exemplo foi o Conecta Recife, que foi uma experiência muito exitosa para o cumprimento das demandas do serviços públicos”, afirmou. Luciana disse ainda, que pretende escalar a medida a um patamar nacional. No fim do encontro, defendeu ainda a formação rápida de programadores, que são hoje profissionais de alta demanda no mercado. “Nos parques e nas empresas de Tecnologia da Informação temos diversas vagas e a falta de profissionais ainda é muito grande. Então vamos investir nessa formação”, completou.

Meio a meio

Como já havia adiantado esta coluna, na próxima segunda-feira, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), deve ser eleita como presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em chapa única. A decisão foi pela alternância de mandato com o prefeito de Paudalho Marcelo Gouveia (PSD). No biênio, Márcia assume a primeira metade, em 2023, e Marcelo Gouveia, neste primeiro momento vice-presidente, comandará a associação em 2024.

Negociação

A Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD), promoveu a primeira Mesa Geral de Negociação com os servidores públicos da nova gestão. O encontro foi presidido pela secretária de Administração, Ana Maraíza de Souza Silva, e ocorreu na sede da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart). Na ocasião, foram apresentados os novos secretários de Estado integrantes da Mesa Geral e o balanço fiscal de Pernambuco. Também foi promovido um debate com grupos sindicais representantes da classe de servidores públicos do estado, como CUT, SIMEPE, SINDSAÚDE, entre outros.

Queda

O ex-candidato a governador de Pernambuco, Miguel Coelho, comentou o estudo publicado da revista “Istoé Dinheiro”, de fevereiro de 2023, que destaca a queda de Pernambuco no ranking do ‘Índice dos Desafios da Gestão Estadual (IDGE)’. Segundo o político, o Estado chama a atenção negativamente, demonstra fragilidade e necessidade de avanços urgentes.

Melhor gestão

A pernambucana Masterboi, fundada em 2000, foi escolhida como a empresa com melhor gestão no Brasil, na 2ª edição nacional do programa “Empresas com Melhor Gestão”, da Deloitte. Cerca de 130 corporações do país foram convidadas para participar da avaliação. A Masterboi foi avaliada em critérios como planejamento estratégico, boas práticas de ESG e capacidade de inovação tecnológica.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.