Compartilhar:

Nathália Monte- Diario de Pernambuco

Seis dias após o último incidente com tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, o prefeito do município, Mano Medeiros (PL), esteve na manhã deste domingo (12), junto com o seu secretário de turismo e cultura, Pedro Henrique, próximo à igrejinha de Piedade no trecho de 2,2 quilômetros onde está proibido o banho de mar. 
“As 20 placas que foram instaladas estão aqui já, além do reforço que também foi dado pelas placas do governo do estado. A nossa placa tem uma forma mais incisiva, onde ela determina que é proibido tomar banho de mar, baseado no decreto municipal de julho de 2021. Temos reforço de equipes. Guardas civis também estão acompanhando e orientando. Temos ainda os orientadores, que estão distribuindo panfletos”, explicou o prefeito à reportagem do Diario de Pernambuco.
 A Guarda Municipal ressaltou que o ônibus de segurança da instituição já ficava fixo no local desde o ano passado, mas que de fato houve um fortalecimento da segurança. “Está mais eficaz, mas sempre estamos aqui”, afirmou um funcionário da Guarda. Apesar da vigilância, uma mulher tentou entrar no mar, por volta das 10h deste domingo, mas foi impedida, segundo relatou um bombeiro. Ontem, um homem chegou a ser preso na praia de Piedade porque desobedeceu e resistiu às autoridades que o orientaram a sair do mar.
Curiosamente, algumas pessoas foram hoje até a região pela primeira vez, mas permaneceram na areia, como é o caso do autônomo Marcelo Barreto, que estava com familiares. “Vim porque minha cunhada gosta daqui. (…) Eu sabia dessas placas, eu sempre via. (…) Tá aí, tá informando. É responsabilidade. Se eu tô vendo a placa aqui, não vou entrar no mar”, garantiu.
“Dia de hoje estava lotado, praticamente, e hoje não tá”, contou o gesseiro José Cícero, que é assíduo no local e que afirmou aproveitar a orla de outras maneiras. Comerciantes da localização têm armado piscinas plásticas numa tentativa de driblar a crise e manter o consumo da população, tirando o foco do banho de mar.

Comércio também sofre consequências
Com a diminuição do fluxo de frequentadores na praia de Piedade, uma das preocupações relatadas pela equipe da prefeitura de Jaboatão é justamente o prejuízo no comércio local. “Reforçando que está proibido banho de mar, mas que as pessoas frequentem esse trecho interditado, pra que a economia continue funcionando e os comerciantes continuem se sustentando”, disse o prefeito Mano Medeiros. De acordo com o secretário do turismo, a visita de hoje também teve como objetivo ouvir o segmento que, segundo afirmou, tem sido instruído e se mantém parceiro da gestão municipal.
À reportagem, a comerciante Ana Carla demonstrou sua preocupação. “A gente vai começar a se readaptar de novo. (…) A gente vai ter que fazer outras coisas pra poder ter a renda. Porque eu, por exemplo. Cuido da minha mãe, que é doente, tenho filho pequeno e sou mãe só, como outros aqui. No geral todo mundo aqui depende somente dessa renda”, lamentou.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.