30 de abril de 2024
Compartilhar:

A deputada estadual Dani Portela (Psol) protocolou uma indicação à Secretaria de Saúde de Pernambuco para que preencham com a devida urgência os 678 cargos que ainda se encontram vagos na pasta. Dentre os cargos, se destacam a vacância de 210 postos de médicos, 129 vagas de analistas em saúde, 119 vagas de assistentes em saúde, 147 vagas de auxiliares em saúde e 40 vagas de fiscais da vigilância Sanitária, conforme tabela disponibilizada no site da Lei de Acesso à Informação.
De acordo com a deputada, a situação não pode continuar dessa forma, “ante o gravíssimo cenário” da saúde pública no estado de Pernambuco. “A Secretaria de Saúde é um dos principais órgãos do governo estadual. Ela é responsável pela garantia de um direito fundamental da população, que é o direito à saúde. As pessoas não podem ser penalizadas com a falta de atendimento por ausência de profissionais, quando essas vagas existem. Elas precisam ser ocupadas com urgência”, afirmou.
Algumas pesquisas como a Agenda Mais SUS, projeto do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps) e da Umane, dão conta de que Pernambuco ocupa a 15ª posição no ranking de cobertura de Atenção Primária à Saúde (APS), em comparação a outras unidades federativas.

Dentre os problemas ressaltados pelo estudo, têm-se como mais relevantes a carência e falta de distribuição de profissionais de saúde pelo estado, a insuficiência dos recursos destinados à atenção primária à saúde para cobrir a atual necessidade de serviços, a deficiência na estrutura física dos equipamentos de saúde (postos, unidades de pronto atendimento, hospitais, etc) e a falta de disponibilidade de materiais, equipamentos e medicamentos.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.