28 de abril de 2024

Foto: Divulgação.

Compartilhar:

O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve em Pernambuco, onde participou de alguns encontros com empresários. Tive a oportunidade de uma entrevista exclusiva, após o evento do LIDE Pernambuco. Por ter feito, durante suas palestras, boas referências à gestora do Estado, perguntei: Qual a possibilidade de candidatura à presidência em parceria com a governadora Raquel Lyra? Ele respondeu: “Dois mil e vinte seis está muito distante. (…) Mas lá na frente, com toda a certeza nós vamos saber fazer aquilo que é melhor para Minas, para Pernambuco e também pelo Brasil. (…) Vamos resolver tudo de acordo com o que é melhor para o povo.” Zema foi contundente, ao avaliar as nomeações de esposas de ministros do Governo Federal, para tribunais de contas em estados na Federação: “Infelizmente, no Brasil, nós temos esses vícios, que precisam ser corrigidos. (…) A legislação precisa ser alterada, para que se iniba esse tipo de ato. (…) Que é totalmente contrário à transparência, a uma democracia que tem respeitabilidade e credibilidade.” No Congresso, em Brasília, há a tentativa da criação de CPMIs sobre os atos de 8 de janeiro, e sobre as invasões de propriedades, promovidas pelo MST. Romeu argumenta: “Se alguém está querendo evitar uma CPI, com certeza, é porque tem algo a esconder. (…) Sou favorável a qualquer tipo de investigação.” E ainda cravou: “Quem não deve, não teme.”

Pesquisa
Durante o encontro LIDE Pernambuco, uma pesquisa realizada pelo Conectar, respondida por 250 empresários, constatou: A situação atual dos negócios da empresa em relação ao ano passado. (A última aferição havia ocorrido em outubro de 2022, com as seguintes respostas: Melhor, 67%; igual, 38%; pior, 23%.) Em 17 de março de 2023, as respostas foram: Melhor, 40%; igual,10%; pior, 22%. Sobre o tema mais preocupante para o cenário econômico neste ano, o “cenário político” saltou de 59% em out/22, para 68% em mar/23. O mesmo fator aparece em destaque como o que impede o crescimento da empresa, com peso de 41%; na frente do fator “juros” que ficou com 34% das respostas.

Avaliando governantes
Na avaliação, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), recebeu os seguintes números:
Em outubro de 2022, 11% achavam a gestão do prefeito ótima; boa 28%; regular, 26%; ruim, 20%; péssima, 15%. Em março de 2023: Ótima, 3%; boa, 40%; regular, 41%; ruim, 11%; péssima, 5%. Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, teve a sua primeira avaliação: Ótima, 7%; boa, 33%; regular, 45%; ruim, 12%; péssima, 3%. O presidente Lula também foi avaliado. Os resultados: Ótimo, 0%; bom, 7%; regular, 19%; ruim, 39%; péssimo, 35%.

Obrigado
É com orgulho que recebo a convocação do Clube das Pás, para hoje, 18 de março, dia em que completo 55 anos de vida, estar junto a um seleto grupo de convidados, autoridades e associados. Na ocasião, também de comemoração dos 135 anos da instituição, este jornalista será homenageado, pelo clube mais antigo em atividade na América Latina, como personalidade da imprensa pernambucana. Eu, que sou nascido no Rio Grande do Norte, mas aqui atuo jornalisticamente há mais de 36 anos, fico grato e emocionado com o reconhecimento.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.