30 de abril de 2024
Compartilhar:

A deputada federal Iza Arruda (MDB) realizou audiência pública para instituir o dia 17 de janeiro como o Dia Nacional em Defesa da Vacina. A data ficou marcada pela primeira aplicação de uma dose da vacina contra a Covid-19 no Brasil.
A audiência aconteceu na Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão e contou com a presença de nomes da área da saúde em Pernambuco e no Brasil, como o Dr. Felipe Prohaska, chefe de Triagem de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz; uma Dra. Daniela Marreco, diretora-adjunta da Anvisa; uma Dra. Ângela Rocha, coordenadora do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais de Pernambuco; e o secretário de Saúde da Vitória de Santo Antão, Alex Vasconcelos.
“À medida em que a vacinação começou e foi avançando, a curva de óbitos foi declinando. Portanto, o dia 17 de janeiro de 2021 entrou para a história do país e precisa ser celebrado como forma de homenagem ao Programa Nacional de Imunizações”, declarou Iza Arruda.
A embaixadora da vacinação no Brasil, Dra. Margareth Dalcolmo, enfatizou a importância de lembrar a data e pontuou que a vacinação em grande escala no Brasil fez a diferença no número de formas graves da doença.
“Foram quase 700 mil mortes que nós contabilizamos e que infelizmente nos perdemos esse luto, essa cicatrização enorme, como muitas poderiam ter sido evitadas se vacinadas corretamente, como nós já recomendávamos desde o início, sabendo que essa era a grande solução”, afirmou .
Iza Arruda integra como titular a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. O parlamentar assegurou que levará o debate para o colegiado e ainda enfatizou a necessidade de instituir um dado que levante a importância da imunização como resultado da vacinação.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.