Compartilhar:

Os municípios do Jaboatão dos Guararapes, de Petrolina e Caruaru, exatamente nesta ordem, só estão abaixo do Recife no ranking das cidades mais populosas de Pernambuco, segundo dados de dezembro de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Destas três grandes cidades, substituindo os ex-prefeitos Anderson Ferreira (PL), Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB), respectivamente, que disputaram o Palácio das Princesas no ano passado, seus vices, Mano Medeiros (PL), Simão Durando (UB) e Rodrigo Pinheiro (PSDB) fizeram um balanço do primeiro ano de suas gestões.

RMR
Em seu primeiro ano, Mano Medeiros se deparou com desafios como as chuvas que desolaram Jaboatão. De acordo com levantamento feito pela Secretaria Estadual de Defesa Social, até junho do ano passado, a cidade teve o maior número de mortes por esse motivo. Mais recentemente, em março, a cidade também precisou lidar com os incidentes com tubarões na praia de Piedade.
“Quando assumi o mandato no dia 31 de março de 2022, achava que meu foco seria a administração, mas tivemos um início difícil com as chuvas que caíram no município. A partir daí, passamos a ter uma gestão mais voltada para a população mais carente”, disse Medeiros.

“[…] Temos investido muito na pavimentação de ruas e manutenção da cidade. Na questão da prevenção nas áreas de risco, Jaboatão tem feito seu dever de casa. Estamos investindo R$ 50 milhões na construção de muros de arrimo. Aplicamos geomanta nos morros e toda rua que é pavimentada recebe sistema de drenagem para água de chuva”, explicou o gestor.
“Mas o município sozinho não tem condições de fazer tudo. Por isso, estamos em contato com os governos federal e estadual porque há problemas que precisam ser solucionados em conjunto”, ponderou.

Sertão
Alinhado à família Coelho, o atual prefeito de Petrolina afirmou que quer manter o ritmo da gestão de Miguel, que trouxe, em sua avaliação, um “crescimento nunca visto” antes na cidade.
“Nesse primeiro ano de gestão foram investidos mais de R$ 120 milhões em ações de saúde, educação, infraestrutura, segurança e Social. Para o segundo ano de governo, nós temos a certeza do trabalho ainda maior. Muitas obras irão iniciar como a duplicação de grandes avenidas, a continuidade do programa de pavimentação em diversos bairros da cidade, além da chegada do Hospital da Criança e do Centro de Convenções que beneficiarão diretamente a população. Além disso, vamos iniciar a duplicação da 407, uma obra que vai revolucionar a mobilidade da cidade”, respondeu à reportagem do Diario de Pernambuco.
Agreste

Sucessor da governadora Raquel Lyra em Caruaru, Pinheiro ressaltou que apesar da estreia no cargo em 2022 já tem experiência de trabalho junto ao Executivo da cidade desde 2017.
“Estamos com entregas importantes como a nova Avenida Brasil, totalmente requalificada, uma das principais entradas da cidade. E outra entrada importante da cidade – a gente tá tendo esse cuidado da mobilidade em Caruaru – é a principal do distrito industrial. […] A gente está fazendo um grande investimento no São João, também este ano, ampliando mais, gerando mais emprego e mais renda aqui pra população e, claro, sem esquecer da segurança”, afirmou.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.